Os pontos de IBOPE talvez sejam a métrica para televisão mais conhecida no Brasil. Desde 1988, o então Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, hoje Kantar IBOPE Media, é capaz de medir em tempo real a audiência na TV e isso se tornou sinônimo do desempenho de determinado programa. Quanto mais pontos, maior a audiência.
É isso que nos permite dizer que a NSC TV é líder de audiência em Santa Catarina, 24 horas por dia, 365 dias por ano. A liderança é tão avançada que chega a ser quase duas vezes maior que a soma das audiências das principais concorrentes.
Além disso, todos os programas mais assistidos em Santa Catarina fazem parte da programação da NSC TV. Agora, se você tem curiosidade para saber quais são esses programas, confira os cinco primeiros a seguir.
Por que os pontos de IBOPE são importantes?
Cada ponto de IBOPE representa sempre 1% do universo analisado, ou seja, da população em determinada área estudada. Isso quer dizer que um ponto equivale a diferentes quantidades de telespectadores com o passar dos anos, conforme a própria população vai crescendo.
Posto de outra forma, hoje um ponto engloba um número maior de telespectadores do que abrangia há uma década.
Em 2021, na Grande Florianópolis, cada ponto equivale a 4.360 domicílios ou 10.936 indivíduos. Todos os anos, a Kantar IBOPE Media atualiza essa equivalência nos 15 mercados de avaliação dentro do Brasil.
Mas por que é importante medir a audiência de um programa?
Do ponto de vista do anunciante, saber o IBOPE ou audiência na televisão é interessante para compreender o alcance que sua comunicação terá. Ao usar a publicidade na TV dentro do funil de vendas, por exemplo, você considera qual deverá ser a abertura do topo do funil para conseguir chegar aos resultados esperados.
Portanto, quanto maior a necessidade de abertura, ou de trazer mais pessoas para sua mensagem, assim deverá buscar os programas de maior audiência.
Mas também vale considerar que nem sempre os programas de maior audiência são os mais indicados para a estratégia de comunicação. Ao fazer uma campanha de TV voltada para o meio ou fundo de funil, pode ser interessante investir em programas com menos pontos de audiência, porém mais segmentados para seu público-alvo.
De todo modo, nesta era do marketing baseado em dados, essa é uma informação útil para tomar decisões mais conscientes na hora de investir na comunicação da sua marca.
Leia também: Audiência da televisão aumenta o engajamento com a marca
Programas de maior audiência na TV em Santa Catarina
Toda semana, a Kantar IBOPE Media lança uma tabela com a audiência das principais emissoras de TV aberta no Brasil, em 15 regiões no País, com foco nos programas mais assistidos em cada uma. Igualmente, em toda semana, a Globo tem os melhores índices com folga e, por consequência, a NSC TV, como sua afiliada em Santa Catarina.
Para ilustrar essa liderança, trazemos os dados referentes ao período de 17 a 23 de maio de 2021. Embora a região avaliada seja a Grande Florianópolis, podemos extrapolar o ranking para toda Santa Catarina.
5) A Vida da Gente
As novelas da Globo confirmam sua tradição histórica de atrair uma grande audiência no Brasil, emplacando três histórias entre os cinco programas mais assistidos no período de análise. Por causa da pandemia, novas produções precisaram ser adiadas e em lugar delas têm sido exibidos sucessos passados.
O primeiro deles é a trama das seis “A Vida da Gente”. De segunda a sexta, a audiência ficou em 23,9 pontos na Grande Florianópolis, enquanto no sábado chegou a 24,9 pontos.
No entanto, conforme o período do ano, esse ranking pode variar. O Fantástico alcança uma audiência muito próxima e pode facilmente chegar às primeiras posições. Já o Big Brother Brasil tem um lugar garantido nos programas líderes de público quando vai ao ar.
4) Império
A reexibição da novela das nove “Império”, que em 2015 ganhou um Emmy Internacional de melhor telenovela, vem logo adiante.
Na Grande Florianópolis, entre 17 e 23 de maio, a audiência foi de 24,7 pontos de segunda a sexta, e de 21,5 pontos no sábado.
3) Jornal Nacional
O jornalismo na programação da NSC TV também é forte. Além das atrações locais, produzidas e focadas no cenário catarinense, o público em Santa Catarina tem acesso ao melhor do noticiário de abrangência nacional.
O Jornal Nacional é o maior exemplo disso, com 24,9 pontos de segunda a sexta, e 24,4 pontos no sábado.
Leia também: Por que anunciar na programação de jornalismo da NSC TV?
2) Salve-se Quem Puder
A telenovela das sete “Salve-se Quem Puder” é uma trama original em exibição no horário nobre da televisão, voltando com novos episódios após uma pausa devido à pandemia.
Os índices de audiência no horário chegam a 26 pontos na Grande Florianópolis de segunda a sexta, além de 26,2 pontos no sábado.
1) NSC Notícias
No topo da audiência da NSC TV e da televisão em Santa Catarina temos o NSC Notícias, programa de referência no jornalismo catarinense comandado por Fabian Londero. São quase 20 anos de proximidade com o telespectador do Estado, em uma relação de respeito e confiança.
No período avaliado pela Kantar IBOPE Media, a audiência na TV foi de 26,9 pontos de segunda a sexta, e outros 27,1 pontos no sábado.
Agora para saber como aproveitar esses índices de audiência da NSC TV, veja como anunciar na Globo em Santa Catarina.
Fonte: Kantar Ibope Media – Instar Analytics | Grande Florianópolis | Programação NSC | 17 A 23/05/2021 | Rat% domiciliar | Base TLE. Dados arredondados com uma casa decimal.
*O Ibope não tem pesquisa sobre o estado de Santa Catarina. A medição do Ibope no estado contempla as seguintes cidades separadamente: Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joinville, Chapecó, e Joaçaba.