A Kantar IBOPE Media, por meio do Data Stories divulgado em 2021, mostrou como o consumo de mídia aumentou desde 2015 no Brasil. Com o cenário de pandemia e o distanciamento social, essa tendência deu um salto ainda maior.
Em 2020, os brasileiros passaram 37 minutos a mais por dia na frente da TV em relação a 2019. A rádio também foi mais consumida por 17% dos ouvintes, assim como as redes sociais, que se tornaram mais importantes para 47% dos usuários da internet.
Ao mesmo tempo, as marcas acirraram a disputa pela atenção do consumidor na publicidade. A quantidade de anunciantes em mídia cresceu 16% entre 2017 e 2020, com as mais de 95 mil marcas que anunciaram no ano passado.
Então, veja como se destacar diante da concorrência e conquistar o consumidor em diferentes mídias com os dados a seguir.
Criatividade e relevância impulsionam campanhas de sucesso
Segundo a Kantar IBOPE Media, 50% da efetividade da mídia é determinada pela qualidade criativa dos anúncios. A criatividade atua no sentido de impulsionar campanhas, muitas vezes de forma orgânica.
A campanha de vídeo “Gol 335” do Mercado Livre para o Dia dos Pais é um exemplo desse alcance orgânico que a publicidade criativa pode ter. Ao unir uma história emocionante a uma abordagem diferenciada à data comemorativa com o apoio da tecnologia, a peça publicitária foi amplamente compartilhada nas redes sociais e comentada em dezenas de sites.
Outra relação da criatividade com a eficiência das campanhas de publicidade está na necessidade de trocas periódicas dos anúncios. Para 74% dos entrevistados pela Kantar, torna-se repetitivo ver os mesmos anúncios muitas vezes.
Mas é preciso trabalhar, sobretudo, na relevância dos anúncios, já que 75% dos consumidores conectados preferem ver publicidade relevante aos seus interesses. Nesse sentido, 63% do público prefere ver publicidade em plataformas que eles apreciam.
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A importância da TV para conquistar a atenção do consumidor
Os maiores investimentos publicitários no Brasil estão em TV aberta e internet. Mas se você acha que pode abrir mão de anunciar na televisão para divulgar seu negócio apenas pela internet, nesse caso pode estar perdendo uma ótima oportunidade de se conectar com o público.
Uma pesquisa do Global Web Index mostra que na comparação entre TV e redes sociais, por exemplo, a primeira gera uma percepção muito melhor do consumidor.
Os anúncios na televisão são considerados:
- mais informativos;
- mais memoráveis;
- mais engraçados;
- com mais entretenimento;
- com maior diversidade;
- e com menor distração.
A grande vantagem das redes sociais sobre a televisão está apenas na personalização dos anúncios.
Essa pesquisa levou em consideração a opinião de mais de 4 mil pessoas entre os Estados Unidos e o Reino Unido e descobriu também o que cada geração espera da publicidade, como veremos a seguir.
Para completar, uma pesquisa da MindMiners para a Globo mostra que 63% dos consumidores brasileiros costumam pesquisar na internet sobre os produtos vistos na televisão. Ou seja, os pontos positivos de anunciar na TV geram engajamento real para os anunciantes.
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O que os consumidores querem na publicidade?
Conhecer o público-alvo da marca é fundamental para planejar campanhas de sucesso. Cada geração tem expectativas diferentes em relação aos anúncios, portanto será difícil agradar a todos igualmente.
Os consumidores da geração Gen Z e os millennials (nascidos até 1981), por exemplo, preocupam-se mais com anúncios que os entretenham, reflitam sua identidade, promovam diversidade e inclusão, e levantem causas sociais.
Por outro lado, os consumidores nascidos antes de 1981 levam mais em consideração as informações sobre produtos, além de descontos e ofertas.
Isso reflete uma enorme mudança cultural que está ocorrendo à nossa volta. Os consumidores mais jovens baseiam suas decisões além do custo-benefício, considerando também o custo-impacto das marcas. Cada vez mais, responsabilidade social e sustentabilidade devem estar presentes nos discursos e nas ações diárias das empresas.
Ainda vale lembrar que 60% dos brasileiros já preferem comprar de marcas mais sustentáveis e que se preocupam com o meio ambiente, de acordo com a MindMiners.
A conclusão aqui é que você deve entregar a forma e o conteúdo mais adequados para seu tipo específico de público. Assim, a ressonância da publicidade será maior.
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