O prêmio Top of Mind completou sua 25ª edição em uma noite inesquecível para o empreendedorismo de Santa Catarina. A cerimônia, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), homenageou na noite dessa quinta-feira, 4 de julho, as marcas mais lembradas pelos catarinenses nos segmentos da indústria, comércio e serviços.
Ao todo, foram premiadas 65 empresas, em 43 categorias gerais e por segmento, distribuídas ainda entre Top População (com dados do público geral) e Top Executivos (apenas líderes empresariais). Os vencedores são resultado da pesquisa do Instituto Mapa, parceiro da NSC Comunicação na realização do evento desde a 1ª edição. Foram ouvidas opiniões de mil consumidores e 150 executivos dos 30 municípios mais populosos do Estado para chegar à concorrida lista final.
A apresentação ficou por conta de EdSoul e Mayara Vieira, comunicadores da NSC, que revelaram os nomes mais lembrados do empreendedorismo catarinense de 2019 para o público de autoridades, empresários, executivos e formadores de opinião presente no evento. Além da entrega dos prêmios, foram homenageadas personalidades de Santa Catarina e duas empresas que fazem história no Top of Mind.
O portal Negócios SC apoia o desenvolvimento do mercado catarinense e patrocina esta premiação das marcas mais memoráveis do Estado.
Leia também: Reconhecimento de marca: como mensurar seu sucesso?
Destaques do Top of Mind 2019
Em sua fala no evento, o diretor-geral de Mercado da NSC, Adriano Araldi, ressaltou que vencer o Top Of Mind não é tarefa simples. Afinal, para conquistar a mente do consumidor, é preciso ter produtos de qualidade e garantir a satisfação do público. E mais: são necessárias estratégias de comunicação bem definidas e um ótimo relacionamento de ponta a ponta.
Duas marcas catarinenses que se destacam nesses quesitos são a Koerich, que levou prêmios nas categorias “Grupo familiar destaque catarinense” e “Loja de eletrodomésticos: Grande Florianópolis”, e Angeloni, premiada na categoria “Supermercado”. Ambas estão presentes no Top of Mind desde a primeira edição e foram homenageadas neste ano por alcançarem esse grande feito.
Em vídeo exibido durante a cerimônia, clientes das duas empresas deram depoimentos de sua relação com elas e como estas transformaram suas vidas.
Mário Neves, presidente da NSC, subiu ao palco para homenagear também as duas personalidades mais lembradas da indústria e do comércio em Santa Catarina. Harry Schmelzer Jr., da WEG, representado na ocasião por Hilton José da Veiga Faria, levou o prêmio de destaque na indústria. Já o do comércio foi recebido por Luciano Hang, da Havan.
Nas categorias gerais, os executivos ouvidos na pesquisa ainda destacaram a Engie pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental, e o Instituto Guga Kuerten por sua responsabilidade social e projetos sociais.
Confira a relação completa dos premiados do Top of Mind 2019.
Conexão entre as marcas e o público
Hoje vivemos em meio a uma cultura de dados e acompanhar a transformação digital, tema do Top of Mind deste ano, é imprescindível para as marcas. Aquelas que conseguirem se adaptar rapidamente às novas tecnologias para ter um maior conhecimento do público-alvo e fortalecer o relacionamento com ele continuarão relevantes.
Como diz a expressão popular, “conhecimento é poder”. No caso, conhecer a própria audiência é poder interagir melhor com ela, entregando conteúdos como, quando e onde ela prefere. E é também conhecer os meios e veículos de comunicação que de fato contribuem para construir uma marca forte e memorável.
— Para ficar na memória do público, é necessário ter estratégias de comunicação integradas, com ações convergentes, em diferentes frentes e relacionadas a conteúdos de interesse da audiência. Quem quer aproximar sua marca dos seus públicos deve considerar que, em qualquer plataforma, a credibilidade é uma das principais fortalezas — salienta Adriano Araldi.
O prêmio Top of Mind é o merecido reconhecimento às marcas que prezam pela excelência tanto nos produtos e serviços que oferecem quanto na relação que estabelece nas mídias essenciais, nas redes sociais e em cada campanha. Além disso, a criteriosa pesquisa feita pelo Instituto Mapa, nessa bem-sucedida parceria com a NSC, e os 25 anos de tradição em homenagear os destaques empresariais do Estado conferem um prestígio ainda maior aos vencedores.
Afinal, ser Top of Mind é sinônimo de ter uma forte e valiosa conexão com o público.
Saiba mais sobre o prêmio e as marcas vencedoras
Quer entender melhor o que faz uma marca ser a mais lembrada e como as empresas premiadas em 2019 chegaram a esse patamar?
O caderno especial do Top of Mind é uma fonte de aprendizado para empreendedores da indústria, comércio e serviços. Ali estão as lições das marcas memoráveis de Santa Catarina para colocar em prática no seu negócio e conquistar cada vez mais a mente do público.