A rádio é essencial no cotidiano de 87% dos catarinenses, de acordo com uma uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT). Em Santa Catarina, quatro em cada dez pessoas (43%) ainda revelam ouvir o meio todos os dias. Isso equivale a um grupo de mais de 3 milhões de habitantes no Estado.
Em termos de alcance e visibilidade para a marca, então a rádio é um dos meios mais interessantes. No entanto, assim como um anúncio de televisão, o comercial de rádio deve seguir algumas boas práticas para que traga bons resultados com a comunicação.
Com isso em mente, veja a seguir mais dados sobre a importância de anunciar na rádio e dicas para fazer um comercial de sucesso.
Anunciar na rádio pode aumentar as vendas
Existem muitos bons motivos para anunciar na rádio. Entre eles, podemos destacar o fato de ser um investimento bastante acessível para o alcance que ela oferece, o efeito de aproximação da marca com os ouvintes ou até o impacto no meio digital, a exemplo do case de sucesso da Floripa Lançamentos.
Mas também podemos ir direto ao ponto: anunciar na rádio pode aumentar as vendas. A mesma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra que 40% dos ouvintes catarinenses já pesquisaram ou compraram algum produto anunciado no meio.
Um número ainda maior de pessoas em Santa Catarina lembram-se dos comerciais ouvidos. Quase nove em cada dez indivíduos (89%) têm lembrança de algum comercial de rádio que ouviu nos últimos 30 dias.
Isso acontece porque a rádio não se trata apenas de uma mídia popular. Ela é, acima de tudo, uma mídia de confiança. Tanto que 75% dos ouvintes no Estado confiam igualmente nos comerciais durante a programação.
Portanto, é essencial estar presente nas emissoras com maior afinidade com o público-alvo. Afinal, o intervalo da rádio é uma poderosa vitrine comercial para os negócios.
Leia também: Pesquisa mostra a força da rádio em Santa Catarina
Como criar um bom texto de comercial de rádio?
Um bom texto de rádio começa, na verdade, com uma boa estratégia para o comercial. Saber quem é o público-alvo do spot, durante quais programas ele será veiculado e qual é o tempo ideal para se transmitir a mensagem é fundamental para o correto direcionamento da criação.
Por exemplo, conhecendo-se bem o público-alvo e o conteúdo dos programas em volta, pode-se ajustar melhor o tom do anúncio. É importante pensar que a experiência com a publicidade não pode destoar da programação em si, por isso deve haver uma harmonia entre programas e comerciais de rádio.
Já o tempo do anúncio está relacionado às possibilidades criativas. No caso de um comercial de rádio de 10 ou 15 segundos, talvez não seja a ideia mais adequada criar um jingle, porque não há tempo suficiente para desenvolver uma música memorável. Por outro lado, spots de 30, 45, 60, 90 e até 120 segundos, embora deem mais flexibilidade para o texto, exigem mais recursos criativos para reter a atenção do público.
A partir dessas considerações iniciais, acompanhe as dicas para criar um bom texto de comercial de rádio.
Leia também: O segredo para fazer um spot de rádio (com exemplos)
Dicas para fazer seu comercial de rádio
1. Encontre o tom adequado
Entenda-se aqui o tom tanto do texto quanto da locução. A escolha das palavras — descontraídas, neutras ou mais formais — e das vozes para narrá-las será a representação da personalidade da marca na rádio. Isso é fundamental para que o anúncio ressoe com o público-alvo.
2. Dedique-se aos primeiros cinco segundos
O ouvinte decidirá em pouquíssimo tempo se vai prestar atenção ao comercial de rádio ou não. Então, comece com um gancho para mantê-lo interessado. A dica é abrir o anúncio com uma pergunta que fale diretamente com o ouvinte, ou relatar um problema comum à audiência que o produto ou serviço pode resolver. Ainda, uma terceira opção é iniciar com um elemento inesperado, como um som diferente e chamativo.
3. Desenvolva a ideia, mas não exagere
O meio do spot é onde o texto vai abordar mais detidamente o produto ou serviço. Porém, foque nas informações essenciais. Quanto mais se diz, menos detalhes o ouvinte vai lembrar de fato. Além disso, os locutores precisam de tempo para falar as palavras de forma que o público as compreenda. Para facilitar, use um cronômetro de texto e deixe alguns segundos de folga para uma boa atuação das vozes do anúncio.
4. Finalize com uma chamada para ação
Esta parte é simples: se a marca deseja que o consumidor responda ao anúncio, precisa indicar qual é a ação esperada dele. Em outras palavras, é o momento de indicar o que o ouvinte deve fazer para aproveitar o que foi anunciado. Aqui também evite exagerar — quanto mais direto, melhor.
5. Aposte na criatividade
Seja curto, seja longo, todo comercial de rádio deve criar um cenário auditivo para envolver o público. Pode ser um locutor falando com a audiência, um diálogo entre dois personagens, um jingle etc. Mas, independentemente do formato, a criatividade é o que o destacará entre os demais anúncios.
A criatividade, inclusive, é o que permite quebrar certas práticas comuns. Por exemplo, o famoso jingle do Guaraná Antarctica “Pipoca na panela, começa a rebentar” não termina com uma chamada para ação, porque todos os elementos sensoriais do texto — “que sede que dá” — cumprem esse papel.
Ou seja, criar um bom texto de comercial de rádio não é exatamente como seguir uma cartilha. Existem sim boas práticas, mas acima de tudo deve prevalecer a criatividade.
Agora, para saber como anunciar na rádio em Santa Catarina, veja a tabela das emissoras da NSC.