Como começar a anunciar do zero: um guia básico

02/09/2019

Comunicação

Como começar a anunciar do zero: um guia básico

Quer vender mais, lançar sua marca ou um produto novo no mercado, ou ainda fortalecer a imagem da sua empresa? Então é hora de começar a anunciar e levar sua mensagem a quem interessa.

É normal ter dúvidas em seus primeiros passos como anunciante. Mas estamos aqui para ajudar você e sua empresa a crescer por meio da comunicação. Para isso, preparamos neste artigo um guia básico para usar em sua estreia nas mídias essenciais, confira!

Leia também: Como pequenas empresas podem anunciar na NSC

1. Sempre pesquise mais

O primeiro passo você já deu e a leitura deste artigo comprova isto: está se informando para fazer uma estratégia de comunicação do jeito certo. Aqui no portal Negócios SC com certeza encontrará muitas dicas, exemplos e novidades que ajudarão nessa caminhada até o sucesso.

No caminho, descobrirá muitas possibilidades, tecnologias e até termos novos que fazem parte do universo da comunicação. Pode parecer um pouco complicado no começo, mas logo você dominará os conceitos e definições que apresentamos, como benchmarking, cross media, share of mind e tantos outros. As leituras do dicionário básico das mídias essenciais para anunciantes e do e-book Tudo sobre Marketing então se tornam fundamentais para melhor entendimento.

Saiba mais: 6 fatos para conhecer sobre mídias essenciais

2. Defina o público-alvo e a voz da marca

A partir daí você perceberá que precisa de dois elementos importantes para fazer uma comunicação de qualidade, como se estivesse em uma conversa entre duas pessoas.

O primeiro deles é definir com quem se comunicará, o público-alvo. Conhecendo suas características, poderá adequar melhor sua mensagem para transmitir o que realmente importa à sua audiência e investir nos melhores meios para alcançá-la.

O segundo é a voz da marca, ou seja, como você espera que seu público perceba a sua empresa. É dessa relação entre reconhecer e compreender o outro enquanto se define a si próprio que nasce um bom relacionamento com o consumidor.

3. Faça um orçamento de marketing

Vamos dar então um toque prático a este guia básico de como anunciar nas mídias essenciais. Quanto sua empresa pode realmente investir em marketing?

A resposta a essa questão não mudará seu objetivo em um sentido geral, mas terá impacto na dimensão do resultado e nos meios para chegar lá. Por exemplo, talvez sua marca precise de influenciadores para torná-la mais conhecida e ainda não tenha condições de fazer esse tipo de investimento. Enquanto isso, pode muito bem investir em conteúdo, como a Essência da Massa, para fortalecer a marca e aumentar em 30% o faturamento da loja.

Fique por dentro: Quanto investir em marketing: orçamentos com valores reais como base

Qual é o caminho que sua empresa quer seguir? (Foto de Stephan Henning via Unsplash.)

4. Elabore uma estratégia para mídias essenciais

Uma vez que você saiba quem pretende alcançar e os recursos disponíveis para fazer isso, fica mais fácil e mais certeiro definir os meios de comunicação para suas campanhas. Televisão ou rádio? Jornal impresso ou digital? Quem sabe todos eles juntos?

Para ajudar a esclarecer isso, disponibilizamos também uma ferramenta digital gratuita. O Simulador de campanhas do Negócios SC permite que você encontre uma sugestão ideal de estratégia veiculação. Nele você descobre as melhores formas de usar seu orçamento nas mídias essenciais da NSC, basta inserir alguns dados sobre a campanha e pronto.

Se precisar, ainda contamos com uma equipe especializada de branded content que pode construir ao seu lado um posicionamento de marca forte, cuidando desde o planejamento até a criação e distribuição de conteúdo.

5. Encontre os parceiros ideais

Estamos quase lá! Já vimos partes tanto conceituais quanto práticas de como anunciar nas mídias essenciais. Agora é o momento de partir para a criação de fato.

Nessa tarefa, sua empresa precisará de parcerias específicas para o tipo de projeto que tem em mente. Se a intenção é criar conteúdo para televisão ou Gshow, considere contratar uma agência de publicidade ou diretamente uma produtora de vídeo para isso. No caso de um spot de rádio, deve encontrar atores com o tom de voz ideal para a sua mensagem, e assim por diante.

Mais uma vez, a NSC Comunicação está ao seu lado para garantir que desde seus primeiros passos como anunciante sejam bem-sucedidos. Contamos com parceiros estratégicos entre as maiores agências de Santa Catarina, além de diversas outras empresas, que transformam seus objetivos em entregas concretas e de resultado.

Tire suas dúvidas conosco pelo e-mail nscbrandedcontent@somosnsc.com.br ou pelo telefone (48) 3216-3216. Nossos consultores também estão à sua disposição pela página de contato para trazer respostas efetivas ao seu negócio.

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