Caminhamos a passos largos para um mundo cada vez mais híbrido, entre experiências digitais e reais integradas. Nesse processo, uma ferramenta dos anos 1990 tem sido muito importante: os QR Codes.
Os códigos de resposta rápida (quick response codes, em inglês) tiveram uma longa história desde sua invenção em 1994 pela companhia japonesa Denso Wave. Depois de passarem muito tempo desacreditados, hoje são amplamente utilizados e até essenciais para muitos negócios. Nos pagamentos digitais, especialmente, o ato de apontar a câmera do celular e para realizar a leitura de códigos tem sido um comportamento comum.
Inclusive, de acordo com a Pesquisa QR Code 2022 – CMI, realizada para o setor de Inteligência de Mercado da Globo, transações financeiras são o principal motivo para o brasileiro usar códigos QR.
Quer saber mais? Descubra o poder dos QR Codes adiante.
Dados sobre o uso de QR Codes no Brasil
Nove em cada dez brasileiros conectados sabem identificar um QR Code, segundo a pesquisa. Mais impressionante ainda: 92% desse público familiarizado com a tecnologia já apontou o celular para escanear códigos.
A maior adoção digital durante a pandemia de Covid-19 contribuiu imensamente para a popularização do recurso. Quase metade dos usuários (47%) teve a primeira experiência com QR Codes entre 2020 e 2022. E 64% dos que já utilizaram o código antes passaram a fazer isso com mais frequência.
Como em qualquer tecnologia, o nível de adoção ainda está muito associado à classe socioeconômica do indivíduo. Entre as pessoas da classe A, por exemplo, 75% têm como hábito escanear QR Codes. Enquanto isso, nas classes D e E, o índice cai para 59%. Na média do País o resultado é de 63%.
Mas a tendência é de que a solução esteja cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Isso é o que esperam nove entre dez entrevistados.
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Pagamentos via QR Codes
Um dos aspectos mais interessantes da história dos QR Codes é a “nova vida” que eles ganharam nos últimos anos. Antes, a principal função deles era conectar o consumidor com alguma informação. Agora, além dessa tarefa, participam ativamente da jornada de compra híbrida.
Ao indagar quais são os maiores motivos para os brasileiros usarem QR Codes, fica evidente essa participação. As duas respostas mais frequentes estão relacionadas aos pagamentos.
Principais motivos para usar códigos QR:
- Transação financeira para pagamento: 54%
- Iniciar uma compra: 44%
- Ter mais informações de produto ou serviço: 37%
- Autenticar login em site: 34%
- Acessar cardápio: 32%
- Cadastrar em promoção: 26%
- Sentir curiosidade: 23%
- Pegar recompensa exclusiva: 20%
- Ler conteúdo extra: 17%
A segunda razão mais apontada também é bastante interessante para os negócios, já que nove em cada dez consumidores efetivamente realizam a compra começada pelo QR Code. Inclusive, 23% fazem disso um hábito semanal e outros 4% têm o costume diário.
Outra pesquisa confirma esse comportamento dos brasileiros. Segundo o “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil”, 51% dos proprietários de smartphone no País fizeram um pagamento por QR Code entre julho e agosto de 2022. Ao todo, 73% já pagaram algo dessa forma, um salto diante dos 35% registrados em março de 2020.
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Anúncios com QR Code na televisão impulsionam as vendas
Considerando essa importância dos QR Codes, eles aparecem como uma das principais tendências de mídia. Ao combinar o alcance da televisão com as conversões diretas, os anunciantes podem transformar a mídia mais consumida no Brasil em um poderoso canal de vendas.
A Pesquisa QR Code 2022 – CMI traz um dado interessante nesse sentido. É justamente nos momentos de lazer em casa que os brasileiros estão mais dispostos a escanear códigos. E, segundo a Kantar IBOPE Media, 72% dos telespectadores no País gostam de relaxar assistindo à televisão.
Momentos mais favoráveis para o uso de QR Codes:
- Durante momentos de lazer em casa: 35%
- Durante momentos de lazer fora de casa: 35%
- Durante tarefas do dia a dia em casa: 31%
- Durante tarefas do dia a dia fora de casa: 31%
- Enquanto se desloca pela rua: 29%
- Durante o horário de trabalho: 24%
A pesquisa para a Globo ainda reforça o potencial futuro das compras pela TV com dados muito presentes. Nove em cada dez telespectadores já perceberam QR Codes nas propagandas de televisão e 43% chegaram a escanear códigos em tela.
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