O modelo de franquias no Brasil confirmou a trajetória de crescimento em 2022 e fechou o ano com resultados históricos. O desempenho recente do franchising brasileiro superou até mesmo o patamar pré-pandemia.
Somente no último trimestre de 2022, o faturamento do setor foi de R$ 63,8 bilhões, muito acima dos R$ 54,97 bilhões do mesmo período de 2019, segundo números da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No fechamento de 2022, o resultado foi de R$ 211,49 bilhões em vendas. Esse faturamento representa uma alta de 14,3% em relação a 2021, o maior crescimento da série histórica analisada pela ABF. O número de marcas de franquias também bateu recorde: foram registradas 3.077 delas, 6,8% a mais que no ano anterior.
Esse é um modelo que tem dado muito certo. Mas como ampliar uma franquia que já existe e atrair empreendedores? Se esta é sua dúvida, veja as dicas que preparamos a seguir.
5 dicas para ampliar sua franquia e atrair empreendedores
Como demonstra a Associação Brasileira de Franchising, há oportunidades para os mais diversos tipos de franquia. Então, a chave para crescer está nas estratégias que serão adotadas.
1. Capriche na apresentação do negócio
O sucesso inicial da franquia depende de bons argumentos de venda e de uma boa apresentação. Para isso, é importante ter o seu pitch de negócio na ponta da língua e também em um material interessante para compartilhar sempre que necessário.
Nessa apresentação é fundamental mostrar não só a essência do negócio, como as perspectivas para quem deseja empreender nele. Traga dados da franquia, informações do mercado e opiniões dos clientes que indiquem o potencial de sucesso do franqueado.
Outro aspecto fundamental é deixar claro as formas de assessoria que a franqueadora prestará ao novo empreendedor.
Mas a apresentação não é só isso. É também aquilo que o prospect pesquisa por conta própria, como o site da franquia, as redes sociais, as lojas e demais canais de atendimento e até as avaliações de consumidores.
Sim, o que acontece em uma unidade repercute em toda a rede, portanto é preciso ter muito cuidado com reclamações e zelar pelo seu maior ativo, a imagem da marca.
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2. Para ampliar a franquia, aumente a presença dela na mídia
A publicidade tem uma dupla contribuição para ampliar a franquia. Em primeiro lugar, a presença na mídia atrai mais investidores. Além disso, mostra para eles que a marca investe na conquista do cliente final, o que para esses empreendedores é muito interessante.
O que o empreendedor procura é retorno. E uma marca que não gera demanda nem é conhecida pelo público tem pouco potencial nesse aspecto.
Essa presença da franquia na mídia foi o caminho para o crescimento do El Patrón. A rede de comida mexicana encontrou justamente na NSC uma forma de ampliar seu alcance e conseguiu atingir os resultados que esperava.
3. Impacte o público certo
Sua estratégia de divulgação precisa levar em conta as diferentes personas de compradores que deve impactar. Afinal, a comunicação para o consumidor final não é a mesma que a do possível franqueado.
A segmentação da comunicação é importante nesse sentido, mas também o posicionamento correto. Para alcançar um público empreendedor, vale comunicar em publicações de interesse desse perfil, contar com um trabalho de assessoria de imagem e participar de eventos e feiras de negócios. Isso permite impactar diretamente quem pode investir na rede de franquia.
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4. Produza conteúdo
Seja o consumidor final, seja o empreendedor, a produção de conteúdo tem um papel essencial na relação com seus públicos-alvo. O conteúdo informa, constrói a imagem do negócio, desperta o interesse e cria demanda de consumo. Tudo isso então contribui para ampliar a franquia.
Uma franquia também é responsável por manter a identidade de comunicação entre todos os franqueados. Para tanto, é recomendado que ela forneça os materiais de divulgação para a rede. Isso vale desde a divulgação on-line até a off-line.
5. Aproveite o conteúdo gerado pelo consumidor
Um dos melhores tipos de conteúdo para usar na comunicação vem do próprio consumidor da franquia. Aí estão incluídos posts nas redes sociais, comentários, depoimentos, avaliações, cases de sucesso etc.
Esse conteúdo gerado pelo consumidor é mais espontâneo e, portanto, mais confiável para o público. Afinal, são pessoas reais falando sobre a marca, em vez de ela falando sobre si mesma. Essa estratégia ainda estimula que mais clientes compartilhem experiências e deem engajamento para a franquia.
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