No cenário das redes sociais, mesmo com todas as transformações que presenciamos nos últimos anos, a Meta ainda tem um amplo domínio.
De acordo com o portal Statista, três das quatro plataformas com maior número de usuários no mundo todo são da mesma empresa: Facebook, com 3 bilhões de pessoas, além de Instagram e WhatsApp, com 2 bilhões cada. Isso se considerarmos as funções secundárias do WhatsApp como uma rede social.
No Brasil, essas três ferramentas também estão entre os quatro aplicativos sociais mais baixados, segundo informações da data.ai.
Além disso, o estreante Threads busca competir com o mercado de microblogs. Mas qual é o impacto dessas redes para a estratégia das marcas? A seguir, vamos analisar os dados de uso de cada uma delas, com exceção do WhatsApp, que antes de tudo é um aplicativo de mensagens. Acompanhe!
Dados sobre o uso do Facebook no Brasil
A primeira rede social a atingir 1 bilhão de usuários continua sendo relevante entre os brasileiros, embora o alcance dela venha caindo no País.
Globalmente, o Facebook tem mais de 3 bilhões de usuários, mas o número de usuários ativos diários está na casa dos 2 bilhões. Enquanto isso, no Brasil, são 109,1 milhões de pessoas conectadas à plataforma criada por Mark Zuckerberg.
Esse dado do início de 2023 é consideravelmente menor que o registrado no passado. Em 2018, por exemplo, o próprio Facebook relatava ter chegado a 127 milhões de usuários brasileiros.
Só entre 2022 e 2023, o alcance potencial dos anúncios no Facebook caiu em 7 milhões de pessoas no País, segundo a revisão da Meta.
O fato é que a rede social desenvolvida em 2004 tem enfrentado dificuldades para atrair e reter o público mais jovem. Então, quando a IAB Brasil e a Offerwise perguntam aos brasileiros em quais plataformas eles consomem conteúdos de criadores, o TikTok já aparece muito perto de tomar o terceiro lugar do Facebook, atrás de Instagram e YouTube.
Entretanto, como aponta o relatório Digital Brazil: 2023, os internautas no Brasil ainda passam 12 horas e 18 minutos, em média, por mês no Facebook.
Além disso, como aponta uma pesquisa da Opinion Box, 77% dos entrevistados ainda seguem alguma empresa ou marca no Facebook. Inclusive, 57% já compraram algo que descobriram pela plataforma.
Não podemos subestimar uma rede social em que 83% dos usuários brasileiros entram nela pelo menos uma vez ao dia. É por isso que o Facebook continua sendo importante para a estratégia digital das marcas, agora ao lado de outros canais.
Ainda vale apontar que mais de 42% do tráfego gerado para páginas da internet pelas redes sociais vem justamente do Facebook, como apontam os dados de We Are Social e Meltwater. Sem ele, qualquer estratégia fica prejudicada.
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Instagram é a rede favorita para ações das marcas
Enquanto o Facebook alcança 60% dos internautas no Brasil, o Instagram chega a 62,4% da população digital no País.
São 113,5 milhões de usuários brasileiros que podem ser impactados por anúncios na plataforma, mas esse número também caiu entre 2022 e 2023. Nesse período, houve uma redução de 6 milhões de indivíduos. Os dados são da própria Meta.
Por outro lado, o Instagram continua sendo a rede em que os brasileiros mais consomem conteúdos de criadores. Não à toa, de acordo com a Influency.me, mais de 90% das estratégias de marketing de influência nas redes passam pelo Instagram. A relação com as marcas é igualmente forte por lá, sendo que 82% dos entrevistados pela Opinion Box seguem algum negócio na rede de imagens e 64% já compraram algo descoberto por esse canal.
O Digital Brazil: 2023 ainda revela que os brasileiros passam 15 horas e 54 minutos, em média, por mês no Instagram. Segundo o “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil – de maio de 2023”, esse é o aplicativo em que os internautas no País gastam mais tempo.
Nem podemos nos esquecer do papel do Instagram como app de mensagens. Ao Panorama Mobile Time/Opinion Box de janeiro de 2023, 83% dos brasileiros conectados relataram usar o Instagram Direct quase todo dia ou todo dia. Inclusive, 65% dos usuários já o utilizaram para falar com marcas.
A importância desse aplicativo então se estende além dos anúncios e das parcerias com influenciadores. O Instagram é um importante canal para a estratégia omnichannel de qualquer negócio.
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Queda de usuários no Threads é sinal de alerta
O Threads é a nova aposta da Meta, tendo estreado em 5 de julho de 2023. O começo da plataforma foi ótimo, conquistando 100 milhões de usuários em somente cinco dias.
No entanto, a partir daí, a rede social concorrente do antigo Twitter, agora X, foi tão rapidamente esquecida quanto procurada pelo público. De acordo com a Sensor Tower, o número de usuários ativos por dia despencou para 8 milhões no começo de agosto deste ano.
A pesquisa Threads no Brasil, da Opinion Box, traz algumas informações para explicar por que a nova rede social da Meta não engrenou.
Entre os internautas brasileiros que já conhecem a plataforma, a maioria não tem mais a intenção de utilizá-la. Quatro em cada dez pessoas sequer pretendem acessá-la, enquanto outras duas usaram o Threads e depois deixaram de fazê-lo.
O fato de ser muito parecida com o Twitter/X tem afastado um bom número de usuários, que acabam preferindo a opção mais familiar para a mesma função. Além disso, a fadiga de redes sociais é crucial para explicar essa história. Entre os brasileiros que não pretendem acessar o Threads, 63% não querem ter mais uma rede.
Isso destaca a importância de escolher bem os canais digitais da marca. Antes de entrar em uma tendência, é preciso analisar se ela está alinhada com os objetivos da empresa e com o comportamento do público-alvo.
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