O jornal impresso tem sido responsável por estratégias de comunicação de sucesso para marcas como Senior Sistemas, Beiramar Shopping, Unimed Grande Florianópolis e muitas outras com os veículos da NSC.
Uma das razões por trás desses ótimos resultados com anúncios em jornal impresso é a versatilidade dele no funil de vendas. Ele pode ser utilizado desde o topo até o fundo, impulsionando as mais diversas ações de marketing.
Então, para destacar o papel do jornal na sua estratégia de comunicação, vamos mostrar as diferentes formas como ele impacta a relação do negócio com o consumidor. Acompanhe!
O papel do jornal impresso no topo do funil
Maior alcance da marca
No topo do funil de vendas, para impulsionar a descoberta da marca, é importante diversificar sua estratégia de comunicação. Quanto maior for sua presença nas mídias favoritas pelo público-alvo, mais amplo será esse funil.
Os impressos da NSC ainda oferecem uma ótima visibilidade por si próprios. Juntas, as edições de DC, AN e Santa somam mais de 180 mil impactos por mês, em média.
Anúncios impressos têm um impacto diferente no cérebro
Um estudo feito nos Estados Unidos analisou as diferenças que anúncios impressos e digitais têm no cérebro do consumidor. Mas, para isso, os pesquisadores foram além das opiniões pessoais e realizaram testes de movimentos oculares, batimentos cardíacos e ressonância magnética.
Assim, foi possível analisar a fundo os resultados da publicidade impressa, mais do que o público é capaz de expressar conscientemente.
As conclusões do estudo foram muito interessantes. Os pesquisadores descobriram que os impressos recebem mais tempo de interação, geram uma resposta emocional maior, são lembrados mais rapidamente, além de despertar um maior desejo e percepção de valor na mente do público.
Confiabilidade é essencial para a estratégia de comunicação
Outro ponto positivo do jornal é a confiança que o consumidor tem nesse meio. Sem ela, o alcance sozinho não traria bons resultados.
Comprovando essa afirmação, uma pesquisa da MarketingSherpa mostrou que os anúncios impressos têm a maior confiança do público na hora de tomar uma decisão de compra, com 82% das pessoas confiando nessa opção. É o maior índice de confiabilidade revelado pela pesquisa, acima até da televisão, com 80%.
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No meio do funil
Jornais impressos têm maior atenção exclusiva
No meio do funil ocorre o momento de consideração do consumidor. Então, ter o foco dele nessa hora ajuda a gravar sua mensagem.
Nesse sentido, o jornal impresso é o meio com maior atenção exclusiva do público. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, a experiência com o jornal é a mais concentrada dos meios de comunicação de massa. Isso permite uma maior lembrança da marca ao chegar na etapa de decisão da compra.
Anúncios de jornal duram mais
Diferentemente de um anúncio nas redes sociais, na rádio ou na televisão, o anúncio de jornal pode ser revisitado a qualquer momento, até semanas ou meses depois da primeira leitura. Assim, o consumidor tem mais facilidade para conferir um produto ou serviço que ele viu anunciado, pois há esse registro físico da comunicação da marca.
Além disso, o anúncio impresso tem uma cadeia de impactos pelas mãos de todos que o veem. As edições semanais de DC, AN e Santa ainda estimulam essa leitura mais prolongada por meio de produtos premium que podem ser consumidos com calma, aumentando a exposição dos anunciantes.
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No fundo do funil
Mídia impressa gera ação do consumidor
O jornal também ajuda nas conversões de fundo do funil? A resposta é sim, como demonstrado em uma pesquisa da Nielsen.
De acordo com essa fonte, 63% dos consumidores tomam alguma ação a partir do contato com o anúncio impresso, como a realização de uma pesquisa sobre a marca. Esse percentual é maior que o dos anúncios em buscadores on-line (58%) e redes sociais (56%), que teoricamente seriam mais acionáveis por causa dos links diretos para a marca.
QR Codes encurtam a jornada de compra
Para trazer ainda melhores resultados para sua estratégia de comunicação, as edições de DC, AN e Santa permitem conectar diretamente os anúncios com suas páginas na internet por meio de QR Codes.
Vale destacar que o leitor de jornal é bastante conectado com o digital, segundo dados da Nielsen, e que o leitor da NSC tem um perfil decisor e maduro. Portanto, pode ser interessante para sua empresa utilizar esse recurso que encurta a distância entre a consideração e a decisão.
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