Por que investir em entretenimento e conteúdo da marca?

31/10/2023

ENTRETENIMENTO

Por que investir em entretenimento e conteúdo da marca?

Tem sido um desafio crescente para profissionais de marketing e de mídia escolher os canais e veículos para a comunicação da marca. Não porque faltem opções; muito pelo contrário. A grande questão é: como distribuir o orçamento em meio a tantas possibilidades?

Mas existe outro caminho além de tentar perseguir o consumidor em cada canto da internet e fora dela. É possível fazer o público vir atrás do seu negócio, investindo em entretenimento e conteúdo da marca.

De acordo com o relatório da Dentsu “Creativity at a Crossroads”, de 2023, 86% dos profissionais de marketing concordam com a afirmação de que as marcas devem construir as próprias audiências. Aí entra a importância de ter uma produção de conteúdo bem desenvolvida.

Veja a seguir mais dados sobre o porquê de investir em entretenimento e conteúdo da marca.

Por que ter uma estratégia de marketing de conteúdo?

Embora oito em cada dez entrevistados pela Dentsu afirmem que as empresas precisam entreter e engajar o público, em vez de interromper com a publicidade, apenas 38% dos profissionais têm investimento em conteúdo da marca.

O estudo “The State of Marketing 2023”, da Hubspot, traz números próximos disso. Ele informa que:

Mas por que os negócios deveriam adotar em maior escala uma estratégia de marketing de conteúdo?

Em primeiro lugar, porque investir em entretenimento e conteúdo da marca ajuda a atrair o consumidor mais facilmente. De acordo com dados do Marketing Insider Group presentes no “The State of Content Marketing 2023 Global Report”, da Semrush, menos de 10% do tráfego em sites B2B vem de anúncios pagos. No e-commerce, o número não chega a 20%.

O marketing de conteúdo então reforça a capacidade de atração orgânica da marca. O resultado disso costuma ser bastante positivo: 97% dos profissionais entrevistados pela Semrush foram bem-sucedidos com essa estratégia.

Outras fontes ainda ressaltam mais vantagens da produção de conteúdo. A Aberdeen, por exemplo, destaca que quem prioriza o marketing de conteúdo consegue gerar 67% mais leads. Já a Capterra aponta que 45% dos profissionais consideram essa estratégia muito eficaz na geração de leads.

Leia também: Como criar conteúdo de valor para captação de leads?

Marcas que dão prioridade à produção de conteúdo geram mais leads. (Foto via Freepik)

Entretenimento: marketing de conteúdo além de SEO

Para as empresas que ainda não tenham muita familiaridade com a produção de conteúdo, tal estratégia pode significar apenas criar um blog e produzir artigos com certa frequência. No entanto, ela é muito mais diversa que isso.

O caráter informativo, sobretudo voltado para o ranqueamento em páginas de busca, é uma das tantas possibilidades do marketing de conteúdo.

Enquanto isso, o entretenimento desponta como uma excelente oportunidade para as marcas. Um relatório da Comscore indica que 98% dos brasileiros conectados consomem algum conteúdo do gênero. Mais ainda, o entretenimento ocupa boa tarde do tempo do público consumindo conteúdo no Brasil e é um dos mais comentados nas redes sociais.

Nesse caso, o entretenimento como forma de conteúdo pode ser utilizado para aumentar o reconhecimento da marca, assim como o engajamento do público.

É possível atrair uma audiência com diversão, com emoção, com fantasia, com brincadeiras, com disputas, com reflexão, com estilo de vida, entre tantas outras formas de chamar a atenção. Gerar informação e respostas para o Google e outros buscadores é válido, mas, muitas vezes, resolve somente uma dúvida pontual.

O entretenimento, por outro lado, instiga o consumidor a procurar mais, a comentar e a carregar a marca na lembrança por mais tempo.

Leia também: Publicidade e entretenimento em vídeo impulsionam consumo

Como investir em entretenimento e conteúdo da marca?

De acordo com o “State of Content Marketing 2023”, da Contently, os principais desafios para se ter uma estratégia de marketing de conteúdo estão na falta de recursos financeiros e de pessoal para a produção.

Se a empresa está começando essa área do zero, o investimento em entretenimento e conteúdo da marca pode parecer realmente alto. Contudo, existem soluções para iniciar a estratégia de maneira econômica.

Uma opção viável é fazer parcerias com quem já tenha experiência na produção de conteúdo. Esse é o caso da NSC com o marketing de vídeo, conteúdo em áudio, artigos, entre outros formatos.

Por sinal, a NSC tem uma equipe especializada na produção de conteúdo para marcas, com distribuição em grandes veículos na TV, na rádio, em jornais e na internet. Com o Estúdio NSC Branded Content, sua empresa conta com diversos profissionais para produzir materiais alinhados com os interesses do público e com a estratégia do negócio.

Quer saber mais sobre essa oportunidade? Baixe o guia do Estúdio NSC Branded Content, com exemplos de sucesso das marcas que tiveram ótimos resultados com essa parceria.

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