Quer começar a divulgar seu negócio no Instagram e Facebook? Então veio ao lugar certo, porque vamos mostrar o passo a passo para criar anúncios para sua marca.
Em 2022, é esperado que o investimento publicitário em redes sociais alcance o patamar de 177 bilhões de dólares no mundo todo, segundo dados da Zenith. Isso representa um crescimento de 9,1% na comparação com 2021.
Ou seja, o marketing social será um espaço cada vez mais disputado. Então, já que a competição é acirrada, vale descobrir como anunciar no Instagram e Facebook da maneira correta, aproveitando da melhor forma os recursos que as plataformas oferecem.
Para completar, ainda vamos mostrar uma forma mais simples, mas eficiente, de alcançar uma grande audiência nas redes sociais. Acompanhe!
Dicas para anunciar no Instagram
Antes de avançarmos, é preciso responder uma dúvida comum de quem está começando: é preciso ter uma conta no Instagram para anunciar na rede de fotos e vídeos?
A resposta simples é “não”. Você não precisa de uma conta no Instagram, mas deverá ter uma página no Facebook para fazer os anúncios. Agora, o mais recomendado é ter uma conta, porque sem ela há uma série de limitações ao divulgar seu negócio, como não poder responder aos comentários postados no anúncio do Instagram.
Se você tem uma conta, que precisa ser comercial, talvez a dúvida seja entre promover a publicação diretamente no Instagram ou usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Esta segunda opção traz mais possibilidades de controle do anúncio, além da vantagem de permitir criar anúncios que não sejam a partir de publicações já existentes no perfil. É o caso dos dark posts.
Para começar a anunciar no Instagram, basta adicionar sua conta comercial ao Gerenciador de Negócios do Facebook ou vinculá-la à própria página do Facebook.
A partir disso, basta seguir o passo a passo para criar seus anúncios.
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Como criar anúncios no Instagram e Facebook
O melhor, como sugerimos acima, é utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Ele é mais completo, oferecendo um leque mais amplo de customização do anúncio, como posicionamentos dos anúncios e objetivos específicos da divulgação. Portanto, é esse caminho que vamos ensinar.
Ao todo, são 13 passos para anunciar no Instagram ou Facebook.
- Clique em “Criar” dentro do Gerenciador de Anúncios.
- Selecione um dos objetivos da lista:
- Reconhecimento da marca: aumentar o reconhecimento da empresa, marca ou serviço anunciado.
- Alcance: mostrar seu anúncio para o maior número possível de pessoas dentro da segmentação escolhida.
- Tráfego: direcionar o público para um link utilizado no anúncio.
- Engajamento: mostrar seu anúncio para as pessoas com maior chance de interagir de alguma forma com a publicação.
- Instalação de aplicativo: direcionar o tráfego para a loja onde um aplicativo pode ser baixado.
- Visualizações de vídeo: mostrar seu anúncio no Instagram ou Facebook para quem tem mais chance de vê-lo.
- Geração de cadastro: gerar leads para seu negócio.
- Mensagens: direcionar as pessoas para entrarem em contato com a empresa pelo Instagram Direct, Messenger ou WhatsApp.
- Conversões: estimular uma ação específica das pessoas dentro do site da marca.
- Vendas do catálogo: mostrar produtos da sua loja virtual para converter o acesso em vendas.
- Tráfego para o estabelecimento: divulgar PDV ou escritório físico para atrair visitantes nas proximidades.
Vale destacar que nem todos esses objetivos estão disponíveis para campanhas no Instagram. Nele é possível escolher apenas: Reconhecimento da marca, Alcance, Tráfego, Instalações de aplicativo, Envolvimento, Visualizações do vídeo e Conversões.
- Insira um nome para a campanha. É importante que esse nome seja preciso e siga um padrão interno. Isso ajudará caso você queira reativar anúncios passados daqui a algum tempo, por exemplo “Lançamento Produto X” ou “Black Friday 2022”.
- Na seção “Público” é onde você vai segmentar o anúncio de Instagram e Facebook. Ou seja, vai direcionar a quem quer que sua publicação apareça. Aqui vale utilizar os dados da sua buyer persona.
- Em seguida, defina o orçamento e a programação do anúncio.
Cuidado nesta hora, já que um erro de preenchimento pode fazer você gastar mais do que pretendia.
Em orçamento existem duas opções: orçamento diário e orçamento total. No primeiro, você estabelece o quanto pretende gastar por dia, em média, até o último dia de veiculação do anúncio. No segundo, escolhe o quanto deseja gastar ao todo e a própria plataforma faz a distribuição do investimento durante o período, considerando dias com maiores ou menores oportunidades.
Se você deseja ter resultados regulares durante a veiculação, talvez sacrificando um pouco do custo por ação individual, o orçamento diário é melhor. Se pode ser mais flexível, então o orçamento vitalício ou total merece ser considerado.
Outros detalhes importantes são as datas iniciais e finais de veiculação, diretamente relacionadas com o orçamento diário, e o cronograma. Digamos que seu anúncio tenha o objetivo de gerar tráfego no estabelecimento e sua empresa não funcione aos domingos. Nesse caso, em vez de rodar o anúncio em tempo integral, pode selecionar dias da semana e até horários específicos para isso.
- Logo abaixo do orçamento, há a opção de otimizar a veiculação do anúncio, definindo um lance que esteja disposto a pagar. Para iniciantes, o melhor é deixar a própria rede definir o lance.
- Dê um nome ao conjunto de anúncios.
Isso facilita a identificação quando se está trabalhando com uma campanha repleta de desdobramentos.
- Escolha o formato do anúncio que deseja criar. Os formatos podem variar conforme o tipo de objetivo da campanha.
- Escolha uma página do Facebook para representar sua empresa no feed, na seção “Criativo”.
- Escolha a conta do Instagram, caso deseje criar um anúncio para essa rede.
- Informe o título, o texto e o botão de chamada para ação do anúncio.
- Na prévia do anúncio, defina os posicionamentos onde seu anúncio aparecerá.
É possível, por exemplo, anunciar só no Instagram. Ou ainda remover opções do Facebook, como anunciar apenas em dispositivos móveis caso o objetivo seja a instalação de aplicativo.
- Clique em “Publicar” para começar a veicular seu anúncio no Instagram ou Facebook e pronto!
Leia também: Eleve os resultados da sua marca nas redes sociais da NSC
Por que anunciar no Instagram e Facebook com a NSC?
Especialmente quando se trata de novas marcas no meio digital, ou daquelas que ainda não construíram uma grande base de seguidores, elas encontrarão um desafio ao começar a anunciar no Instagram e Facebook. E não estamos falando apenas do alcance de uma conta pequena.
Quando alguém vê um anúncio, a afetividade dele não está relacionada somente à arte ou à segmentação. Existe um fator de confiança também associado. Antes de interagir com uma marca, a pessoa se pergunta: por que devo confiar nessa empresa?
A NSC ajuda a responder essa dúvida. Isso porque é possível fazer dark posts nas contas dos veículos da empresa líder em comunicação em Santa Catarina, com milhões de seguidores. Essa estratégia foi utilizada, por exemplo, na campanha que trouxe um crescimento de 86% no número de seguidores no Instagram do Imperatriz Gourmet.
Desse modo, a pessoa vê que sua marca está associada a outra, de confiança, e assim tem mais uma boa razão para clicar no anúncio.
Para completar, essa possibilidade simplifica anunciar no Instagram e Facebook. Em vez daqueles 13 passos, você define sua estratégia em parceria com a NSC e só precisa cuidar das artes e textos dos anúncios.
A NSC ainda oferece a oportunidade de fazer conteúdos patrocinados nas redes sociais, criados pela equipe da NSC.
Saiba mais sobre essas possibilidades pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br.