Por que é um bom momento para a publicidade no rádio?

27/09/2022

Comunicação

Por que é um bom momento para a publicidade no rádio?

O Brasil, segundo novos dados da Kantar IBOPE Media. Como já havíamos antecipado aqui no blog a respeito do alcance da marca na rádio, ela é ouvida por 83% da população brasileira nas 13 regiões metropolitanas analisadas no Inside Radio 2022.

Esse resultado é ainda maior que o registrado em 2021, quando alcançou o índice de 80%. Inclusive, isso já representa um aumento de cinco pontos percentuais desde 2020.

A Grande Florianópolis é uma dessas regiões avaliadas e está acima da média nacional, com 85% de alcance do público. Esse é um dos bons motivos para sua marca fazer publicidade na rádio em Santa Catarina. Veja os dados a seguir e saiba mais!

Consumo de rádio no Brasil cada vez mais presente

O Brasil manteve o índice de três em cada cinco ouvintes acompanharem a rádio todos os dias. Entretanto, em meio a esses ouvintes, 58% declararam ouvir a programação com maior frequência ou na mesma intensidade na comparação com os últimos seis meses.

De acordo com o Inside Radio 2022, o meio permanece entre os hábitos de consumo de mídia para brasileiros de todas as idades e classes socioeconômicas. Isso quer dizer que a publicidade na rádio pode ser segmentada conforme as diferentes estratégias das marcas, potencializando o resultado do investimento.

Consumo de rádio por faixa etária no Brasil:

Os dados também mostram como o consumo de rádio está presente ao longo de boa parte da jornada diária dos brasileiros. De manhã à noite, o público continua ligado na sua emissora favorita.

Onde o consumidor costuma ouvir rádio:

Outro dado interessante e que explica por que o consumo de rádio faz cada vez mais parte da rotina de tantas pessoas é o uso do celular. De 2020 a 2022, o consumo de rádio pelo smartphone subiu de 23% para 26%. Nesse sentido, o tempo médio diário ouvindo o meio pela internet é de 2 horas e 45 minutos.

Mas, acima de tudo, é a confiança que torna essa mídia tão popular. Entre os ouvintes, 56% confiam nela para se manterem informados. Além disso, 49% ouvem também por causa da música, 43% gostam da companhia que ela faz e 31% acreditam que traz notícias de forma rápida.

Leia também: As oportunidades de anunciar na rádio on-line no Brasil

Mais de um quarto dos ouvintes de rádio no Brasil consomem o meio pelo celular. (Foto via Freepik)

Publicidade na rádio em dados

Entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período de 2022, a Kantar IBOPE Media revela que o número de anunciantes na rádio cresceu 31%. O total de marcas presentes nesse meio igualmente apresentou alta, de 38%, assim como o valor investido na publicidade na rádio, que foi 25% maior.

A razão por trás desse investimento é bastante simples: anunciar na rádio dá ótimos resultados para os negócios. Conforme aponta o Inside Radio 2022, 82% dos ouvintes lembram-se de ter ouvido propagandas em áudio. Mais ainda, 37% dos que se recordam da publicidade na rádio já compraram ou pesquisaram algum produto ou serviço por causa dos anúncios durante a programação.

Os formatos que mais se destacam em lembrança do público são os comerciais nos intervalos (55% dos ouvintes lembram-se de algum anúncio desse tipo) e o merchandising feito pelos comunicadores nos programas (42% recordam-se). Isso mostra como o meio é importante para a construção de uma marca forte, além de impulsionar a conversão direta em vendas.

Leia também: Quer vender mais? Inspire-se com estas 7 marcas na rádio

Segmentos que se destacam em publicidade na rádio

A rádio no Brasil gera conversão e vendas nos mais diferentes segmentos. Como demonstram os cases de sucesso com as emissoras da NSC em Santa Catarina, o meio oferece ótimas oportunidades para todo tipo de marca, do pequeno negócio de bairro às grandes redes.

No entanto, alguns segmentos têm um percentual de conversão maior por terem alcance a um público mais amplo. Esse é o caso, especialmente, de supermercados, hipermercados e atacadistas. Quase seis em cada dez ouvintes declararam já ter comprado ou pesquisado algum produto dessa categoria após a publicidade na rádio.

Categorias que geram maior ação do consumidor:

Para conhecer melhor o potencial de anunciar na rádio em Santa Catarina, baixe agora os mídia kits das emissoras da NSC. Veja as vantagens de fazer publicidade na Atlântida, na Itapema ou na CBN e aumente suas vendas!

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