Há cinco ou dez anos, quem poderia imaginar que os códigos de barras bidimensionais, os QR Codes, na nova década se tornariam tão populares? Pois agora essa tecnologia entra em uma era de ouro, sendo utilizada nos mais variados papéis.
Nos restaurantes e bares pelo Brasil, por exemplo, o uso de cardápios em QR Code virou uma prática comum durante a pandemia. Passagens e ingressos hoje também fazem uso frequente dessa tecnologia. Mas é na televisão que ela parece ter encontrado sua aplicação mais promissora.
Os comerciais de TV com QR Code têm desempenhado uma importante função no marketing das marcas para romper a barreira entre on e off. Conheça as vantagens desse recurso a seguir!
Comerciais de TV com QR Code em destaque
O Super Bowl é um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo. Na edição de 2022, foram 99,2 milhões telespectadores ligados na emissora americana NBC, alcançando ao todo 112,3 milhões de pessoas incluindo as plataformas digitais. Por causa disso, é um dos espaços publicitários mais disputados mundialmente — e também um dos mais comentados.
Simbolizando esta era de ouro dos códigos de barras 2D, o comercial que mais repercutiu neste ano foi o da Coinbase, uma empresa de criptomoedas. A proposta não poderia ser mais simples: por 30 segundos, um QR Code circulou por um fundo preto, sem qualquer texto explicativo. A curiosidade do público foi tanta que o site não suportou o aumento repentino de tráfego.
A ação deixa duas lições importantes para os anunciantes. A primeira é que os QR Codes trazem resultado. A segunda é que as marcas precisam se preparar para esse fluxo de visitantes que a televisão é capaz de trazer.
Aqui no Brasil, programas como a novela das nove na Globo ou o Big Brother Brasil impactam 40 milhões de pessoas, segundo a Kantar IBOPE Media. Agora imagine conciliar essa visibilidade com a possibilidade de conversão direta, semelhante aos anúncios na internet. É por isso que o QR Code tem atraído a atenção de grandes marcas.
O recurso, inclusive, já está disponível na programação da NSC TV em Santa Catarina. Recentemente, o próprio Negócios SC levou ao ar um comercial minimalista baseado na tecnologia, levando os telespectadores para a ferramenta Simulador de Campanha. Essa é mais uma prova de que a curiosidade é um enorme atrativo para o público.
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Resultados com QR Code na televisão
O QR Code pode não ser uma tecnologia extremamente revolucionária, mas essa é, na verdade, sua maior virtude. Com o passar dos anos, ficou cada vez mais fácil utilizá-la: basta apontar a câmera do celular para o código e acessar o link. Aí está uma grande diferença para a realidade virtual, por exemplo, pois não é necessário nenhum equipamento complexo durante a experiência.
Essa facilidade de uso contribui para a popularização do QR Code e, consequentemente, para a obtenção de melhores resultados com ele.
Outro exemplo recente de sua aplicação vem da marca de beleza Cannaluxe, que anunciou em diferentes canais de TV nos Estados Unidos. Nesse caso, foram exibidos anúncios com um QR Code para a página de seus revendedores que atraíram mais de 150 mil consumidores.
A campanha registrou uma taxa de cliques (CTR) na casa dos 4%. Como comparação, no Facebook, o CTR para anúncios no mesmo segmento é de 1,02%.
O QR Code, portanto, oferece uma nova forma de mensurar o retorno da mídia na televisão. Além da sua importância para aumentar o reconhecimento e a lembrança da marca, agora ela tem um papel na conversão direta em vendas.
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QR Code é o futuro dos anúncios na TV
Cada vez mais, profissionais de marketing esperam maior controle e mensuração em suas campanhas. Então, o QR Code é mais uma forma de satisfazer a essas demandas na mídia mais popular no Brasil.
Como já comentamos, o código na TV permite observar melhor a resposta do público. Além de saber quantas pessoas tomaram uma ação direta a partir do anúncio, é possível registrar também em qual horário elas fizeram isso, que tipo de dispositivo usaram, em que cidade estavam, entre outros fatores. Isso possibilita otimizar futuros anúncios e testá-los com maior precisão.
A Globo, à qual a NSC TV é afiliada em Santa Catarina, está olhando mais à frente. Em novembro de 2021 começaram os testes com anúncios segmentados nas TVs conectadas. Isso quer dizer que agora as inserções podem ser personalizadas de acordo com o perfil do telespectador.
O QR Code entra aí como uma forma de analisar a eficiência dessa segmentação e entregar ofertas customizadas para cada tipo de consumidor. Desse modo, o comercial de televisão deve se tornar uma máquina de vendas cada vez mais poderosa.
Quer saber como a NSC pode se encaixar na sua estratégia de comunicação? Use o Simulador de Campanha e descubra!