Uma prévia do Inside Radio 2022, pesquisa anual feita pela Kantar IBOPE Media, revela que esse meio de comunicação alcança 85% da população total na Grande Florianópolis. Essa é uma das 13 regiões metropolitanas brasileiras avaliadas no estudo, empatando em terceiro lugar com Fortaleza no alcance da rádio, atrás apenas da Grande Belo Horizonte (90%) e da Grande Porto Alegre (86%).
Santa Catarina mantém assim o percentual registrado no Inside Radio 2021. Com isso, o alcance da rádio entre o público catarinense permanece acima da média nacional, que chega a 83% agora em 2022 nas 13 regiões avaliadas pela Kantar IBOPE Media.
Esses números indicam que há uma excelente oportunidade para aumentar o alcance da marca por meio da rádio. Quer saber por que aproveitá-la? Então acompanhe a explicação a seguir.
Mais alcance da marca e lembrança do consumidor
Um dos maiores desafios da comunicação é equilibrar o alcance com a frequência da veiculação. Em um orçamento limitado, a escolha de levar a mensagem ao maior número possível de consumidores impacta a capacidade de repetir mais vezes os anúncios.
Mas, quando se trata de construir uma marca forte, ambos os fatores são necessários. É preciso de visibilidade para tornar o negócio conhecido, ao mesmo tempo que a presença constante na mídia é fundamental para que o consumidor lembre-se da marca ao ir às compras.
Aí entra a importância da rádio dentro de um mix de mídia. Como comentamos, ela está presente na vida de 85% das pessoas na Grande Florianópolis, com um tempo médio diário de 3 horas e 29 minutos. Ou seja, tem um amplo alcance, capaz de colocar sua marca diante do público certo para sua estratégia.
Em paralelo, vale destacar que a produção de áudio costuma ter um custo menor que a de vídeo, inclusive para a internet, que 86% dos profissionais de marketing já utilizam na comunicação, segundo a Wyzowl. Isso traz a possibilidade de reservar um orçamento maior para frequência da divulgação ou de incluir esse novo meio no mix sem sobrecarregar o investimento em publicidade. A própria veiculação cabe no bolso de pequenos empreendedores, como demonstra a tabela de preços das rádios da NSC.
O fato de ser um investimento mais acessível para muitos negócios torna a rádio um bom ponto de partida para anunciar nas mídias essenciais.
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Marketing de conteúdo na rádio
O investimento em marketing de conteúdo cresceu 80% entre 2020 e 2022, de acordo com uma pesquisa de Borrell Associates.
Nesse cenário, cada vez mais empresas têm compreendido a necessidade de investir em conteúdo. Contudo, muitas ainda sofrem com a falta de visibilidade porque utilizam exclusivamente seus próprios canais para a distribuição.
Novamente o alcance da rádio pode ajudar. Com as emissoras da NSC, por exemplo, é possível abordar o universo da marca em conteúdos patrocinados, programetes, podcasts, entre outros formatos, transmitindo-os para milhares de catarinenses.
Além de a marca ganhar uma maior projeção para seu conteúdo, a rádio ainda traz maior confiança para o marketing. Isso porque os veículos já têm uma conexão forte com os ouvintes, o que agrega valor à comunicação da marca.
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Cobertura de eventos e do PDV
Assim como é possível aumentar o alcance da marca com o marketing de conteúdo, a rádio também contribui para dar maior visibilidade às ações presenciais da marca.
Nesse sentido, a NSC tem alguns cases de sucesso envolvendo o marketing de eventos com a rádio, com os dois trabalhando juntos para impactar um público maior. A Confraria Itapema é um bom exemplo disso, aumentando a exposição da marca com muita informação e entretenimento para atrair a atenção dos ouvintes.
Outra opção é transformar seu PDV em um evento. Projetos como o CBN In Loco transmitem conteúdo diretamente do seu lançamento, liquidação, abertura, entre outras ações especiais. Desse modo, você expande sua mensagem para milhares de ouvintes em Santa Catarina.
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O alcance das rádios da NSC
Em Santa Catarina, as rádios da NSC destacam-se com programações voltadas para diferentes perfis de ouvintes, mas dentro de um público de alto poder aquisitivo, e com programas líderes de audiência.
Só na Grande Florianópolis, por exemplo, as rádios Atlântida, Itapema e CBN Floripa falam com mais de 24 mil ouvintes por minuto, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Entretanto, a audiência somada supera os 460 mil ouvintes por mês.
Em termos de abrangência territorial, a Atlântida alcança 179 cidades catarinenses, a Itapema está presente em 29 cidades, a CBN Floripa em 19 e a CBN Joinville em 18. Isso quer dizer que as rádios da NSC podem aumentar o alcance da marca em diferentes regiões de Santa Catarina, entre diferentes perfis de catarinenses e utilizando-se de diferentes estratégias para isso.
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