Em 2021, foram abertas no Brasil mais de 4 milhões de empresas, segundo o Ministério da Economia. Esse recorde histórico significa que um enorme grupo de brasileiros está se aventurando no empreendedorismo pela primeira vez, e com isso surgem várias dúvidas sobre negócios.
Além desse número expressivo de novas empresas, o cenário de pandemia obrigou muitas das já existentes a se adaptarem e reverem seus processos. Pensando em todos esses casos, a NSC e o Sebrae/SC uniram-se para levar informação de qualidade aos empreendedores catarinenses. Dessa parceria surgiu o projeto “Pergunte ao Especialista”, com conteúdos para TV, rádio e digital.
Saiba mais a seguir!
Conteúdo multiplataforma na NSC
Quando se fala em construir autoridade para a marca, um dos fatores essenciais para alcançar esse objetivo é a capacidade de entregar conteúdo de valor ao público. Melhor ainda quando essa entrega ocorre em uma estratégia de comunicação de 360º, que fortalece a marca em diferentes pontos de contato com o consumidor.
Um exemplo de ação bem-sucedida nesse sentido foi o projeto “Pergunte ao Especialista”, que entrou no ar no último trimestre de 2021. O trabalho é fruto da parceria entre Sebrae/SC e NSC para levar informações de interesse aos micro e pequenos empreendedores catarinenses, contribuindo para o crescimento dos negócios em Santa Catarina.
O projeto foi ancorado no Bom dia Santa Catarina para todo o Estado, que apresentou uma série de reportagens especiais sobre o mercado. O programa ainda contou com participação ao vivo de especialistas do Sebrae, respondendo às maiores dúvidas dos empreendedores, que podiam enviar suas perguntas por WhatsApp.
Ainda no WhatsApp, a NSC criou um chatbot exclusivo para ação, que podia ser conectado via QR Code na tela da NSC TV ou conteúdo publicitário na internet. Centenas de empreendedores utilizaram essa ferramenta para tirar suas dúvidas em maior profundidade, gerando novos leads para o Sebrae/SC.
Conteúdos para o desenvolvimento nos negócios também foram compartilhados nas rádios Atlântida e CBN, em um canal especial no G1 e em vídeos no Instagram. Completando o mix de mídia, Spyros Diamantaras, gestor de negócios do Sebrae/SC, ainda concedeu uma entrevista ao podcast Negócios SC, falando sobre o impacto da entidade para o crescimento das empresas catarinenses.
Além de levar conteúdo relevante em diferentes plataformas, a estratégia por trás do “Pergunte ao Especialista” incluiu todo o funil de vendas. Do momento de descoberta à conversão, cada mídia se conectou de um modo específico com o público, fortalecendo a lembrança da marca e contribuindo para o sucesso da ação.
Leia também: Sebrae/SC e NSC apresentam dicas para micro e pequenos empresários
Sebrae Acelera Negócios no G1 SC e Tech SC
Para aumentar a visibilidade do Sebrae no Estado, a NSC produziu uma série de conteúdos sobre empreendedorismo no G1 SC e no programa Tech SC, da NSC TV, em um outro projeto chamado “Acelera Negócios”.
Na televisão, o foco do “Acelera Negócios” foi compartilhar as experiências de empreendedores que receberam apoio do Sebrae/SC para crescer. Nas entrevistas conduzidas pela apresentadora Rúbia Laidens, os próprios empresários falavam sobre o impacto das soluções oferecidas, trazendo mais confiança para outros também as procurarem.
Enquanto isso, no G1 SC, o canal de conteúdo ainda trouxe dicas de negócios, dados sobre o cenário econômico, tendências e novidades, além dos cases de sucesso.
No total, foram mais de 31 milhões de impactos gerados com o projeto. Milhões de pessoas assistiram aos conteúdos pela televisão e outras milhares tiveram seu interesse despertado pelas matérias educativas na internet, com tempo de leitura médio acima dos 3 minutos e 30 segundos.
Então, para quem procura entregar conteúdo de valor ao público e se conectar com ele ao longo de todo o funil de vendas, a NSC é especialista no assunto. Assim como o Sebrae/SC, mais marcas podem se beneficiar dessa estratégia multiplataforma na empresa líder em comunicação em Santa Catarina.