Ao planejar campanhas de comunicação, profissionais de marketing devem procurar os canais, meios e veículos mais alinhados com o público-alvo da marca. Assim, é possível otimizar o investimento em publicidade, trazendo resultados mais positivos para o negócio.
Mas como esses profissionais podem ser mais eficientes nessa tarefa? Entre as diferentes métricas de marketing disponíveis para auxiliar nessa decisão, o índice de afinidade oferece um importante insight sobre a audiência de cada mídia.
A seguir, vamos explicar melhor esse conceito. E se você pretende anunciar na rádio, também mostraremos como as emissoras da NSC podem ter a melhor afinidade de audiência para o sucesso da sua comunicação. Acompanhe!
O que é afinidade de audiência?
A afinidade de audiência é uma forma de conhecer o alinhamento de determinado público com uma mídia. Pode ser em relação a um programa de televisão, um jornal, uma revista, uma página em rede social, um podcast ou, neste caso, uma emissora de rádio.
Mais ainda, ela permite quantificar e comparar esse alinhamento.
Vejamos o seguinte exemplo: a página de uma marca no Instagram voltada ao público jovem tem 30% do seu público formado por pessoas com idade entre 18 e 24 anos, outros 35% por pessoas entre 25 e 34 anos, e mais 35% entre 35 e 44 anos.
A princípio, ela parece estar se comunicando com o público certo, com 65% dos seguidores com até 34 anos. No entanto, se analisarmos a afinidade da audiência, percebemos que ela está atraindo proporcionalmente mais pessoas que não são seu público-alvo.
Em sua definição mais básica, a afinidade é a comparação da porcentagem ou representação do público-alvo consumindo determinada mídia com o total de pessoas de um grupo nessa mesma mídia.
No caso do Instagram, o site Statista revela que a distribuição etária na rede fica da seguinte forma:
- 7,5% entre 13 e 17 anos.
- 29,9% entre 18 e 24 anos.
- 32,1% entre 25 e 34 anos.
- 16,3% entre 35 e 44 anos.
- 8,1% entre 45 e 54 anos.
- 3,8% entre 55 e 64 anos.
- 2,3% com 65 anos ou mais.
Portanto, essa marca do exemplo está atraindo proporcionalmente o que já era o esperado na faixa entre 18 e 34 anos. O desvio da comunicação é atrair mais que o dobro de seguidores entre 35 e 44 anos, isso em relação à distribuição etária dos usuários da rede.
Ainda é possível calcular essa comparação entre o público-alvo pelo total de pessoas em um grupo por meio do índice de afinidade. Veja o cálculo adiante.
Leia também: Como a segmentação de mercado traz efetividade para o marketing?
Como calcular o índice de afinidade?
A afinidade pode ser calculada do seguinte modo:
- Afinidade = % do público-alvo / % do total de pessoas x 100
Ou seja, divide-se a porcentagem, a representação ou até mesmo o índice de audiência (como o rating da Kantar IBOPE Media) do público-alvo pelo conjunto de pessoas desse grupo e então é feita a multiplicação por 100.
Usando o exemplo da marca no Instagram:
- Afinidade entre 18 e 24 anos: 30 / 29,9 x 100 = 100,33
- Afinidade entre 25 e 34 anos: 35 / 32,1 x 100 = 109,03
- Afinidade entre 35 e 44 anos: 35 / 16,3 x 100 = 214,72
O índice de afinidade médio é 100. Quanto mais acima desse valor, maior é a afinidade da mídia, do veículo ou do programa com o público-alvo em questão.
Desse modo, a afinidade pode ser entendida como uma métrica de eficiência para a correta segmentação das campanhas de marketing.
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A importância da afinidade de audiência ao anunciar na rádio
Agora que já está mais claro o significado de afinidade da audiência, então podemos voltar para o contexto da rádio.
Esse meio de comunicação em massa certamente é capaz de impactar um grande número de consumidores. Como revelam dados da Kantar IBOPE Media, a rádio é ouvida por 78% da população brasileira em 13 das maiores regiões metropolitanas. Além disso, três em cada cinco ouvintes a escutam todos os dias, consumindo em média 4 horas e 41 minutos de conteúdo diário.
Entretanto, além do alcance, o sucesso da comunicação depende da capacidade de segmentação. Para vender mais, a marca precisa impactar os consumidores certos, aqueles que estão mais próximos da sua buyer persona.
Isso torna imprescindível conhecer a afinidade de cada emissora de rádio e se ela pode conectar sua marca com o público mais adequado para seus objetivos de marketing.
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Maior afinidade com o público AB na Grande Florianópolis
As marcas que procuram se conectar com um público qualificado e de alto poder aquisitivo em Santa Catarina podem contar com as rádios da NSC.
Como exemplo da Grande Florianópolis, as rádios Atlântida, Itapema e CBN Diário têm enorme afinidade com o público das classes AB.
No caso da Atlântida:
- É líder de audiência nas classes AB 24 horas por dia.
- É líder de audiência entre ouvintes de 25 a 29 anos.
- É líder de audiência entre ouvintes da região continental.
A Atlântida ainda cresceu 27% em audiência entre janeiro e junho de 2021 e tem no Pretinho Básico o programa líder de público nos finais de tarde na região.
Já a Itapema dividiu com a Atlântida o posto de rádio com maior afinidade com o público qualificado na Grande Florianópolis, entre abril e junho de 2021. A Itapema é conhecida por atrair ouvintes com alto poder aquisitivo (77% da audiência nas classes AB) e adultos (78% acima dos 35 anos).
A emissora que toca o melhor da música mundial também cresceu em 2021, registrando alta de 29% no período da tarde entre maio e junho.
Para completar, a CBN fala com 69% de sua audiência pertencente às classes AB e demonstrou, por sua vez, um crescimento de 37% na audiência noturna entre maio e junho de 2021.
Então, se você busca se conectar com esse público qualificado, as rádios da NSC oferecem a maior afinidade para otimizar sua comunicação.
Para saber mais dados sobre a audiência de Atlântida, Itapema e CBN, confira a apresentação Rádios Insights com informações relevantes para seu negócio.
Fontes:
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