A publicidade na televisão é um importante elemento da estratégia de comunicação das marcas porque aumenta a visibilidade do negócio, gera engajamento e impulsiona as vendas.
Nesse sentido, vale ressaltar que as oportunidades para anunciar na TV vão muito além dos intervalos comerciais. Um exemplo disso são os patrocínios. Inclusive, sempre há um novo case de sucesso que mostra o impacto positivo de patrocinar programas de TV.
Recentemente, a Pague Menos comprovou os benefícios de estar na atração mais comentada do Brasil. A rede de farmácias é uma das patrocinadoras do BBB23, que bateu todos os recordes de patrocínio nesta edição, com nada menos que 34 marcas presentes nos cem dias de reality show.
Saiba mais sobre esta oportunidade e como patrocinar programas de TV pode ajudar sua estratégia de marketing.
Pague Menos acerta em estratégia de patrocínio na televisão
Uma ação no Big Brother Brasil 23 foi capaz de gerar mais acessos ao site da Pague Menos que uma das maiores datas do varejo.
Isso mesmo! Mais ainda, de acordo com informações do portal Guia da Farmácia, uma ativação de patrocínio na televisão durante o BBB23 teve um alcance oito vezes maior que a Black Friday. Esse desempenho trouxe à marca um recorde de acessos simultâneos e de vendas em toda a história do site.
A ação ocorreu no dia 5 de fevereiro, durante uma das provas de bate e volta do programa. Na ocasião, um jogo da memória dava visibilidade aos produtos, descontos e outras vantagens da compra com a Pague Menos.
Esse não é um caso isolado na trajetória do Big Brother Brasil. Em edições recentes do reality show, a Fiat registrou um aumento de 7.175% nas buscas do Google logo após ser destaque na TV, enquanto a C&A teve um pico de pesquisas 9.895% maior que o desempenho de costume.
Um fator que certamente contribuiu para o resultado espetacular da Pague Menos ao patrocinar o programa de TV foi o uso de QR Code. Dados da Globo revelam que 90% dos telespectadores já perceberam esses códigos em tela e 43% usaram o celular para escaneá-los.
Para completar, há exemplos de QR Code na programação gerando uma taxa de cliques (CTR) maior até que a dos anúncios no Facebook. Some isso ao fato de que a televisão é a mídia mais consumida no Brasil, alcançando 98% das pessoas no País, segundo a Kantar IBOPE Media, e temos aí mais um porquê de patrocinar programas de TV.
Leia também: BBB23: como o reality show bateu recorde de patrocinadores?
Dicas para patrocinar programas de TV
Para aproveitar todo o potencial do patrocínio na televisão, é importante considerar algumas questões na sua estratégia de vídeo marketing.
Uma dica nesse sentido é filtrar as oportunidades que tenham maior alinhamento com sua marca. Isto é, analisar se o público do programa de TV tem afinidade com seu negócio.
Quanto mais a empresa cresce, mais possibilidades de patrocínios são oferecidas a ela. Isso acontece também em relação à rádio, a eventos, ações esportivas e culturais etc. No entanto, como regra geral, nem toda visibilidade para a marca é uma boa visibilidade.
A primeira dica nos leva diretamente à segunda: tenha um objetivo bem definido. Não basta a simples exposição dos produtos ou serviços, é preciso ter uma finalidade específica. Por exemplo, um bom objetivo de patrocínio na televisão seria ter mais acessos no site ou aumentar a lembrança da marca entre os consumidores de determinada faixa etária e classe socioeconômica.
Ter uma meta clara ajudará na seleção dos projetos mais adequados e de como deve ser a execução para alcançar o resultado esperado.
Além de possuir um objetivo, é fundamental ser objetivo. Não adianta querer mostrar de uma só vez tudo que seu negócio tem a oferecer. Quanto mais diluída for a mensagem, menor é a fixação na mensagem na mente do público.
Então, foque em poucos aspectos ou itens para otimizar o impacto da estratégia.
Leia também: Patrocínio da marca: acerte nessa estratégia de marketing
Oportunidades para patrocinar programas de TV em Santa Catarina
Se você quiser aproveitar as vantagens de patrocinar programas de TV, saiba que há excelentes oportunidades em Santa Catarina com a NSC TV.
A emissora é líder de audiência na televisão catarinense, com o dobro de espectadores dos demais canais abertos no Estado. Segundo a Kantar IBOPE Media, sete em cada dez televisores ligados na TV aberta na Grande Florianópolis acompanham a NSC TV. Isso traz a maior visibilidade para sua marca nesse meio.
Além dos programas de TV no topo da audiência, a NSC oferece diversos projetos especiais ao longo de todo o ano para conectar sua marca diretamente com o consumidor.
Para saber mais sobre as oportunidades de patrocinar programas de TV em Santa Catarina, baixe o mídia kit da NSC TV ou fale com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br.