Investir na comunicação da marca pode despertar muitas dúvidas. Quanto mais experiente você se torna nisso, mais técnicas elas ficam, como a respeito da melhor forma de fazer o planejamento de mídia.
Mas, no começo, é normal que surjam algumas questões lá na base das ações de marketing: por que investir e quanto? Afinal, a empresa ainda não tem muitos resultados nesse sentido como parâmetro para justificar o investimento em anúncios.
No Negócios SC você encontra diversos conteúdos referentes à parte prática de comunicar. São diversos guias e dicas para otimizar a divulgação de produtos e serviços em Santa Catarina.
A seguir, queremos ajudar também quem está começando a investir mais na empresa e quer vender mais. Então, é possível que esteja aqui o impulso que faltava para você anunciar nos veículos líderes de audiência no Estado. Aproveite a leitura!
Por que investir na comunicação?
Existem duas ideias relacionadas ao investimento na comunicação da marca que precisam estar bem claras desde o princípio:
- investir em comunicação tem retorno, portanto isso não pode ser visto apenas como custo;
- comunicação é inseparável das vendas, ou seja, quem deixa de comunicar prejudica-se na hora de vender.
Sobre o primeiro item, o relatório Profit Ability, realizado por Ebiquity e Gain Theory no Reino Unido, mostra que a cada £1 investida, em média, o retorno da publicidade no longo prazo é de £3.24 (valores em libras esterlinas). Convertendo para o real atualmente*, seria algo em torno de R$ 24,69 para cada R$ 7,62 investidos.
Ou seja, em média há mais que o triplo de retorno sobre o investimento na comunicação da marca.
O segundo item refere-se ao que chamamos de funil de vendas:
- o processo de venda começa ao facilitar a descoberta da empresa pelo público;
- o interesse do consumidor é despertado pela apresentação dos produtos ou serviços;
- a concretização da venda é resultado do convencimento e da adequação ao desejo do consumidor.
Traduzindo para o contexto de uma loja física, imagine que você tem um comércio no fundo de uma galeria onde poucas pessoas transitam. Para facilitar a descoberta, investe em placas de sinalização que apontam a direção do seu negócio. Assim, elas sabem que seu estabelecimento existe.
Mas, chegando lá, o público encontra atendentes pouco preparados e uma disposição dos itens pouco agradável. Então, você investe em informação para a equipe e organiza seu espaço para revelar o melhor aspecto dos produtos.
Para completar, ainda tem uma promoção que facilita a compra pelo consumidor e assim conquista o cliente.
Investir na comunicação da marca na TV, na rádio e nos jornais impressos e digitais é um processo semelhante, só que muitas vezes maior. Isso porque você poderá se comunicar com milhões de pessoas ao mesmo instante por meio dos veículos da NSC.
Leia também: Quanto investir no marketing da empresa?
Quanto investir na comunicação da marca?
Uma vez entendido o porquê de investir na comunicação, surge a dúvida: quanto deve ser investido?
Existem diversas formas de abordar essa questão, mas o cálculo mais comum costuma levar o faturamento ou receita bruta como base do investimento. E, para isso, temos o estudo The CMO Survey como referência.
Na consulta com 3.000 gestores de marketing, encontraram-se as seguintes médias entre empresas de diferentes ramos:
- Venda de produtos B2B: investimento de 5,4%.
- Venda de produtos B2C: investimento de 7,1%.
- Venda de serviços B2B: investimento de 10,1%.
- Venda de serviços B2C: investimento de 8,9%.
Ou seja, com até 10% do faturamento investido em comunicação, sua empresa já está em um nível competitivo. Mas é possível começar a partir de 3% para ir colhendo o retorno da divulgação e incrementar seus esforços com o passar do tempo.
Essa média serve como ponto de partida nos casos gerais. Agora, se você tem o objetivo de conquistar um novo mercado, um público maior ou precisa alcançar metas ousadas de vendas, o investimento em comunicação deverá ser proporcional.
Faça o cálculo. Veja qual é seu orçamento para comunicação e separe uma quantia para mídia. Então, use o exclusivo Simulador de Campanha da NSC para descobrir como é possível colocar sua marca nos maiores veículos de Santa Catarina.
Se desejar, nossos consultores também estão à disposição para encontrar as soluções ideais para seu investimento. Fale conosco pelo site ou pelos telefones (48) 3216-3216 ou (48) 99174-3847.
* Cotação de 1 libra equivalente a 7,62 reais.