Os domingos na NSC TV têm programas para todos os gostos e perfis de audiência.
A programação começa com um retrato de Santa Catarina e das principais inovações que acontecem no Estado, com destaque para o Tech SC. Em seguida, há muito conteúdo de negócios, esporte, entretenimento e informação sobre os temas mais relevantes da semana.
Aqui no Negócios SC já falamos sobre os domingos de manhã na NSC TV e como a programação matinal transformou-se em horário nobre para os catarinenses. Mas há diversas outras oportunidades para anunciantes, entre os programas mais populares da TV brasileira, às tardes e noites de domingo.
Saiba um pouco mais sobre essas oportunidades a seguir.
Audiência dos programas de domingo às tardes e noites na NSC TV
The Voice
A competição musical The Voice começa logo após o almoço e alcança quase 30% de todos os telespectadores ligados nesse horário.
No ar desde 2012, o programa atrai um público sobretudo formado por mulheres de elevado poder aquisitivo em Santa Catarina. Como exemplo da audiência na Grande Florianópolis, de acordo com a Kantar, 63% das pessoas que assistem ao The Voice pertencem ao grupo feminino.
Em meio a esse público, as marcas têm a oportunidade de alcançar diferentes faixas etárias durante o show de talentos.
Público do The Voice por idade:
- 24% até 34 anos
- 26% entre 35 e 49 anos
- 50% de 50 anos ou mais
Além disso, 93% da audiência é composta por pessoas das classes A, B e C.
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Futebol de domingo
Em seguida, a oportunidade é para as marcas com a comunicação voltada ao público masculino na TV aberta.
O futebol dos domingos na NSC TV começa no meio da tarde, atraindo uma média de 60% de telespectadores homens tanto no Brasileirão quanto no Campeonato Catarinense. Entre eles, também vemos a predominância de um público com maior poder de compra: na competição nacional, 83% dos telespectadores são das classes A, B e C*. Já a faixa etária é mais diversificada.
Público do futebol de domingo na NSC TV por idade:
- 25% até 34 anos
- 26% entre 35 e 49 anos
- 51% de 50 anos ou mais
A NSC TV oferece, portanto, a possibilidade de alcançar variados perfis de consumidores no mesmo domingo à tarde.
Outra boa oportunidade para as marcas que querem se conectar com os fãs de futebol por meio da NSC está no Estádio CBN, da rádio CBN.
Domingão do Faustão
Depois do futebol, a audiência feminina cresce durante o Domingão do Faustão, chegando a equilibrar os gêneros do público na Grande Florianópolis: são 50% de telespectadoras e 50% de telespectadores.
Novamente, como é marca da programação da NSC TV, o consumidor ligado nesse horário pertence em maior número às classes AB (34%) e C (53%).
Já com relação à faixa etária, o telespectador tem um perfil mais maduro.
Público do Domingão do Faustão por idade:
- 15% até 34 anos
- 23% entre 35 e 49 anos
- 62% de 50 anos ou mais
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Fantástico
O Show da Vida é o programa de maior índice de audiência nas noites de domingo, conforme revela a Kantar IBOPE Media. Além disso, é o quarto em índice de audiência entre a programação de todos os canais de TV aberta durante a semana, atrás apenas da novela das nove, do Big Brother Brasil e do Jornal Nacional, todas atrações da Globo, à qual a NSC TV é afiliada.
Nesse horário, quase 30% de todos os telespectadores brasileiros estão assistindo ao Fantástico.
O programa conta também com uma das audiências mais qualificadas da TV no Brasil, em termos de poder econômico. Isto é, 49% dos telespectadores pertencem às classes A e B.
Esse aspecto decisor se vê igualmente na maturidade do público.
Público do Fantástico por idade:
- 20% até 34 anos
- 26% entre 35 e 49 anos
- 54% de 50 anos ou mais
Com relação a essas faixas, vale fazer uma consideração sobre a pirâmide etária brasileira para entender por que é interessante que a distribuição da audiência penda para maiores idades.
Primeiro, de acordo com o IBGE, 47,7% da população no Brasil tem mais de 35 anos. Mas do restante, quase 21% têm até 14 anos. Ou seja, ainda não estão em idade economicamente ativa.
Isso quer dizer que a audiência da NSC TV está realmente apta a comprar das marcas anunciantes.
Big Brother Brasil
Chegamos então ao reality show que é fenômeno de público e de engajamento nas redes sociais.
Na estreia do BBB 21, só na TV aberta o programa alcançou 43,7 milhões de brasileiros. E a visibilidade foi amplificada por uma audiência que comenta na internet tudo o que vê.
De acordo com um estudo da Nielsen encomendado pelo Facebook IQ, a última edição do programa, o BBB 20, teve mais de 2 bilhões de interações nos posts sobre a atração no Instagram — e outros 2 bilhões no Facebook.
Esse público que engaja é, em maior parte, feminino e jovem. São 57% de mulheres interagindo com os conteúdos do BBB nas redes sociais.
Público do BBB interagindo nas redes, por idade:
- 61% até 34 anos
- 30% entre 35 e 49 anos
- 9% de 50 anos ou mais
Isso traz maior engajamento também para os anunciantes que aparecem no horário do Big Brother Brasil. Ainda segundo a Nielsen, 63% da audiência buscou mais informações sobre produtos, marcas e promoções após a transmissão do programa.
Para conhecer melhor as oportunidades de anunciar na emissora líder de audiência em Santa Catarina, confira o Mídia Kit da NSC TV.
* Fonte: Kantar IBOPE Instar Analytics, Grande Florianópolis, janeiro de 2021.