Quem estiver presente no RD Summit 2022, evento que ocorre em Florianópolis de 26 a 28 de outubro, poderá participar de uma ação muito especial. A NSC e o Negócios SC levarão ao que é considerado o maior encontro de marketing e vendas da América Latina uma experiência divertida e com sorteio de brindes.
Em meio à “Disneylândia do Marketing Digital”, como já foi chamado em matéria na Forbes, o RD Summit deste ano contará com uma parede com o Big Fone do Big Brother Brasil. Ali os participantes poderão tirar fotos com a instalação. Além disso, quem atender o telefone ganhará brindes.
Mas você sabe por que sua empresa também deve investir em ações de ativação da marca? Veja os motivos na explicação a seguir e inspire-se!
Pesquisa mostra por que fazer ativação da marca
A ativação da marca refere-se a ações específicas de cunho sensorial em que a marca proporciona experiências para engajar diretamente com o consumidor. É uma forma de aumentar o reconhecimento e a lembrança do público.
Esse marketing de ativação não é algo necessariamente novo, mas tem um impacto bastante positivo para os negócios. Por exemplo, as ações de ativação de marca dentro dos supermercados, com distribuição de provas aos consumidores, já são conhecidas há tempos. Mas nem sempre um brinde é necessário para a realização da experiência.
Como demonstra uma pesquisa da EventTrack, o marketing de ativação tem três efeitos muito positivos: aumento da intenção de compra, melhora na percepção da marca ou de seu produto ou serviço, e aumento na lealdade do consumidor.
Resultados da pesquisa sobre ativação da marca:
- 91% dos consumidores ficam mais dispostos a comprar;
- 46% têm uma percepção mais positiva;
- 40% tornam-se mais leais após participarem da experiência.
A conclusão da EventTrack é que experiências presenciais ajudam a construir relações mais fortes com os consumidores ao envolver um espectro de sentidos e emoções.
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Mais vantagens de proporcionar experiências com a marca
Independentemente da relação que o consumidor tenha com a marca, a ativação pode ser interessante para levar o público a um próximo passo.
- Para quem ainda não tem familiaridade com a marca, leva ao interesse.
- Para quem já conhece, permite experimentar o produto ou serviço
- Para quem é cliente, aumenta o nível de lealdade.
Além do nível individual, as ações de ativação de marca têm impactos no mercado. Por exemplo, as experiências podem servir para criar um diferencial entre as concorrentes no segmento. Veja o caso da Melissa, que construiu uma identidade sensorial muito forte em sua loja-conceito, nos pontos de venda pelo Brasil e marcando presença em grandes eventos.
Esse exemplo também é bom para ilustrar o fato de que nem sempre uma ativação envolve a distribuição de brindes. O mais importante é o envolvimento sensorial do consumidor.
Outra vantagem de proporcionar experiências está no efeito multiplicador da mensagem. As pessoas que interagem com a ação acabam compartilhando suas impressões, assim como a identidade da marca, para as redes de contatos delas. Portanto, o resultado de uma ativação nunca se resume ao impacto imediato e deve ser avaliado como um todo.
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Dicas para ter sucesso no marketing de ativação
Para quem procura inspiração ao planejar ativações da marca, os cases de sucesso com a NSC trazem ótimas ideias. O Floripa Tem e o Conexão Verão, por exemplo, são dois eventos que permitem criar experiências imersivas para os patrocinadores e impactar um grande público em Santa Catarina.
Mas, para que as ações da marca sejam de fato um sucesso, vale destacar algumas dicas.
A primeira delas é mapear as oportunidades que tenham maior afinidade com seu público-alvo. Saiba que tipo de pessoas seu negócio deseja alcançar, porque nem sempre a maior visibilidade significa a maior eficiência da ação.
O segundo ponto essencial é ter um objetivo definido. Apenas promover uma degustação ou entregar brindes não é um fim em si mesmo. A ação deve visar a uma resposta específica do consumidor e encaminhá-lo para isso.
Em terceiro lugar, tenha em mente que as pessoas não vão interagir com a marca só porque é da marca. Elas vão se engajar por causa da história, da qualidade da experiência, das sensações que ela trará… Então, capriche na ideia e na execução para realmente envolver o público-alvo, como a NSC fez para a Investcorp.
Para completar, é preciso criar atrativos para os participantes ampliarem a mensagem, além de a própria marca ter uma estratégia de comunicação que amplifique a ativação. Incentive o compartilhamento nas redes sociais com recompensas e instruções claras.
Agora, para ampliar o alcance da sua estratégia de ativação da marca, conheça os mais de 70 formatos de mídia disponíveis com a NSC para impulsionar seu negócio.