Entre os itens mais desejados para a Black Friday 2023, os smartphones estão no topo da lista dos brasileiros, conforme aponta a pesquisa Panorama de Consumo 2º Semestre 2023. Dados do “Panorama Mobile Time/Opinion Box – O brasileiro e seu smartphone – de julho de 2023” também revelaram que 53% do público tinha a intenção de trocar de aparelho nos 12 meses seguintes.
Essa procura não é à toa. Afinal, os brasileiros passam quase um terço do tempo acordado de frente para a tela do celular.
Isso gera um duplo mercado. Além do desejo pelos aparelhos em si, o mercado de aplicativos tem se mostrado bastante lucrativo.
Pensando nisso, vamos trazer a seguir mais dados que refletem o cenário de uso de smartphones e apps no Brasil. Acompanhe!
O uso de smartphones no Brasil
No State of Mobile 2023, produzido pela data.ai, o Brasil aparece neste ano com o segundo maior uso diário de smartphones, atrás apenas da Indonésia. São quase cinco horas e meia por dia!
Além disso, o País tem o quarto maior mercado mundial de aplicativos em número de downloads. Em todo 2022, os brasileiros baixaram mais de 10 bilhões de apps.
Olhando para o relatório Digital Brazil: 2023, de We Are Social e Meltwater, podemos entender melhor como chegamos a esse posto. Segundo as informações ali presentes, o País tem 221 milhões de conexões móveis. Esse número é maior que o total da população brasileira em 2022, quando alcançou 203,1 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.
Os smartphones também são o tipo de dispositivo mais usado no Brasil para acesso à internet. Eles já vêm muito à frente dos desktops e laptops, por exemplo.
Dispositivos usados para acessar a internet no Brasil:
- Smartphone: 95,5%
- Laptop ou desktop: 67,7%
- TV conectada: 50,1%
- Tablet: 26,9%
- Consoles de jogos: 18,7%
Ao todo, 54,8% do tráfego da web entre os brasileiros é realizado por celulares. Isso ainda explica por que, segundo o estudo Webshoppers, cerca de 60% dos pedidos no e-commerce do Brasil são feitos pela navegação móvel.
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O consumo de aplicativos pelos brasileiros
Como vimos acima, o Brasil tem o quarto maior mercado de download de aplicativos no mundo. Com 10,6 bilhões de downloads ao ano, ele perde apenas para China, Índia e Estados Unidos.
Para o relatório Digital Brazil: 2023, os brasileiros gastaram 1,37 bilhão de dólares em 2022 dentro desses aplicativos. Isso representou um crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior.
O “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil – de maio de 2023” traz outro dado interessante nesse sentido. Um terço dos usuários de smartphone no Brasil instalou algum aplicativo nas últimas 24 horas. Outros 49% fizeram essa ação há mais de 24 horas e menos de um mês.
Inclusive, um quinto dos brasileiros usuários de aplicativos já pagaram para baixar aplicações. No entanto, para 54% do público, a opção favorita são os apps gratuitos com publicidade dentro deles.
Em termos de popularidade, com base em cerca de 2 mil entrevistas, Instagram e WhatsApp são os mais requisitados pelos brasileiros. Esses dois apps estão presentes em mais de 50% das telas iniciais dos smartphones no Brasil. O Facebook aparece entre 30% e 49% das vezes, enquanto iFood, Nubank, Telegram, Uber, Spotify, TikTok e YouTube variam entre 10% e 29%.
Entretanto, é o WhatsApp que os usuários nacionais abrem mais vezes ao dia. Esse também parece ser o aplicativo mais útil para os entrevistados. Se só pudessem ter um único app instalado, o “Zap” seria a escolha de metade dos indivíduos. Por outro lado, no Instagram está o maior tempo gasto diariamente.
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O que os brasileiros procuram ao comprar smartphones?
Com tanto interesse por aplicativos, os brasileiros precisam de aparelhos que comportem todos os programas e jogos desejados.
Então, segundo os dados de julho de 2023 da Mobile Time/Opinion Box, a capacidade de processamento e a memória despontam como os principais atributos considerados na compra de um smartphone. Duração da bateria, conexão 5G e tela grande, embora sejam desejáveis por certa parte do público, estão longe de ser os quesitos mais importantes.
Por sinal, há diferenças notáveis entre grupos específicos. Por exemplo, os homens importam-se mais com a capacidade de processamento, enquanto as mulheres baseiam a decisão de compra mais na memória disponível. Os mais jovens, o público feminino e os usuários de iOS ainda dão maior importância à qualidade da câmera que os demais perfis.
Esses são detalhes que podem ajudar na melhor segmentação da mensagem no varejo, incluindo as campanhas de Black Friday.
Aproveitando o tema, veja agora nossas dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2023.