Você já deve ter ouvido a expressão “o meio é a mensagem”, certo? No marketing, isso quer dizer que o resultado de campanha depende não apenas da arte ou do texto em um anúncio, mas também de onde a marca decide anunciar.
Isso acontece porque o público percebe cada mídia de um modo diferente. A partir disso, as marcas podem aproveitar essa percepção para reforçar o apelo de suas campanhas, especialmente quando se trata do gatilho mental da prova social.
A seguir, vamos explicar o que são gatilhos mentais e como anunciar na televisão pode contribuir com isso. Acompanhe.
O que são e como funcionam os gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estímulos psicológicos utilizados na comunicação para levar o consumidor a tomar determinada decisão. Eles podem ser positivos, como a sensação de segurança de estar comprando um produto aprovado por muitos, ou negativos, como o medo de perder algo restrito a um grupo seleto de pessoas.
Esse é um recurso estudado pela área de neuromarketing, que mescla a neurociência ao marketing, porque envolve respostas em um nível mais inconsciente.
Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, somos cercados por decisões a tomar. O que fazer, o que comer, o que comprar e tantas outras. Por isso, gatilhos emocionais e gatilhos mentais são usados para romper a fadiga de decisão. Afinal, como se destacar quando está todo mundo em volta dizendo faça isso ou faça aquilo?
O que esses gatilhos fazem é evocar uma resposta mais forte e mais profunda. O consumidor sente que precisa tomar aquela linha de ação, mesmo que não tenha parado para raciocinar a respeito.
Então, a comunicação aproveita esse recurso para dar confiança a uma compra ao usar os gatilhos mentais de autoridade (a marca ou pessoa é perita no que faz) ou prova social (várias pessoas já aprovaram um produto ou serviço). Ou é possível apelar para o medo de perder devido à urgência (há um prazo definido para usufruto de uma condição especial) ou escassez (a quantidade é limitada).
Existem outros gatilhos mentais, mas esses são alguns dos mais presentes em nosso dia a dia. O importante a saber sobre eles é que são um recurso da comunicação persuasiva das marcas.
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O gatilho mental da prova social pela televisão
Para facilitar nossas decisões, o tempo todo procuramos por provas sociais. Qual é a avaliação de um restaurante no iFood, quais são os filmes mais vistos, os livros mais comprados etc.
É por isso que o gatilho mental da prova social é um dos mais importantes, podendo ser quantitativo (por exemplo, uma nota) ou qualitativo (um prêmio que a marca ou pessoa tenha recebido). Ele nos ajuda a criar caminhos em meio ao labirinto de opções disponíveis.
Aí entra o papel de anunciar na televisão para as marcas que desejam causar esse estímulo no consumidor. De acordo com uma pesquisa no Reino Unido com 3.600 pessoas, realizada pela agência house51, o meio é capaz de elevar o status do anunciante.
Em comparação com outros meios analisados, a televisão apresentou três destaques:
- é o meio que mais contribuiu para a percepção de uma marca financeiramente forte;
- é o meio que mais contribuiu para a percepção de uma marca de sucesso e com muitos clientes;
- é o meio que mais contribuiu para a percepção de uma marca capaz de cumprir as promessas da comunicação.
A TV tem muito mais que um lugar em nossas casas, ela ocupa um lugar no imaginário. Estar na TV é sinônimo de sucesso e popularidade. Então, anunciar na televisão indica para o telespectador: esta marca tem condições suficientes para estar no meio mais popular, sinal de que ela tem boa estrutura financeira e uma grande clientela para investir em comunicação.
Agora, o lado surpreendente dessa história é que é possível anunciar na TV por um valor bastante acessível mesmo para os pequenos negócios. Por meio da segmentação da campanha e da escolha dos horários dos anúncios, pode-se encontrar oportunidades para todo tipo de orçamento de marketing.
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O que dizem as marcas ao anunciar na televisão?
Diversos cases de sucesso das marcas anunciantes na NSC TV atestam o poder da televisão de intensificar o gatilho de prova social.
Para o sócio-diretor da Auten Energy, estar na TV é um selo de qualidade.
— Tivemos uma procura gigante nas nossas redes. Chegamos a avaliar um aumento de mais 300% das nossas redes e leads interessados! — ele comenta.
Anunciar na televisão também é muito importante para a Trace Tec, que aumentou as vendas em 15% com a campanha em parceria com a NSC.
— Nosso objetivo é sermos líderes em nosso segmento e temos certeza de que os anúncios em TV possibilitam maior visibilidade para nossa marca — destaca o diretor da empresa.
A Contassesc, que oferece serviços de contabilidade, foi outra que sentiu os impactos positivos da presença na televisão.
— Quando você investe nessa mídia, você tem que estar preparado para atender às novas demandas. Na época não esperávamos que as demandas fossem tão grandes, e elas se realizaram — orienta a diretora da Contassesc.
E você, quer ter mais resultados com a sua comunicação? Então confira a tabela de TV da NSC e veja como é fácil anunciar.