Desde a primeira transmissão, em 1894, a rádio tem sido um dos principais meios de comunicação da humanidade. Ainda hoje, é tão democrática quanto abrangente em termos de audiência. Isso nos leva a questionar por que mais empresas não têm uma estratégia de rádio bem definida.
Para analisar essa questão, veremos alguns dados da pesquisa de rádio Audio Pulse, feita pela Agência de Publicidade em Rádio e pela Associação Nacional de Anunciantes dos Estados Unidos. Por meio deles, mostraremos então formas de melhorar a estratégia de rádio para ter mais resultados com a comunicação. Acompanhe!
Pesquisa de rádio aponta as vantagens do meio
A Audio Pulse revela, ao mesmo tempo, algumas das maiores dificuldades das marcas para criar uma boa estratégia de rádio, e diversas vantagens de anunciar nesse meio.
Entre as dificuldades, destaca-se que 64% dos profissionais de marketing entrevistados tenham um conhecimento apenas mediano ou não suficiente sobre tudo o que uma emissora de rádio tem a oferecer.
Como demonstram os veículos da NSC, ter uma estratégia nesse sentido envolve muito mais que spots de rádio. É também a possibilidade de patrocinar programas, de aproveitar as redes sociais dos veículos, de participar de eventos e até de transmitir a rádio na própria empresa anunciante, como o fizeram a Bayer Bier e a FURB, por exemplo.
Também é interessante notar que 99% dos profissionais de marketing consideram o alcance como fator importante na estratégia de mídia, mas a maioria desconhece o potencial da rádio nesse aspecto. De acordo com o Book de Rádio Kantar IBOPE Media, o meio alcança 87% da população em 13 das maiores regiões metropolitanas no Brasil. Se analisarmos a distribuição por faixas etárias, ainda perceberemos que se trata de um público em renovação.
Alcance da rádio por faixa etária no Brasil:
- 15 a 19 anos: 91%
- 20 a 34 anos: 90%
- 35 a 49 anos: 90%
- 50 a 59 anos: 86%
- 60 anos ou mais: 79%
Outro desafio identificado é que 57% desses profissionais pensam que a qualidade dos spots de rádio não é tão boa quanto a de anúncios em outros meios. Contudo, o que aí está em jogo é a necessidade de encontrar talentos específicos para a produção de campanhas de rádio, e não um questionamento do retorno dessa estratégia.
Como já vimos em diversos cases de sucesso de anunciantes nos veículos da NSC, anúncios na rádio são capazes de trazer excelentes resultados, inclusive no curto prazo, quando bem feitos.
Outra pesquisa de rádio, desta vez da TagStation, indica que o meio pode aumentar em 22% o movimento de clientes na loja, em média. As vantagens da rádio ainda incluem aumento no tráfego do site, maior interesse pelos produtos ou serviços e maior lembrança do anunciante.
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Dicas para melhorar a estratégia de rádio
Marcas e suas agências precisam mergulhar no universo da rádio
Da identificação das oportunidades de mídia à criação e produção de spots de rádio, toda a equipe precisa se aprofundar em como apresentar histórias envolventes por meio do áudio. O tom do anúncio e a capacidade de criar uma atmosfera sonora em torno da marca estão diretamente relacionados à intensidade da resposta do consumidor. Portanto, vale estudar como funcionam exemplos de spots de rádio famosos da mesma forma como são estudados casos de campanhas digitais.
Os apresentadores criam uma conexão mais forte com a audiência
Segundo a Audio Pulse, 79% dos profissionais de marketing consideram apresentadores de rádio como verdadeiros influenciadores do público. Diversas outras pesquisas de rádio também apontam essa relação próxima entre os ouvintes e comunicadores, com alto potencial de influência.
Então, para ter melhores resultados ao anunciar na rádio, é uma boa estratégia associar a marca ao comunicador favorito do seu público-alvo.
Destaque para a identidade local
Uma das razões por trás da relevância da rádio é que ela reflete o cenário local. Pequenas e médias empresas com atuação regional devem se atentar para esse aspecto, evitando mensagens que soem “fora de lugar”, como a utilização de regionalismos que não fazem parte do contexto que se deseja impactar.
Consulte a emissora sobre os melhores horários para atingir seu público-alvo
A segmentação da comunicação na rádio é tão importante quando em qualquer outro meio. Nesse caso, funciona por meio da escolha da emissora e dos horários de veiculação que tenham maior relação com o público da marca. Uma emissora de confiança poderá ajudar na sua estratégia de rádio indicando como aproveitar melhor seu investimento.
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Por que ter seu spot de rádio na NSC?
Agora que você está por dentro das dicas de como melhorar sua estratégia de rádio, ressaltamos alguns bons motivos para anunciar na NSC:
- quatro emissoras (Rádio Atlântida, CBN Diário, Itapema e Rádio Globo);
- diversidade de conteúdo, falando com diferentes perfis de público;
- alcance a mais de um milhão de pessoas nas cinco regiões do Estado;
- comunicadores que são referência dentro e fora de Santa Catarina;
- presença digital com milhões de seguidores nas redes sociais;
- oportunidades também em eventos, ativação de marca, conteúdo on-line etc.
Veja tudo isso em detalhes no Guia Essencial da Rádio, que ainda traz um perfil de cada uma das emissoras da NSC, casos de sucesso de anunciantes e mais dicas para ter sucesso na sua estratégia. Baixe agora!