Novidade da NSC ajuda a colocar sua marca no metaverso

12/04/2022

Inovação

Novidade da NSC ajuda a colocar sua marca no metaverso

Coca-Cola, Nike, Louis Vuitton, Adidas e Amstel, o que essas marcas têm em comum? Em primeiro lugar, todas são bem conhecidas e estão presentes em lojas físicas pelo mundo afora. Mas elas compartilham outra característica: elas estão investindo também em aumentar a presença delas no universo virtual conhecido como metaverso.

Nesse mercado das marcas, a tendência do metaverso está cada vez mais forte, puxada por empresas de tecnologia como Meta, Roblox, Tencent, Microsoft, entre outras. O objetivo é largar na frente nesse novo campo de disputa pela atenção do público.

Além das novas possibilidades para engajar o consumidor e proporcionar experiências personalizadas, como foi a ação da Adidas adiverse.world no Lollapalooza Brasil, existe outra boa razão para as marcas estarem presentes no metaverso. Essa é uma nova fonte de vendas e de negócios.

Pensando nisso, a NSC traz uma importante novidade para as marcas que desejam entrar nesse universo. Fique por dentro!

O que é o metaverso?

O metaverso é um ambiente digital em que as pessoas podem interagir por meio de avatares usando tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. Essa interação é feita em plataformas específicas para essa finalidade, que criam mundos próprios, ou por meio de ferramentas que mesclam elementos do real com o virtual.

Entre as plataformas do metaverso, temos o popular jogo Fortnite, da Epic Games, como talvez o exemplo mais conhecido. Afinal, ele tem mais de 350 milhões de contas e gera mais de 1 bilhão de dólares em faturamento anual. Além do jogo em si, o Fortnite oferece um espaço para eventos virtuais, onde já se apresentaram artistas do porte de Ariana Grande e Travis Scott.

Outros exemplos de metaversos são Roblox (com 50 milhões de usuários), Sandbox (2 milhões) e Decentraland (300 mil). Já a aposta da Meta é no Horizon Worlds, sua principal plataforma no metaverso. Além de permitir a interação com outros usuários, todas essas plataformas oferecem a venda de artigos virtuais para serem usados dentro dos ambientes digitais.

Mas também existem ferramentas que mesclam o mundo real com a realidade virtual. Essa é a proposta da Microsoft para o Mesh for Microsoft Teams, uma plataforma que permite a colaboração entre imagens de pessoas reais e avatares em 3D em reuniões on-line.

O metaverso, portanto, é um espaço para as mais diferentes atividades. Ele é cenário de jogos, palco para eventos culturais e de negócios, ambiente de trabalho, comércio on-line e muito mais.

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Pessoas reais e avatares 3D interagem em reunião virtual. (Divulgação Microsoft)

O mercado bilionário do Metaverso

De acordo com uma estimativa da Fortune Business Insights, o mercado global do metaverso é avaliado em 100,27 bilhões de dólares em 2022. Até 2029, a expectativa é de que a taxa de crescimento anual composta seja de 47,6%.

Já os analistas da Bloomberg calculam que a oportunidade total desse mercado pode chegar a 783,3 bilhões de dólares já em 2024. Só o mercado de jogos e hardware deve ultrapassar os 400 bilhões de dólares, enquanto as oportunidades em entretenimento e social media compõem o restante do valor.

Não à toa as marcas têm intensificado suas ações no metaverso. Por exemplo, a Coca-Cola anunciou o lançamento de um novo refrigerante, chamado Byte, dentro do jogo Fortnite. A Amstel fez uma parceria com Pabllo Vittar para apresentar no Amstelverso o show exclusivo de lançamento da turnê “I Am Pabllo Global Tour”. Enquanto isso, diversas marcas da moda estão fazendo parcerias com as plataformas no metaverso para vender produtos digitais, como Nike, Tommy Hilfiger e Vans têm feito no Roblox.

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NSC ajuda a colocar sua marca no metaverso

Em Santa Catarina, a NSC está protagonizando o metaverso ao lançar a primeira galeria de obras digitais no Brasil: o Meta Art City.

Em abril de 2022, a NSC passa a oferecer uma nova forma de artistas catarinenses e do Brasil exporem e negociarem suas obras por meio do ambiente digital. O Meta Art City é um espaço virtual em 3D onde as pessoas podem visitar, passear e adquirir itens em formato de NFT, os tokens não fungíveis.

O primeiro artista a expor nessa galeria de arte digital é Luciano Martins. Para essa estreia, foram criadas duas linhas de peças exclusivas para o ambiente on-line: CrAzYt Cats e Tainhas de Floripa. Em breve, mais artistas e marcas poderão expor nesse metaverso.

Para as marcas, isso representa a oportunidade de fazer parcerias com artistas e vender itens exclusivos que representem a essência do negócio.

Vantagens de fazer parte do Meta Art City:

No futuro, o Meta Art City ainda prevê a possibilidade de realizar eventos de arte, festas, shows e lançamentos das marcas. Outra perspectiva interessante é a criação de avatares para que os usuários possam interagir entre si na plataforma.

O Meta Art City pretende democratizar o acesso ao universo da arte digital e ao metaverso. Quer saber mais? Visite metaart.city.

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