Ainda em 2019, uma pesquisa da VM Consultoria e da SSK Análises apontou que 76% de profissionais relacionados a eventos já esperavam que as experiências híbridas seriam cada vez mais utilizadas no futuro. Então, o cenário de pandemia não só confirmou como acelerou esse processo.
O conceito de evento híbrido já existe há bastante tempo, por sinal. Cursos mistos e semipresenciais fazem parte da aprendizagem há décadas e toda transmissão esportiva tem um quê de hibridez.
Mas é no meio corporativo que as experiências híbridas vêm passando por uma grande transformação e deixam uma marca definitiva na organização de eventos. Como demonstra o relatório “O Estado dos Eventos Virtuais 2022”, da Kaltura, 90% dos organizadores concordam que todos os eventos de larga escala serão híbridos ou virtuais em dois anos.
Além disso, 84% dos participantes desejam ter sempre a opção de participar de forma virtual ou remota daqui para a frente. Então, saiba como oferecer a melhor experiência nesse sentido.
O que é um evento híbrido de verdade?
A Deloitte revela que 75% dos executivos planejavam aumentar o investimento em experiências híbridas em 2022. Mas é preciso saber o que é um evento híbrido e o que não é para otimizar o retorno desse investimento.
Evento híbrido é aquele que permite o acesso e a participação simultânea do público de forma presencial e remota. Isso costuma envolver uma audiência física no local de realização do evento e outra on-line, embora a internet não seja a única maneira de oferecer uma experiência híbrida.
Veja o caso de uma partida de futebol. O público pode ir ao estádio, assistir ao jogo pela televisão ou por canais digitais, ouvir a narração pela rádio, enviar mensagens para os narradores ou comentar com outros torcedores pelas redes sociais e assim por diante. Tudo ao mesmo tempo.
A definição de híbrido no próprio dicionário refere-se ao conceito de coisas diferentes, mas misturadas. Integração é a palavra-chave aqui. Tanto que o relatório “Tendências de Eventos 2022”, da Skift, explica que “realizar eventos híbridos está menos relacionado a atender duas audiências separadas” e mais à capacidade de integrar ambientes.
Isso também quer dizer que não basta levar para o ambiente digital as possibilidades presenciais, como a interação entre participantes. É preciso digitalizar o espaço físico, com gamificação, conteúdos extras pela internet e cadastramento virtual.
Portanto, apenas disponibilizar os conteúdos do evento presencial no meio on-line depois da sua realização não é o suficiente. Uma boa experiência híbrida é aquela que permite a participação em tempo real de onde a pessoa estiver. E essa experiência pode ser aplicada às mais diversas ocasiões:
- Congressos
- Seminários e fóruns
- Eventos de negócios e feiras
- Convenções de vendas
- Lançamentos de produtos
- Cursos e capacitações
- Shows e espetáculos
Segundo os próprios organizadores, existem grandes vantagens para adotar essa prática, como veremos adiante.
Leia também: Como a gamificação ajuda as marcas?
Conteúdo on-line complementa o presencial
No documento “O Estado dos Eventos Virtuais 2022”, os organizadores apontam que a maior vantagem das experiências híbridas é o aumento no número de participantes (36%). Em seguida, aparece o aumento no retorno sobre o investimento (26%), que está diretamente relacionado ao primeiro benefício.
Isso acontece porque a modalidade virtual torna muito mais fácil a participação no evento. Mas um aspecto pouco mencionado é que a experiência híbrida faz o presencial ser mais interessante.
Eventos de negócios costumam ter uma agenda cheia de conteúdo em poucos dias, ao mesmo tempo que acontecem feiras com expositores, oficinas e outras atividades. Então, isso obriga as pessoas a escolherem um recorte da programação.
No entanto, com a disponibilidade do conteúdo on-line não há esse problema. O participante pode acompanhar tranquilamente uma trilha de conhecimento presencialmente, ouvir ao vivo seus palestrantes favoritos, e depois ver em casa tudo o que não foi possível na hora.
Outra vantagem é que essa opção reduz as desistências e pedidos de reembolso no último instante. Se por alguma emergência a pessoa não puder se deslocar para o evento, o conteúdo continuará disponível para ela.
Para completar, a experiência híbrida oferece aos organizadores métricas mais precisas de desempenho do evento. Saiba exatamente como os participantes estão interagindo com a programação para aumentar o engajamento e planejar as próximas edições.
Leia também: Metaverso: o que significa essa tendência?
Eventos que oferecem experiências híbridas
O mercado de eventos híbridos tem evoluído rapidamente, com cada vez mais opções para impactar o público. Hoje é possível fazer toda a transmissão, interação e gamificação em plataformas ou aplicativos desenvolvidos exclusivamente para a ocasião, por meio das redes sociais e do YouTube e até por ambientes 3D no metaverso.
Diante disso, é importante ficar de olho nos eventos que já oferecem experiências híbridas para descobrir as possibilidades para seu negócio. Recentemente, a ExpoGestão 2022 trouxe um bom exemplo nesse sentido.
Na modalidade ExpoGestão Digital, os participantes tinham acesso ao vivo às palestras transmitidas pela internet, bem como à feira de negócios em formato virtual, além da plataforma ExpoGestão Play. Ali estavam os conteúdos do evento, uma ferramenta para interagir e trocar contatos com outros participantes e participar da gamificação.
A NSC ainda oferece diversas soluções para realizar os eventos híbridos da sua marca. As possibilidades ajudam a resolver as duas maiores dificuldades dos organizadores nesse tema, segundo uma pesquisa de ON24, Market2Marketers e Heinz Marketing.
Para eles, as principais barreiras são:
- Tornar as experiências digitais e físicas igualmente boas: 49%.
- Gerenciar a logística do evento híbrido (câmeras, transmissão e afins): 42%.
Com a NSC, você conta com uma parceria especializada em produção e transmissão de conteúdo, capaz de levar seu evento para a televisão, rádio e internet. Melhor ainda, tenha a transmissão com as personalidades mais conhecidas do jornalismo catarinense e um supertime de profissionais no apoio.
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