Como os negócios podem lidar com incertezas do mercado?

04/11/2022

Comunicação

Como os negócios podem lidar com incertezas do mercado?

Por mais que acompanhemos estudos sobre o comportamento do consumidor, pesquisas sobre tendências e análises do mercado, é preciso saber lidar com incertezas e imprevistos. Essa é uma das grandes lições que ficam de 2020 para cá, quando enfrentamos uma crise sanitária, econômica e logística.

Para 2023, por exemplo, o Banco Mundial alerta para o risco de uma recessão global devido à alta dos juros para controlar a inflação ao redor do planeta. Mas, se de fato veremos tal cenário e quais serão os reflexos dele, isso apenas o tempo poderá dizer.

É por isso que os negócios precisam adotar uma postura pronta para lidar com incertezas de mercado. Então, a seguir, trazemos algumas dicas de como fazer isso. Acompanhe!

5 dicas para os negócios lidarem com incertezas do mercado

Especialistas apontam que a capacidade de adaptação deve estar inserida no DNA da marca. Essa qualidade não se resume a uma única ação, ou apenas à reação diante de um período de crise, mas à condução dos negócios no dia a dia.

Como empresas podem superar crises?

  1. Fortalecer pessoas e comunidades
  2. Ter a adaptabilidade como modelo
  3. Fomentar a transparência
  4. Colaborar com outros negócios
  5. Investir na comunicação da marca

Saiba mais!

1. Fortalecer pessoas e comunidades

Períodos de incerteza do mercado não são preocupantes apenas para os empresários, mas para todos os consumidores. Durante a pandemia, por exemplo, o aumento de diagnósticos de depressão foi de 41%, segundo a pesquisa Covitel.

Por isso, David Mattin, especialista em comportamento de consumo e conselheiro do Fórum Econômico Mundial, defende que os negócios podem servir de instrumento para impulsionar suas comunidades. Inclusive, de acordo com a Opinion Box, no Relatório ESG e Sustentabilidade, 70% dos colaboradores afirmam que as empresas já têm ações e programas para as comunidades onde estão localizadas.

Esse tipo de postura não deve vir apenas nos momentos de crise. Como destaca a Esade, com base em uma pesquisa de Oriol Iglesias e Vicenta Sierra, marcas conscientes impulsionam a lealdade do consumidor. Tal lealdade é essencial para a sobrevivência dos negócios nos momentos mais difíceis.

Por outro lado, é importante cuidar igualmente dos colaboradores. Afinal, são eles que mantêm o negócio funcionando. Nesse sentido, David Mattin cita o acesso a terapias e meditação como boas medidas, mas não podemos nos esquecer do peso dos treinamentos, planos de carreira e bom ambiente de trabalho na produtividade da equipe.

Leia também: Veja o que é economia circular e como fazer nos negócios

Não espere ter de reagir. Tenha uma postura anticrise. (Foto via Freepik)

2. Ter a adaptabilidade como modelo

A personalização do relacionamento com o consumidor é uma ideia muitas vezes associada ao meio virtual. Mas as marcas também precisam saber como ler os comportamentos do público no mundo real para personalizar a experiência fora das telas.

O cenário da pandemia foi claro em mostrar que, mesmo diante de uma crise global, os impactos locais são diferentes uns dos outros. Nesses períodos de incerteza do mercado, é fundamental entender como personalizar o negócio para comunidades específicas.

Isso pode ser treinado no dia a dia. O marketing de experiência e as ativações da marca oferecem boas oportunidades para aprender como impactar localmente um grupo de consumidores. 

3. Fomentar a transparência

Uma das macrotendências apontadas pela Dentsu para os próximos anos é a compra baseada em valor. Isto é, quando o consumidor identifica em um negócio os mesmos valores pessoais dele.

— Inteligência emocional e empatia agora precisam estar no coração da construção da marca — explica a esse respeito Fiona Lloyd, presidente global de marca na Carat.

Mas, para isso, as marcas precisam adotar a transparência como princípio. Mais do que mostrar o que fazem, devem ser transparentes sobre como fazem. O objetivo é tornar a cultura organizacional tão parte da identidade da marca quanto o discurso publicitário em torno dela.

4. Colaborar com outros negócios

Concorrentes, sim. Inimigos, jamais. Outro importante aprendizado da pandemia é que momentos de incerteza ou de crise exigem cooperação para que todos possam superar os desafios da melhor forma possível. Segundo David Mattin, isso é esperado e apoiado pelo consumidor.

Sob o aspecto de ESG, as empresas podem colaborar para enfrentar problemas sociais e ajudar na preservação do meio ambiente.

Leia também: Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

5. Investir na comunicação da marca

Marcas fortes resistem melhor à crise porque, diante das incertezas do mercado, o consumidor se volta às escolhas de confiança, aos nomes consagrados. De acordo com a Kantar, elas também se recuperam mais rápido.

Então, como ter uma marca forte? Aqui no blog já mostramos o caminho: investindo na comunicação.

Ter uma estratégia de longo prazo coloca sua empresa à frente nos momentos desafiadores. E, se esses momentos chegarem, é preciso continuar anunciando para não perder espaço na mente e no coração do consumidor.

Veja como é fácil começar a anunciar em Santa Catarina fazendo uma simulação de campanha com a NSC.

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