O primeiro semestre de 2023 foi repleto de temas relevantes no Negócios SC. Falamos do mercado catarinense, da economia, de estratégias de comunicação e dos estudos e pesquisas que saíram nesse período.
Para você não se perder no meio de tantos assuntos, destacamos os dez principais temas deste ano até aqui. Veja a lista!
Os 10 principais temas do primeiro semestre de 2023
1. Economia em alta
As notícias da economia brasileira foram muito bem-vindas neste primeiro semestre de 2023. O emprego ficou estável, a inflação caiu além de toda expectativa e a confiança do consumidor aproxima-se dos patamares pré-pandemia.
Com isso, os impactos da economia no varejo foram bastante positivos nesse começo do ano.
Aqui em Santa Catarina, inclusive, a intenção de consumo de junho foi a maior desde o início da pandemia. A avaliação da Fecomércio SC finalmente coloca o consumidor catarinense no patamar de otimismo.
Além disso, a expectativa de redução de juros e da renegociação das dívidas das famílias no segundo semestre são outros bons sinais para os negócios em 2023.
Leia: Intenção de consumo em Santa Catarina é a maior desde 2020
2. A renda dos municípios catarinenses
Também na economia, um dos artigos mais lidos do Negócios SC em 2023 trouxe a renda média dos municípios catarinenses.
Com base no estudo “Mapa da Riqueza no Brasil”, da FGV Social, apontamos os valores e a desigualdade de renda em Santa Catarina. Por exemplo, você sabia que o município com maior renda média no Estado tem um valor mais de duas vezes superior ao do décimo lugar? Ou que há cidades catarinenses com renda média abaixo de R$ 300 mensais?
O assunto deu muito o que falar e vale a leitura!
Leia: Conheça os 10 municípios de SC com maior renda média
3. E-commerce em queda?
A jornada de compra digital e o e-commerce sempre estão entre os principais temas do Negócios SC. Então, se você está acompanhando as novidades do setor por aqui, os últimos resultados do comércio eletrônico no Brasil não são qualquer surpresa.
Apesar da queda das vendas na última Black Friday e do crescimento em todo 2022 aquém dos anos anteriores, o desempenho do e-commerce continua positivo. De acordo com a NielsenIQ Ebit, tanto o número de usuários quanto o número de pedidos cresceram no último ano.
Leia: O que aconteceu com as vendas do e-commerce no Brasil?
4. De olho nas datas comemorativas
Falando em e-commerce, as datas comemorativas que movimentam o varejo estão entre os principais temas do primeiro semestre.
Olhando em retrospecto, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados tiveram ótimos resultados. O faturamento e o valor do ticket médio surpreenderam, segundo a Fecomércio SC.
Mas estamos sempre de olho no futuro e já revelamos as expectativas para a próxima data importante do calendário do comércio.
Leia: Dados importantes para as vendas no Dia dos Pais 2023
5. Faça sua franquia crescer
O modelo de franquias tem se revelado um ótimo negócio no Brasil. Só no primeiro trimestre de 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o faturamento do setor aumentou 17,2% frente ao mesmo período do ano anterior.
O número de operações também cresceu 5% nesse intervalo, com projeção de alta na casa dos 10% em todo 2023.
Então, se você deseja montar uma franquia ou conquistar novos investidores, vale acompanhar as dicas que preparamos.
Leia: Quer saber como ampliar sua franquia? Veja estas 5 dicas
6. Uma série feita para você
Os episódios da série “No Alvo do Empreendedorismo” estão chegando ao fim agora em julho, mas você ainda pode acompanhar tudo pelo Globoplay.
A produção exibida durante o Bom Dia Santa Catarina, na NSC TV, trouxe histórias reais de três empresas catarinenses e revelou os desafios que elas encontram. Mas, a cada novo episódio, especialistas do Negócios SC ajudaram a identificar os gargalos e mostraram como é possível resolvê-los.
Os ensinamentos valem também para você que está assistindo, podendo aplicá-los para o crescimento da própria empresa.
Leia: Conheça as empresas da série “No Alvo do Empreendedorismo”
7. Inteligência artificial no dia a dia
Novas ferramentas estão aproximando a inteligência artificial dos pequenos negócios. Hoje, qualquer pessoa pode usar uma tecnologia como o ChatGPT, que causou furor no primeiro semestre de 2023, ou o recém-lançado Bard, do Google.
Mas existem muitas outras possibilidades de IA para você aproveitar na sua empresa. Há ferramentas de gestão, de atendimento ao público e até de criação de imagens. Elas podem otimizar seu dia a dia de maneiras que nem imagina!
Leia: 7 ferramentas de inteligência artificial para marketing
8. Por que publicidade?
Todo empreendedor, em certa medida, sabe que precisa anunciar. Mas esse entendimento às vezes não é muito claro, o que pode levar a cortes no investimento ou períodos de ausência na mídia por razões diversas.
Por outro lado, quanto mais se entende o papel da publicidade na vida do brasileiro, mais se percebe como essa deve ser uma prioridade absoluta dos negócios.
Pensando nisso, destacamos novos dados de uma pesquisa da Kantar IBOPE Media sobre o poder da publicidade em Santa Catarina. Eles são uma grande defesa do investimento na comunicação da marca e você não pode perder esse conteúdo.
Leia: Descubra todo o poder da publicidade em Santa Catarina
9. Os meios de comunicação certos para seu negócio
Depois do porquê, precisamos responder a próxima questão: onde anunciar?
É por isso que o Negócios SC está sempre acompanhando os estudos e pesquisas mais recentes sobre os meios de comunicação, para indicar as melhores estratégias para sua empresa alcançar o público certo e vender mais.
No primeiro semestre de 2023, trouxemos temas relacionados ao investimento em publicidade digital, ao alcance da rádio e ao consumo de televisão no Brasil. Mas acreditamos que os melhores conteúdos são aqueles que ajudam você a tirar a estratégia do papel. E, para isso, a NSC tem uma ótima solução.
Leia: Descubra 3 vantagens de anunciar na TV com o Vídeo Express
10. Estratégia de comunicação 360°
A verdade é que uma única mídia não será suficiente para obter os melhores resultados com a publicidade. O melhor é diversificar os canais e ampliar a presença da marca, em uma estratégia que chamamos de comunicação 360°.
Todas as maiores marcas do Brasil adotam esse modelo e você deveria seguir a lição delas no seu negócio.
Ainda na dúvida? Um estudo que destacamos no primeiro semestre de 2023 pode mostrar por que divulgar mais mídias é uma estratégia melhor para suas vendas.
Leia: Estudo comprova: comunicação multiplataforma dá resultado
Descubra como anunciar em Santa Catarina
Se já está por dentro de todas as novidades e quer colocar em prática o que aprendeu, aproveite agora o Simulador de Campanha do Negócios SC e deixe a ferramenta ajudar na sua estratégia de mídia.