Sua marca está pronta para criar sua primeira campanha de TV e quer começar com o pé direito? Ou talvez já tenha dado os primeiros passos e quer melhorar o desempenho de seus anúncios televisivos? De todo modo, este artigo é para você.
Neste momento, já deve estar clara a importância de investir em televisão para alavancar seu negócio. Mas vale ressaltar alguns pontos essenciais*:
- 74% dos brasileiros assistem à televisão diariamente;
- O tempo médio de horas passadas em frente à TV aumenta todos os anos;
- O conteúdo televisivo tem quase 6 vezes mais credibilidade que o do Facebook;
- Anunciar na televisão tende a gerar resultados maiores que no Facebook ou YouTube;
- A NSC tem uma audiência maior que a soma das concorrentes em Santa Catarina.
Com isso em mente, vamos focar a seguir em dicas para elaborar sua estratégia de televisão, captar a atenção do público e otimizar o desempenho das suas campanhas de TV.
Com isso em mente, vamos focar a seguir em dicas para elaborar sua estratégia, captar a atenção do público e otimizar o desempenho das suas campanhas. Mas você precisa ter muito claro desde já: televisão é mais que um meio, é conteúdo.
Dê o play no vídeo abaixo para descobrir todo o potencial da TV.
Leia também: O papel de anunciar nas mídias essenciais para as vendas complexas
Dicas para criar uma campanha de TV de sucesso
Além destas dicas, no final do artigo oferecemos um material com mais vantagens de anunciar nas emissoras da NSC TV, não deixe de conferir.
1. Defina o orçamento com antecedência
Estabelecer um orçamento da campanha de TV diz respeito a muito mais que a produção do comercial. É também comprar o espaço de veiculação, fazer uma divulgação simultânea de cross media e considerar outras formas de investimento televisivo, como patrocínios. O cálculo antecipado evita que faltem recursos em alguma etapa da campanha.
Essa definição é igualmente importante para um bom briefing. Com o orçamento em mãos é possível ter um processo criativo adequado, isto é: criar um VT impactante baseado nos recursos disponíveis, em vez de reduzir uma ideia para ajustá-la ao investimento.
2. Foque no público-alvo
A televisão é uma mídia de massa com as mais variadas audiências. O essencial então é escolher um perfil de pessoas que sua marca precisa alcançar e criar a campanha para esse público-alvo.
Ao tentar falar com todo mundo ao mesmo tempo, sua mensagem acaba se diluindo e perdendo o impacto necessário para gerar vendas.
3. Anuncie no momento certo
Sabendo o orçamento e, principalmente, o público-alvo, é hora de garantir o espaço ideal para se comunicar com seus potenciais clientes.
A audiência de cada horário varia, portanto vale se informar com a emissora de televisão sobre dados demográficos e de interesse dos espectadores. É por isso que o simulador de campanhas da NSC conta com a definição de público como fator de escolha, para oferecer à sua empresa a melhor estratégia de veiculação.
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4. Passe uma única mensagem
Uma grande dificuldade de muitas equipes de marketing é selecionar um foco para o VT. Muitas vezes, o briefing diz que o comercial precisa falar da empresa, da sua história, dos produtos, de onde encontrar, do meio ambiente etc. Isso em apenas em 15 segundos.
Quando se quer dizer tudo em pouco tempo, pouca coisa é dita bem. Coloque-se no lugar do espectador e se pergunte: se for para lembrar uma única informação deste comercial, qual deve ser?
5. Comece com impacto
O público decide cada vez mais rápido se um conteúdo vale a pena ou não. Especialmente os millennials, habituados à velocidade dos stories do Instagram e snaps do Snapchat, em menos de cinco segundos avaliam se prestarão atenção a algo ou verão outra coisa.
Diante disso, os dois momentos que merecem o maior cuidado na elaboração do roteiro são esses segundos iniciais e os finais. Uma abertura de impacto agarra o foco do espectador e destaca sua mensagem, enquanto um fechamento claro e que reforce a imagem da marca encaminha a audiência à ação esperada.
Aqui vale usar visuais chamativos e coloridos, movimentos rápidos de câmera, efeitos de som e trilha sonora que peguem o espectador de surpresa e o faça passar desses cinco segundos para entender a mensagem.
6. Fuja do padrão
Um dos maiores empecilhos ao sucesso de uma campanha de TV é parecer mais do mesmo. Em vez de tentar se encaixar em uma expectativa de conteúdo para seu segmento, o mais recomendado é estudar os comerciais da concorrência para evitar o padrão.
Proponha uma estrutura narrativa diante da qual o espectador não saiba o que virá a seguir. Quando ele consegue adivinhar a história e até mesmo as falas do VT, a atenção dele será reduzida até o final do anúncio.
7. Tenha uma assinatura ou jingle
Se frases de assinatura da marca, como um slogan, e jingles funcionam na rádio, imagine com o poder da imagem junto.
A assinatura é importante porque reforça a marca no final do anúncio, como falamos anteriormente. Já o jingle é uma forma de hack mental para gravar sua mensagem na mente do público, porque é muito mais fácil lembrar com o apoio de rimas e melodias familiares.
Leia também: Como e por que fazer spots de rádio (com dicas)
8. Mostre um rosto conhecido
Outra forma de chamar a atenção é usar uma personalidade conhecida em sua campanha de TV. Influenciadores são também marcas e ao associá-los à sua comunicação o comercial agrega imediatamente os valores dessa pessoa ao produto ou serviço oferecido. Isso economiza tempo em explicações e permite focar em uma única mensagem.
Com anúncios regulares há outra possibilidade: criar um rosto conhecido e exclusivo para a marca. Esse é o papel do Garoto Bombril, do Baixinho da Kaiser, do Caipira do Posto Ipiranga e de tantas outras figuras icônicas da publicidade brasileira.
9. Considere investir em merchandising e patrocínios
Como dissemos no início deste artigo, uma campanha de televisão é mais que anúncios. Prova disso é que o investimento publicitário em TV merchandising no Brasil é uma parte considerável dos recursos destinados à publicidade televisiva no país.
É possível estender sua presença na televisão e aumentar o recall do público investindo além dos comerciais, dentro dos programas. Esse é outro modo de associar os pontos positivos de tais programas e de seus apresentadores à sua marca.
10. Faça uma campanha on-line e off-line
A campanha pode ser focada na televisão, mas a comunicação é da empresa como um todo e deve envolver simultaneamente cada canal de divulgação. A identidade visual que está na TV deve ser a mesma encontrada nas redes sociais, no site, no jornal e onde mais o negócio se comunique com o público.
A consistência e o diálogo entre a veiculação de uma campanha on-line e off-line é fundamental para realizar um cross media eficaz.
Vantagens de anunciar na NSC TV
A NSC tem seis emissoras regionais líderes de audiência em Santa Catarina e uma programação variada com conteúdo de qualidade para todos os públicos.
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* Fontes: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Kantar IBOPE Media, XP Investimentos, Midia Intelligence Co., Kantar IBOPE Media Workstation Premium.