No ar para a Grande Florianópolis desde 1991, a CBN Diário sempre foi um reflexo de como a rádio é capaz de evoluir. Então, no aniversário de 349 anos da capital catarinense, a emissora anunciou mais uma novidade para seus ouvintes: agora ela se chama CBN Floripa.
A data — 23 de março — é bastante simbólica para marcar essa mudança. Além do novo nome, a CBN Floripa traz a proposta de ampliar a programação local, voltando-se com ainda maior atenção para a região onde está inserida.
No entanto, certos aspectos são imutáveis. O jornalismo premiado e respeitado da emissora continuará sendo levado ao público fiel pelos sinais AM (740), FM (91.3 FM) e pela internet. A identidade visual também pouco mudou: o tradicional vermelho, preto e branco continuam sendo as suas cores oficiais.
A diferença está no maior protagonismo da cobertura local e na apresentação de novas vozes que vêm complementar o time de jornalistas. Quer ficar por dentro dessas novidades? Acompanhe!
CBN Floripa é líder na audiência de jornalismo
A CBN Floripa, apesar do novo nome, herda uma enorme tradição no radiojornalismo brasileiro e em Santa Catarina.
A começar pela CBN, que é a maior rede de notícias da rádio no Brasil, com mais de 40 emissoras e alcance a mais de 760 municípios. Aqui no Estado, a rede está presente nas duas regiões mais populosas: Joinville (FM) e Grande Florianópolis (AM+FM). Só a cobertura da Grande Florianópolis inclui 19 cidades.
O novo nome carrega também uma grande audiência, conquistada em décadas de jornalismo comprometido com a verdade e com a qualidade de transmissão. São mais de 3.600 ouvintes por minuto na Grande Florianópolis, e 69.400 ouvintes por mês, segundo dados da Kantar IBOPE Media. Na internet, o público do site passa de 200 mil usuários por mês e 316 mil visualizações de página no período.
Para completar, a emissora é líder em audiência de radiojornalismo na região. Agora de programação nova, a CBN Floripa ficará ainda mais próxima do seu público.
— A CBN é referência em jornalismo, esporte e localismo. Estamos ampliando o espaço para a programação local e também trazendo novos nomes para reforçar a rádio, que é sinônimo de credibilidade, verdade e combate às fake news — destaca Porã Bernardes, head de rádios da NSC.
Leia também: CBN é líder no jornalismo da rádio na Grande Florianópolis
Nova programação na rádio com a credibilidade de sempre
A partir de 6 de abril, a CBN Floripa contará com 10 horas diárias de programação local. Como salienta César Seabra, diretor de jornalismo da NSC, essa mudança ocorre no momento em que a política e o esporte tomarão o centro dos debates em 2022, dois temas consagrados na cobertura da emissora.
A agenda local começa às 9h no programa Notícia na Manhã, com apresentação de Raphael Faraco, e vai até 11h. Logo em seguida, o #CBN Floripa trará um jornalismo leve, com pitadas de entretenimento e cultura até 12h, na apresentação de Eveline Poncio. Mais tarde, das 13h às 14h, um time formado por Roberto Alves, Chico Lins, Jéssica Cescon e Rodrigo Faraco entra com notícias e análises do futebol catarinense no Debate Diário.
Depois ainda temos programas como Boa Tarde CBN, Conversas Cruzadas e CBN Hub, além de diversos comentários e boletins de notícias durante a programação diária da CBN Floripa.
Mas os destaques do noticiário nacional e internacional continuam tendo espaço na emissora. Atrações consagradas da rede CBN, como o Jornal da CBN e o Ponto Final, permanecerão presentes na rotina dos catarinenses, debatendo os temas mais importantes do momento.
— Todas essas novidades trarão mais agilidade e maior pluralismo ao jornalismo competente e responsável que fazemos na CBN — comenta César Seabra.
Leia também: Pesquisa mostra a força da rádio em Santa Catarina
Novos nomes integram o jornalismo da CBN Floripa
Nomes já conhecidos do jornalismo da CBN Floripa passam a desempenhar novas funções na programação da emissora. Raphael Faraco à frente do Notícia na Manhã, Ânderson Silva no CBN Hub e Rodrigo Faraco no inédito Em Cima do Lance são alguns exemplos disso. Contudo, as novidades não param por aí.
A equipe da CBN Floripa também ganhou novos nomes nessa transformação. Entre eles, Natalino Uggioni, ex-secretário de Estado da Educação, dividirá o Contraponto CBN com a jornalista Dagmara Spautz.
Marina Delcastagne, face conhecida da televisão, faz sua estreia na rádio ao lado de Mateus Boaventura no programa Boa Tarde CBN. Enquanto isso, o desenhista e podcaster César Cartum une-se à equipe de comentaristas esportivos e comanda o Quatro em Campo, das 20h às 21h. Completando, Cristian de Los Santos volta à CBN para trazer ainda mais informação atualizada para o ouvinte.
Veja a programação completa e mais dados sobre a CBN Floripa no mídia kit.