Conheça os hábitos do consumidor no mercado de delivery

14/04/2023

Inovação

Conheça os hábitos do consumidor no mercado de delivery

Durante a pandemia de Covid-19, presenciamos o rápido crescimento de muitos serviços digitais, entre eles o de delivery de alimentos. Em 2021, por exemplo, esse mercado movimentou R$ 40,5 bilhões em gastos pelos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela GS&NPD em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

As entregas em casa também ganharam espaço no serviço de alimentação como um todo no País. Enquanto em 2019 elas representavam 9% do tráfego de restaurantes, em 2022 essa participação subiu para 16%. Tanto que o delivery de alimentos já é o segundo maior gasto de casais jovens no Brasil, somente atrás dos custos de moradia, como aponta um estudo da fintech Noh.

Agora em 2023, o segmento deve continuar crescendo, perto de 7,5%, ainda de acordo com o IFB. Então, vale conhecer o comportamento desse consumidor para saber como se destacar no mercado de delivery.

Acompanhe os dados que selecionamos para aprofundar o assunto!

O mercado de delivery de alimentos no Brasil

O serviço de alimentação no País — ou foodservice, como é conhecido no setor — ainda luta para recuperar-se das perdas dos últimos anos. Apesar do gasto 1% maior com alimentação fora de casa, na comparação entre 2019 e 2022, o número de visitas é 20% menor nesse mesmo período de análise.

Os dados estão na pesquisa “CREST Brasil: As Transformações do Foodservice”, publicada pelo Instituto Foodservice Brasil.

Enquanto isso, como já destacamos, a participação do mercado de delivery de alimentos cresceu sete pontos percentuais. Inclusive, o número de pedidos via aplicativo mais que dobrou de 2019 a 2022: dos 403 milhões de pedidos por ano, chegamos à marca de 816 milhões de pedidos.

Em relação a 2016, as solicitações realizadas exclusivamente por aplicativos de entrega tiveram alta de mais de 1.000%. Sem dúvida, esse mercado tem sido cada vez mais importante para o serviço de alimentação no Brasil. Daí a importância de entender o comportamento do consumidor que compra via delivery.

Leia também: O que aconteceu com as vendas do e-commerce no Brasil?

Brasileiros continuam buscando a praticidade do delivery de alimentos. (Foto via Freepik)

Hábitos do consumidor de delivery de alimentos

Quem nos permite compreender melhor os hábitos desse consumidor é a Opinion Box, com a Pesquisa Delivery, de março de 2023.

Em mais de 2.000 entrevistas on-line, 47% das pessoas afirmaram pedir delivery ao menos uma vez por semana. Mais ainda, 18% delas fazem pedidos de duas a três vezes semanais.

Esse número é ainda maior do que o anteriormente revelado pelo estudo “Dining Out, At Home – How meal delivery is transforming Foodservice”, da Kantar. Nele, 28% dos entrevistados no Brasil disseram pedir a entrega de alimentos semanalmente.

De acordo com a Opinion Box, o consumidor de delivery encontra-se sobretudo na faixa de gasto de até R$ 100 por mês, em média. Nesse grupo estão 44% dos indivíduos.

Entretanto, mais de um quinto do público (22%) chega a gastar mais de R$ 200 mensalmente com aplicativos de entrega.

A principal razão para isso é a facilidade de não ter de sair de casa. Em seguida, está a possibilidade de provar alimentos que a pessoa não sabe preparar ou nunca experimentou.

O ato de pedir delivery, portanto, é uma espécie de evento especial. É uma diversificação da rotina. Não à toa, sexta-feira, sábado e domingo são os dias em que os brasileiros conectados mais costumam fazer esse tipo de compra.

Tal comportamento não deve recuar. Comparado com os 12 meses anteriores à pesquisa, 73% dos entrevistados mantiveram ou aumentaram o consumo de delivery. Além disso, para os 12 meses seguintes, 84% pretendiam manter ou aumentar a frequência de pedidos. Esse dado reforça a expectativa do IFB sobre o crescimento do mercado de delivery no Brasil em 2023.

Leia também: Acesso à internet no Brasil cresceu 17% entre 2019 e 2023

Como usar o delivery para destacar seu bar ou restaurante

Quer ter sucesso com um serviço de delivery para bar ou restaurante? Então, a melhor estratégia que você pode ter é oferecer uma excelente experiência dia após dia.

Isso porque pelo menos 52% dos consumidores já desistiram de comprar em restaurantes ou lojas com avaliações negativas nos aplicativos de entrega. E 65% das pessoas gostam de avaliar as compras, sejam experiências boas, sejam ruins.

Mas existem outros caminhos para conquistar novos consumidores, sendo um deles oferecer entregas grátis. Esse é o principal motivo de os brasileiros escolherem um aplicativo de delivery, segundo a Opinion Box.

Inclusive, esse comportamento não está restrito ao delivery de alimentos prontos. Como destaca a NielsenIQ Ebit, na 47ª edição do estudo Webshoppers, a maior motivação para compra via aplicativos de supermercado está no frete grátis.

Para completar, a NSC ainda pode ajudar no que diz respeito à divulgação de um serviço de entrega. Quer saber como? Descubra agora as soluções em comunicação da NSC para gastronomia.

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