O modelo de empresa familiar é a base do empreendedorismo. Historicamente, filhos seguiam a profissão dos pais para dar continuidade aos negócios, fazendo a reputação do nome crescer a cada geração.
Foi assim que a empresa japonesa Kongō Gumi sobreviveu por incríveis 1.428 anos, de 578 a 2006, atravessando 40 gerações. Enquanto isso, no Brasil de hoje, muitos empreendimentos não passam da segunda geração.
Segundo dados do IBGE e do Sebrae, as empresas familiares representam 90% dos negócios no País, geram 65% do PIB brasileiro e empregam 75% dos trabalhadores em território nacional. Elas também possuem uma relação diferenciada com o consumidor.
Veja então com o Negócios SC mais detalhes desse mercado de negócios familiares, os desafios que enfrentam, as vantagens desse modelo de gestão e como a NSC pode ajudar.
Os desafios da empresa familiar
Na empresa familiar há uma conexão entre duas organizações com estruturas próprias: o negócio e a família. Contudo, a fronteira entre uma e outra esfera pode não ser muito clara. Como aponta o Sebrae, isso leva a uma “dificuldade para separar a parte emocional e intuitiva da racional”.
Além disso, os laços afetivos influenciam comportamentos, relações e decisões nos negócios em família.
Então, é comum haver divergências e conflitos. De acordo com uma pesquisa da PwC, apenas 16% dos entrevistados no Brasil nunca tiveram uma discordância na empresa familiar.
Desenvolver políticas claras para lidar com esse tipo de situação deve ser uma prioridade de tais negócios. Apenas 17% desse público tem um sistema de resolução de conflitos e cerca de um quinto não possui mecanismos formais para lidar com áreas de impasse.
Algumas situações bastante sujeitas a atritos incluem:
- Quem pode entrar na empresa?
- Quais são as condições para entrar na empresa?
- Como será a avaliação do desempenho e a remuneração?
- Como será o processo de transição da gestão?
Já que existem empresas familiares de todos os tamanhos e setores, elas também podem enfrentar desafios específicos. Um pequeno comércio ou uma lanchonete, por exemplo, tende a empregar quem estiver disponível para a tarefa. Já um negócio do porte do Grupo Koch ou do Koerich precisa ter muito bem definido o perfil de profissional habilitado para ocupar cargos de liderança, pois a responsabilidade é proporcionalmente maior.
Ainda segundo a PwC, 80% dos entrevistados desejam criar um legado para a empresa familiar. Por isso, jamais se deve confundir o trabalho em família com amadorismo. É preciso aprender com conteúdos e cursos a executar cada papel da melhor forma, visando à excelência operacional. Mentorias são outra boa ideia para quem busca os melhores resultados empresariais.
Leia também: Veja os principais desafios de micro e pequenas empresas
Vantagens de um negócio com gestão familiar
Nem tudo são conflitos e desafios. As empresas familiares também apresentam algumas vantagens, como o acesso a recursos financeiros dentro da própria família e a maior confiança entre os envolvidos.
Inclusive, na hora de criar uma startup, muitos empreendedores recorrem a familiares para evitar os juros de instituições financeiras.
Entretanto, as maiores vantagens de um negócio com gestão familiar estão relacionadas ao público consumidor. De acordo com a pesquisa Trust Barometer 2023, realizada pela Edelman, as empresas familiares são vistas como as mais confiáveis pelos brasileiros. Enquanto 67% dos entrevistados confiam nos empreendimentos que seguem tal modelo, o índice cai para 55% nas empresas de capital aberto.
Outro ponto positivo dos negócios em família é a maior facilidade para desenvolver o storytelling da marca. Ou seja, de contar uma história que se conecte emocionalmente com o público.
O elemento familiar é facilmente identificável pelo público, o que aumenta o senso de proximidade e facilita a conexão. No entanto, há uma grande lacuna na comunicação das marcas. Como reflete María Cura, uma das autoras do estudo Empresa familiar: da credibilidade à relevância: “Muitos dos consumidores não estão cientes de que os produtos e serviços que compram vêm de empresas familiares, e mais ainda quando se trata das novas gerações”.
Esse é um aspecto que pode e deve ser explorado na comunicação da empresa familiar. Somente a maior confiança do público já seria motivo suficiente, capaz de impulsionar as vendas.
Leia também: Conheça as empresas da série “No Alvo do Empreendedorismo”
Soluções da NSC para a comunicação da empresa familiar
O modelo de empresa familiar traz consigo histórias muito ricas em detalhes, que não cabem em um único anúncio ou publicação nas redes sociais. É preciso ter espaço para desenvolver a mensagem e experiência para contá-la de uma maneira envolvente.
É por isso que a melhor escolha para a comunicação da sua marca em Santa Catarina está na NSC. São mais de 70 formatos disponíveis para impactar o consumidor, que vão muito além do intervalo comercial. Tais soluções incluem:
- podcasts para contar sua história;
- conteúdo com influenciadores nas redes sociais;
- uma plataforma multimídia para distribuir sua mensagem;
- uma equipe especializada em criação de conteúdo para marcas;
- opções de marketing de experiência;
- eventos para inserir seu negócio;
- e muito mais!
Além disso, é muito fácil criar anúncios e anunciar com a NSC. Você pode fazer tudo pelo Simulador de Campanha, uma ferramenta tão útil que será como um novo membro da família. Faça uma simulação gratuita da sua comunicação!