Já pensou em anunciar na rádio? Há ótimas razões para fazer isso. Esse é um meio que não somente alcança um grande público, como também acompanha os ouvintes ao longo do dia.
Entretanto, falar do alcance da rádio pode gerar alguma confusão. O que é, de fato, esse alcance e ele realmente importa ao elaborar uma estratégia de mídia?
Nesse sentido, para o anunciante vale mais a pena considerar o número de ouvintes por minuto. Explicamos a diferença entre esses dois aspectos em seguida. Acompanhe!
Por que anunciar na rádio?
A rádio é um meio que está em constante evolução. De acordo com o estudo Inside Radio 2023, da Kantar IBOPE Media, 76% dos ouvintes consideram que ela tem se modernizado tanto em conteúdos quanto em formatos.
Esse fator mantém a audiência fiel. Os dados mostram que a rádio é ouvida por 80% dos brasileiros nas 13 regiões metropolitanas analisadas pela Kantar IBOPE Media, incluindo a Grande Florianópolis. Por sinal, entre os catarinenses, o consumo diário é de 3 horas e 38 minutos, em média.
Como um meio de comunicação de massa, a rádio permite que as marcas alcancem um enorme público. Inclusive, pesquisas mostram que há vantagens em adicionar a rádio a uma estratégia digital. Isso porque o alcance da campanha pode ser até 94% maior, segundo demonstrou um estudo da Nielsen em parceria com a Cumulus Media.
Outro ponto positivo desse meio é que ele oferece muitas possibilidades de segmentação dos anúncios. A rádio atrai ouvintes de diferentes faixas etárias, classes socioeconômicas e perfis de interesse. Assim, é possível otimizar a comunicação da marca e ter um melhor retorno. Diversos cases de sucesso com as emissoras da NSC comprovam isso.
No entanto, ao anunciar na rádio, é comum deparar-se com dados que não significam exatamente o que parecem. Esse é o caso do alcance. Então, vamos explicar melhor o que quer dizer alcançar o ouvinte e quais são os números que realmente importam para sua estratégia de comunicação.
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Diferença entre alcance e ouvintes por minuto na rádio
Em um mídia kit de rádio, você encontrará uma série de informações sobre o público e o impacto da emissora. Alguns desses dados terão números muito maiores que outros e isso pode embaralhar a comparação entre eles.
Portanto, deve-se prestar atenção à diferença entre alcance e ouvintes por minuto:
- Alcance do veículo: é o alcance máximo que uma emissora de rádio tem ao longo de certo período de tempo. Ou seja, é o público total do veículo.
- Alcance da campanha: é o número de ouvintes que podem ser impactados pelos anúncios da marca, somando diferentes momentos da programação.
- Ouvintes por minuto: é a quantidade exata de pessoas que estão ouvindo a emissora naquele momento e que terão contato com a publicidade da marca.
Por exemplo, a Rádio Atlântida tem um alcance mensal de 214,7 mil ouvintes na Grande Florianópolis. Esse é o público total que a emissora atinge na região, segundo os dados da Kantar IBOPE Media de junho a agosto de 2023. Para reproduzir esse número, a marca teria de anunciar 24 horas por dia, o mês inteiro.
O alcance da campanha, naturalmente, será menor que o alcance máximo da emissora. Nesse caso, você precisa olhar para as audiências específicas de cada horário em que pretende anunciar.
Ainda assim, o alcance da campanha não representa a soma dos ouvintes por minuto de cada intervalo comercial.
Digamos que sua marca anuncie durante a primeira edição do Pretinho Básico, que alcançou 21.533 ouvintes por minuto neste ano, conforme aponta a Kantar IBOPE Media sobre a audiência da Grande Florianópolis. E, além dele, divulgue em um programa com 20.000 ouvintes por minuto. Isso não quer dizer que o alcance da marca será de 41.533 pessoas, porque uma parcela do público ouve ambas as atrações.
Já o número de ouvintes por minuto é uma informação muito mais precisa. Se o Pretinho Básico tem 21.533 ouvintes por minuto, sua marca falará com esse universo de consumidores.
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Alcance ou ouvintes por minuto: o que vale mais ao anunciar na rádio?
Com o que vimos até aqui, fica claro que não se deve focar tanto no alcance do veículo, e sim no número de pessoas que os anúncios efetivamente impactarão. Ou seja, vale mais considerar os ouvintes por minuto na rádio.
Esse é um número preciso, sem mistério algum. Ele oferece uma percepção muito mais clara do desempenho dos anúncios. O cálculo do custo por mil impressões (CPM) também é ajustado dessa forma e muito mais em conta que se considerar o alcance.
Para completar, outra vantagem de prestar atenção aos ouvintes por minuto está no melhor direcionamento das campanhas. Isto é, a segmentação é mais adequada.
Resumindo, estas são as vantagens de considerar os ouvintes por minuto na rádio:
- número exato;
- custo mais preciso e menor;
- melhor segmentação.
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