O marketing de conteúdo é uma excelente forma de conferir autoridade à marca em sua área de atuação. Além de uma vantagem competitiva, também pode trazer resultados mensuráveis ao negócio, como atrair leads e vender mais.
No entanto, o marketing de conteúdo não é uma corrida de 100 metros que se ganha em um esforço momentâneo. É uma maratona. Tenha isso em mente se está planejando começar um blogue ou outro projeto nesse sentido.
Os ótimos resultados que uma estratégia de content marketing pode alcançar levam tempo para aparecer. Ainda assim, é possível acelerar algumas etapas e começar a gerar retorno no curto prazo. Descubra a seguir.
O desafio da produção de conteúdo
Muito antes de colher os frutos do marketing de conteúdo, é preciso semear o trabalho. Isso, por si só, toma mais tempo do que muitas equipes imaginam.
Criar e manter um blog próprio envolve diversas funções e horas de dedicação por semana.
De acordo com uma pesquisa da Orbit Media, atualmente cada artigo de blog demora quase quatro horas para ser escrito, 63% de tempo a mais do que demorava em 2014. Afinal, com a disseminação do marketing de conteúdo, a exigência do público aumentou em relação a ele com o passar dos anos.
Agora multiplique essas quatro horas por uma frequência de publicação de três a quatro vezes por semana para gerar tráfego orgânico em um pequeno blog, ou de uma a duas vezes por semana apenas para aumentar o reconhecimento da marca, como recomenda a HubSpot. Isso sem contar as etapas de planejamento, pesquisa de palavras-chave, compartilhamento nas redes sociais etc.
Temos o equivalente a alguns dias da semana destinados somente à produção de conteúdo. Além disso, de acordo com a pesquisa “O status do Marketing B2B no Brasil”, da Intelligenzia, a maioria das organizações trabalham com equipes pequenas de marketing. No caso do B2B, 76,3% dos times são formados por até cinco pessoas.
A terceirização dessa tarefa é a solução que muitas empresas encontram para acelerar a produção de conteúdo. Para isso, é importante encontrar um parceiro que entenda de fato como posicionar seu negócio na internet e agregue valor à sua comunicação, como o Estúdio NSC Branded Content.
Esta é uma tendência de marketing para o futuro: concentrar o time interno no core business e nas estratégias centrais de comunicação e vendas, deixando a execução a parceiros especializados em cada meio.
Leia também: Como o conteúdo patrocinado ajuda a vender mais
Período de indexação e ranqueamento no Google
Se você está começando um projeto de blogue agora, essas horas de produção ainda serão pouco perto da espera para o conteúdo aparecer no Google. Esse período pode levar semanas.
Mesmo que a indexação seja rápida, nada garante que seus conteúdos estarão no topo das páginas de resultado de busca, ou SERPs. Adotar as boas práticas de SEO é fundamental para atingir esse objetivo, mas um blogue novo ou pequeno terá uma grande concorrência pela frente.
Agora, como alguns sites conseguem aparecer no Google quase que instantaneamente?
Veja os conteúdos do NSC Total, por exemplo. As notícias não apenas surgem nas buscas logo que são publicadas, como se veem entre os principais resultados.
Isso é possível pela forma como o algoritmo do buscador privilegia portais como o NSC Total. Sendo um veículo confiável de jornalismo e tendo um domínio forte, o maior site de notícias de Santa Catarina ganha destaque imediato.
Para os anunciantes, isso é ótimo, porque o NSC Total e demais veículos on-line da NSC atuam como publishers de conteúdo patrocinado. Isto é, além das notícias, veiculam conteúdos das marcas, que também ganham um posicionamento privilegiado em buscas na internet.
Leia também: Entenda como a distribuição de conteúdo impacta sua estratégia de SEO
Tempo necessário para ter resultado com marketing de conteúdo
Você verá muitas pesquisas, infográficos e compilações de dados falando sobre como o marketing de conteúdo pode atrair mais leads, aumentar as vendas etc.
Isso é verdade. O marketing de conteúdo realmente traz muitas vantagens para seu negócio. Mas há um detalhe nesse tipo de informação que pode não ficar claro em um primeiro momento.
Se a sua empresa começar um blog agora, por exemplo, o resultado esperado com a estratégia de content marketing não virá logo no mês seguinte. A Fractl recomenda uma espera de no mínimo seis meses, enquanto o Weidert Group sugere que somente após um ano haverá um maior retorno em tráfego e conversão de leads.
Isso pode tornar o investimento em marketing de conteúdo mais difícil de justificar dentro de uma empresa. Serão meses de trabalho, publicando vários artigos por semana, até os resultados fazerem os olhos brilhar.
Então, como é possível ter algum retorno mais rapidamente? A resposta está no conteúdo patrocinado.
Aí entra a NSC, em especial o Estúdio NSC Branded Content. Ele acelera seu marketing de conteúdo na prática, destacando conteúdos da sua marca em veículos com milhões de visualizações de páginas por mês, como NSC Total, G1 SC, GE SC e Gshow SC, conforme sua segmentação de público.
O estúdio é uma solução completa para sua empresa. Primeiro, porque resolve a produção com qualidade e eficiência sem demandar mais trabalho da sua equipe. Em segundo lugar, contribui para sua estratégia de SEO e dá destaque instantâneo a conteúdos da marca na internet, mesmo que sua presença on-line ainda esteja no início. Por fim, é capaz de trazer resultados no curto prazo.
Veja o exemplo da Senior Sistemas, que incluiu conteúdos nos portais NSC Total e G1 para o lançamento de uma solução digital em finanças. Em questão de seis meses, a empresa conquistou mais de 200 mil novos usuários.
Temos também o case de sucesso da Auten Energy, que apareceu nos canais do Tech SC dentro de NSC Total e G1. De acordo com Alex Lacativa, sócio-diretor da Auten, os resultados foram impressionantes.
— Tivemos uma procura gigante nas nossas redes. Chegamos a avaliar um aumento de mais 300% das nossas redes e leads interessados! — ele comenta.
Mais do que leads, o conteúdo tem aberto portas para o crescimento da Auten. Para uma marca, há um peso muito maior quando uma fonte confiável como a NSC fala sobre ela, do que se ela mesma falasse sobre si. Esta talvez seja a maior contribuição da NSC para seu marketing de conteúdo: validar sua mensagem junto ao público.
— Serviu para nos aproximar de grandes redes de restaurantes, mercados e pequenas indústrias. Hoje usamos o link para validar nossa solução entre os clientes ressabiados — revela o empreendedor.
Para conhecer outros resultados impressionantes e rápidos que você pode alcançar com marketing de conteúdo, confira o Portfólio do Estúdio NSC Branded Content. Se preferir, mande uma mensagem por WhatsApp para (48) 99188-5651 ou ligue no (48) 3216-3216 e tire suas dúvidas de como podemos ajudar nos seus objetivos.