Chegamos a um estágio bastante avançado do marketing em que é possível fazer a segmentação da publicidade em níveis cada vez mais precisos. No entanto, quanto mais segmentada uma campanha, menor será o alcance dos anúncios.
Nesse contexto, é preciso saber quando é melhor afunilar a comunicação e quando é melhor falar com o maior número de pessoas. Ou seja, escolher entre reduzir e aumentar o alcance da marca.
Em marketing, alcance significa o número de pessoas que tiveram contato com um anúncio em determinado período de tempo. A importância disso não pode ser subestimada, já que pesquisas mostram uma relação direta com o crescimento das vendas.
Mas alcançar um público maior implica um investimento proporcional, na maior parte dos casos. Aí entra a rádio como uma alternativa para aumentar o alcance dos anúncios com um excelente custo-benefício, acessível até mesmo para empresas de pequeno porte. Saiba mais a seguir!
Por que o alcance dos anúncios é importante?
Existem diversas ocasiões em que uma marca pode preferir aumentar o alcance dos anúncios em vez da super-segmentação:
- quando a marca ainda é nova;
- no lançamento de produtos ou serviços;
- o produto ou serviço atende a um grande público;
- quando a estratégia de segmentação não funciona;
- para conquistar um maior espaço no mercado;
- e, acima de tudo, para impactar um maior número de consumidores.
Uma pesquisa do Facebook mostra que aumentar o alcance dos anúncios pode gerar uma taxa de resposta um pouco menor. Contudo, como a audiência é maior, a quantidade final de clientes será mais expressiva. Isso pode ser ótimo para negócios que precisem de maior escala nas vendas.
Inclusive, foi registrado que as empresas com maior foco em alcance da comunicação atraíram um número de clientes três vezes maior.
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A diferença entre alcance dos anúncios X alcance da mídia X impressões
Vale observar que o alcance dos anúncios é uma métrica diferente do alcance da mídia e também das impressões.
Sobre o primeiro caso, vamos usar o exemplo da rádio Atlântida em Santa Catarina. Só na Grande Florianópolis, ela alcança mais de 223 mil ouvintes por mês, de acordo com os dados da Kantar IBOPE Media.
Porém, veicular um único comercial na rádio não garante que o negócio impactará essas mais de 223 mil pessoas, que estão espalhadas ao longo do mês. Para ter o alcance dos anúncios o mais próximo possível do alcance da mídia, então é necessário aumentar a frequência da veiculação da publicidade.
Já o número de impressões representa quantas vezes o anúncio foi visto ou ouvido, independentemente da quantidade de indivíduos. É por isso que, nos relatórios de marketing, o número de impressões costuma ser maior que o total efetivo do alcance. Nesse caso, o mesmo anúncio está aparecendo repetidas vezes para determinado grupo de consumidores, o que é ótimo.
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Outros fatores essenciais para o sucesso da comunicação
É claro, o alcance sozinho não é o único fator determinante para o sucesso de uma campanha. Podemos citar pelo menos cinco outros elementos que, ao lado do alcance dos anúncios, contribuirão para sua empresa ter melhores resultados na comunicação.
Afinidade
Mesmo ao divulgar para um público maior, ainda é preciso buscar certa afinidade de audiência.
Digamos que seu público-alvo seja o de consumidores acima de 45 anos. Então, você percebe que o TikTok é uma plataforma com uma audiência cada vez maior e decide anunciar na rede social. Mas será essa uma boa escolha, considerando que apenas 13,5% dos usuários estão na faixa etária desejada?
A resposta é: provavelmente não. Amplie o alcance sem perder de vista a proximidade com o consumidor ideal.
Credibilidade
Um fator indispensável para o sucesso da comunicação é a credibilidade do veículo. Mídias mais confiáveis agregam valor à mensagem e despertam maior atenção do público.
Em relação à rádio, uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) mostrou que 75% dos catarinenses confiam em comerciais ouvidos nesse meio.
Frequência
Como abordamos acima, a frequência é fundamental para que o alcance dos anúncios seja o mais próximo possível do alcance da mídia. Além disso, os consumidores precisam de reforços constantes para gravar sua marca na memória e tê-la em mente na hora de tomar a decisão de compra.
Custo
O custo de determinada mídia afeta sua capacidade de veicular a publicidade com maior frequência ou por um período mais longo de tempo. Portanto, esse é um fator que deve ser levado em conta no planejamento.
Ação
Para completar, o sucesso da comunicação depende da capacidade de uma mídia gerar ações concretas. Nesse sentido, a Kantar IBOPE Media revela que 40% dos ouvintes em Santa Catarina já pesquisaram ou compraram algum produto depois de ouvir o anúncio de rádio.
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Como a rádio pode aumentar o alcance dos anúncios?
Até aqui, já abordamos muitas vantagens de anunciar na rádio. Então, vamos consolidar os argumentos a favor desse meio para aumentar o alcance dos anúncios.
- A rádio fala com uma enorme audiência: como vimos, só a Atlântida alcança mais de 223 mil ouvintes por mês em Santa Catarina.
- Ela permite encontrar a afinidade ideal: a escolha da emissora e dos horários para anunciar atuam como uma segmentação para o público-alvo, mas ainda com amplo alcance.
- É um meio de grande credibilidade: a rádio e os comunicadores são reconhecidos pelo público como fontes confiáveis de informação.
- Torna possível anunciar com frequência: graças ao custo mais baixo de produção e veiculação em relação à TV e até mesmo à internet, em alguns casos, você pode veicular os anúncios mais vezes.
- Tem ótimo custo-benefício: inclusive, a NSC tem condições especiais para facilitar ainda mais seu anúncio na rádio.
- Gera resposta do consumidor: como demonstram os resultados das pesquisas e dos cases de sucesso com a NSC, anunciar na rádio não só aumenta o alcance dos anúncios como traz ótimos retornos para as marcas.
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