A partir de 28 de março, diferentes gerações de brasileiros têm um encontro marcado na frente da televisão. Nessa data estreia o remake da novela Pantanal, que marcou época na TV brasileira e foi eleita a quarta melhor obra do gênero na teledramaturgia nacional pela Revista Veja, atrás apenas de Roque Santeiro, Vale Tudo e Avenida Brasil.
O fato é que o telespectador no Brasil é apaixonado por essas novelas clássicas. A reprise de O Cravo e a Rosa, por exemplo, chega a ter o dobro da audiência na Grande São Paulo em relação à segunda emissora mais bem colocada no horário.
Mas a atração também chega com muitas novidades e oportunidades para as marcas se conectarem com essa audiência. Acompanhe!
Pantanal: a famosa novela está de cara nova
Pantanal foi um marco na televisão brasileira. A novela estreou em 27 de março de 1990, na extinta Rede Manchete. Com trama escrita por Benedito Ruy Barbosa e direção geral de Jayme Monjardim, a história logo conquistou o telespectador no País.
Além do enredo, Pantanal marcou por trazer a própria natureza como protagonista, levando o drama para além dos tradicionais ambientes urbanos. Muitos brasileiros descobriram nessa ocasião um Brasil novo, mais vasto, e se emocionaram com personagens icônicos da teledramaturgia nacional, como Juma Marruá e Jove.
A versão original de Pantanal foi estrelada por Cristiana Oliveira e Marcos Winter, além de contar no elenco com nomes como Cláudio Marzo, Marcos Palmeira, Jussara Freire e Cássia Kis.
Esta nova versão que estreia 32 anos depois, em 28 de março de 2022, é adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa. Mas Luperi garante: será fiel à versão original o mais possível.
— É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal. Por isso, depois de todos esses anos, o Pantanal segue vivo no imaginário de todos nós — ele declarou em seu Instagram.
Interpretando a inesquecível Juma Marruá, temos Alanis Guillen, que já foi a protagonista Rita de Malhação: Toda Forma de Amar. Ela fará par romântico com Jesuíta Barbosa no papel de Jove, vencedor de prêmios importantes no cinema nacional.
Marcos Palmeira volta à trama de Pantanal, desta vez como José Leôncio — personagem que dá o pontapé inicial na história. O elenco estelar ainda inclui Murilo Benício, Dira Paes, Osmar Prado, Caco Ciocler, Juliana Paes e outros grandes nomes da Globo.
Para completar, a direção artística fica por conta de Rogério Gomes, que já assinou novelas como Mulheres Apaixonadas e Laços de Família.
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Um remake além do entretenimento
A nova versão de Pantanal surge em um momento extremamente oportuno. Primeiro, porque a nostalgia é uma das maiores tendências atuais em consumo de conteúdo. Estudos já mostram como o público encontra conforto nessas referências do passado.
Em segundo lugar, porque a sustentabilidade é um dos temas mais importantes da atualidade. Uma pesquisa do Google Trends mostrou, por exemplo, que 71% dos consumidores consideram as práticas ambientais dos negócios mais importantes que os preços. O assunto é também um grande atrativo para os telespectadores mais jovens, da Geração Z, que são especialmente ligados em causas.
Essa busca por sustentabilidade estará presente no remake de Pantanal, revela Bruno Luperi:
— Essa adaptação visa lançar luz sobre questões e debates sensíveis para a sociedade ao longo da trama. Buscando além do mero entretenimento, propor, quem sabe, uma reflexão importante para o Brasil enquanto país.
Portanto, além de ser um dos lançamentos da TV brasileira mais aguardados do ano, Pantanal ainda promete expandir o debate sobre a preservação ambiental para outros meios, como acontece com outras causas levantadas pelo Big Brother Brasil.
Ainda vale ressaltar que uma telenovela nunca é apenas uma história ou um produto televisivo. É um reflexo da cultura, é culinária, moda, arquitetura e um retrato de uma paisagem.
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O impacto das marcas na novela
O próprio horário da nova atração é uma excelente oportunidade para as marcas falarem com uma enorme audiência. Segundo a Globo, cada capítulo da novela das nove é visto por mais de 40 milhões de pessoas.
Essa é uma das razões pela qual tantas marcas incluem em suas estratégias o merchandising na TV durante esse horário. As roupas que os personagens usam, os veículos que dirigem, os serviços que contratam, os alimentos e bebidas que aparecem em tela e até os destinos que visitam são alvo de interesse e desejo dos telespectadores.
Na novela Império, por exemplo, a plataforma de viagens Kayak registrou um aumento de buscas por Roraima, cenário da trama, na casa dos 525%. Agora é a vez do Pantanal brilhar!
Por fim, ainda existem diversas outras opções de aproveitamento da marca em conteúdos relacionados à novela tanto na TV quanto na internet.
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