“Descubra neste artigo como otimizar as chamadas para ação e aumentar as conversões on-line e off-line.”
Promissor, não é mesmo? Ainda mais quando tantas empresas têm boas ofertas para o público, mas não conseguem atraí-lo. O que pode estar faltando para atrair leads e clientes com sua comunicação é um bom CTA — call to action, em inglês.
Vamos mostrar então como conseguir isso a seguir.
A estrutura de uma chamada para ação
CTAs, ou chamadas para ação, são orientações concisas que você passa ao consumidor para ele executar uma atividade. O tamanho e a quantidade de informação pode variar, mas de um modo geral envolve três fatores:
- O que fazer: “descubra”;
- Como ou onde fazer: “neste artigo”;
- Por que fazer: “otimizar as chamadas para ação e aumentar as conversões on-line e off-line”.
O CTA pode ter um, dois ou três desses fatores. É recomendado que tenha pelo menos o quê e o porquê, pois é mais atrativo para o consumidor quando sabe a razão ou o benefício de realizar uma ação — é o que Neil Patel comprovou em testes em seu blog com milhares de visitantes. Ou pode ter apenas a primeira parte, a ordem direta, desde que o contexto proporcione o resto da informação.
Agora vejamos os tipos de chamadas que existem e como elas funcionam.
Leia também: Crie assuntos de e-mail irresistíveis — 15 dicas com exemplos
Tipos de CTAs
Comando
Está em primeiro lugar e não é à toa. É o comando que indica o que fazer e são os verbos que melhor expressam essa função, quase sempre na forma imperativa: compre, baixe, visite. O verbo é melhor empregado no começo do CTA e deve ser claro quanto à ação esperada.
Exemplos:
- [digital] Baixe nosso e-book para ficar por dentro das tendências de marketing 2019/2020
- [TV, rádio ou jornal] Visite nossas lojas para aproveitar as promoções
- [digital] Saiba mais
Benefício
Tão importante quanto o quê é o porquê. Esta será a motivação para o público e, como cada pessoa tem interesses e necessidades próprias, quanto mais customizados forem seus CTAs para segmentos ou indivíduos específicos, maiores são as chances de conversão. Inclusive, a HubSpot descobriu que CTAs personalizados geram 202% mais conversões que os genéricos.
Exemplos:
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Assine grátis e não perca nenhuma novidade
- [TV, rádio ou jornal] Quer trocar de carro? Acesse nosso site e descubra os melhores negócios no seu usado
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Receba descontos em restaurantes direto no seu celular
Emoção
Agora imagine que todas as empresas se limitassem apenas a escrever coisas como “visite para conhecer” ou “garanta para aproveitar”. Entediante, não acha? Quando possível, procure colocar alguma forma de emoção na sua chamada para ação que traga um benefício também afetivo ou aspiracional.
Exemplos:
- [digital] Clique aqui e tenha o mundo em suas mãos
- [digital] Uau! Encante-se com a nova coleção!
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Reserve esta experiência que vai mexer com seu coração
Primeira pessoa
Esta é uma variação do comando. Aqui, em vez de usar o verbo no imperativo, por exemplo “preencha seus dados”, a ação fica implícita como vontade do usuário ou consumidor, “quero receber o material”. Funciona melhor em botões no digital, como em landing pages, pop-ups e e-mail marketing.
Exemplos:
- [digital] Quero acesso ilimitado
- [digital] Ajude-me a vender mais
- [digital] Aceito um orçamento grátis
Números e quantidades
É uma boa forma de tornar sua oferta mais palpável e até mesmo memorável. Pode ser difícil para alguém lembrar o nome do produto ou serviço oferecido, mas um “leve 3, pague 1” ou “receba 5 de graça” certamente é marcante. No caso de promoções, é um atrativo a mais.
Exemplos:
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Compre só nesta semana com 50% de desconto
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Assine de graça pelos seis primeiros meses
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Leve quatro e o quinto é de graça
Gatilhos mentais
Da mesma forma que materiais de PDV e assuntos de e-mail podem se valer de gatilhos mentais para despertar uma reação intensa do público, suas chamadas tornam-se mais efetivas ao usar técnicas como urgência, escassez, prova social e medo de perder.
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Cadastre-se e faça parte desse clube
- [TV, rádio ou jornal] Vai perder esta oportunidade da sua vida? Visite o decorado
- [Digital, TV, rádio ou jornal] Garanta seu ingresso antes que acabe
Saiba mais sobre gatilhos mentais: Como vender mais no PDV: 12 estratégias de sucesso
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Configure seus botões de CTA corretamente
Há um uso específico de chamadas para ação que merece uma abordagem à parte: os botões on-line. Eles podem estar em sites, blogs, e-mail marketing, nas redes sociais ou nos buscadores e sua correta utilização traz impactos muito positivos para um CTA tão enxuto.
Um exemplo disso são os anúncios de Facebook. Com botões, a taxa de cliques (click-through rate) aumenta 285%, segundo a AdRoll. De acordo com as pesquisas da empresa, o mais eficaz é o “saiba mais”, embora o “compre agora” seja o mais utilizado. Redes como LinkedIn disponibilizam outros botões para anúncios, a exemplo do “receber orçamento”, e vale a pena testar qual se adequa melhor à sua estratégia.
No universo digital, cada plataforma e dispositivo têm os próprios botões e sua empresa deve se atentar a isso. No caso das buscas por negócios no Google, as pesquisas no celular vêm com um botão “ligar” para facilitar o contato com empresas que configuraram o número em sua conta no Google Meu Negócio. No desktop, essa opção não aparece.
Já em sites, landing pages, blogs e e-mail marketing, você também será responsável pelo layout do botão, além do texto. Isso significa mais um elemento para testar e otimizar, já que diferentes cores e formatos suscitam diferentes reações, como a cor vermelha despertar um maior senso de urgência. Portanto, realize testes A/B, mudando apenas um elemento de cada vez — ou texto, ou cor, ou formato — para buscar sempre o maior retorno.
Chamadas para ação específicas, mas conectadas
Assim como diferentes meios on-line têm suas especificidades quanto ao tamanho do CTA e quanto à abordagem, quando falamos do off-line precisamos ter o mesmo cuidado de adequar a mensagem ao formato. Afinal, em um anúncio de jornal você não diria “clique aqui” ao seu público.
A principal questão é definir um único objetivo e se ater a ele em determinada campanha. Esse é o primeiro passo para criar uma chamada para ação que traga resultado. Logo, nada de misturar “visite a loja” com “ligue agora” e “curta nossa página”, ou o público não fará qualquer uma dessas ações.
Definido o objetivo, é hora de criar CTAs para cada meio em que sua campanha veiculará. Se sua empresa quer divulgar um e-commerce, por exemplo, na internet poderá aproveitar os botões “compre agora” ou “saiba mais” e fazer links diretamente para o endereço. No jornal, é possível fazer um convite a conhecer a loja virtual por meio de um QR Code. E na televisão e na rádio, algo que desperte a atenção pelas vantagens ou pela experiência de navegação, com um link curto e fácil de lembrar.
O importante é fazer sua campanha em diferentes meios, já que pesquisas comprovam que essa prática de cross mídia traz resultados muito positivos. Um dado da Advertising Research Foundation revela que um ROI de marketing cresce 19% usando dois meios diferentes de comunicação e sobe para 35% ao usar cinco. E um relatório da IAB ainda ressalta que a combinação TV e digital é bastante eficiente para aumentar o reconhecimento da marca.
Até o Google, gigante da internet, usou a televisão para anunciar o sistema operacional Android, com resultados positivos desse cross mídia, já que os anúncios se convertem em pesquisas on-line.
Crie campanhas de impacto
Agora que você sabe como criar CTAs e como eles funcionam em variados contextos, é hora de pensar sua próxima campanha, muito mais integrada e otimizada para diferentes meios.
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