Tipos de mídia externa (OOH) e como usá-las na sua comunicação

06/08/2019

Comunicação

Tipos de mídia externa (OOH) e como usá-las na sua comunicação

O quanto você sabe sobre mídia externa? Também conhecido como mídia OOH (out of home, ou fora de casa), esse meio de comunicação vai muito além do tradicional outdoor, ou painel publicitário.

Apesar de sua grande visibilidade em nossas cidades, a publicidade exterior é pouco aproveitada em comparação com outros meios de promoção das marcas. Segundo o Kantar IBOPE Media, o investimento em mídia OOH no Brasil é menos de 3% do total investido nos diferentes meios publicitários, ou seja, cerca de 4 bilhões de reais ao ano.

Neste artigo vamos mostrar algumas formas de incluir a mídia externa na sua estratégia de comunicação e como integrá-la às suas campanhas na internet e nas mídias essenciais.

Tipos de mídia externa (OOH)

Em uma era em que se espera cada vez mais criatividade na comunicação das marcas, até mesmo o formato tradicional do outdoor, ainda chamado de billboard ou painel, está mais variável. Seja na forma impressa, seja na digital, as empresas têm procurado inovar e surpreender o público com essa mídia.

“À sua direita”. McDonald’s usa logomarca para dar a direção do restaurante mais próximo. (Fonte.)

Mas além desse formato retangular, impresso em papel ou lona, e geralmente situado a uma altura elevada, existem muitos outros disponíveis. Alguns exemplos são:

Por natureza, são mídias fixas, colocadas em pontos de grande circulação de pessoas para maior exposição da marca. Aliás, essa é uma das vantagens da mídia externa que falaremos a seguir.

Vantagens da comunicação OOH

O poder de impacto desse tipo de mídia por um lado não pode ser subestimado, a ponto de ela não ser considerada na sua estratégia de comunicação, nem superestimado, achando que qualquer anúncio impactará.

Enquanto em meios como a televisão ou rádio o anúncio passa pelo consumidor, aqui é o consumidor que passa pelo anúncio. E, com muita frequência, rapidamente. Então sua marca tem uma janela de atenção bastante curta para cativar as pessoas.

Moral da história: tenha foco e objetividade na sua mensagem. Uma ideia incrível, uma imagem marcante e poucas palavras.

Obedecido esse princípio básico, sua empresa poderá aproveitar o bom custo-benefício de veiculação que a mídia OOH oferece. Considerada a alta exposição da marca, especialmente em locais movimentados, é possível fazer um negócio vantajoso por um orçamento acessível.

No entanto, note que a complexidade da ideia do anúncio afeta diretamente o custo do investimento. Por exemplo, um aplique em um outdoor ou frontlight demandará uma produção a mais, assim como um formato inovador provavelmente precisará de recursos extras. Mas quando o objetivo é causar o maior impacto possível, vale a pena ir além.

Leia também: Como fazer um anúncio de jornal memorável (com exemplos)

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Como integrar mídia externa às suas campanhas

Por ter um espaço curto para a mensagem, o ideal é justamente trabalhar a mídia externa em conjunto com outros meios tanto off-line quanto on-line para expandir o conceito. No exemplo da campanha da Prefeitura de Florianópolis, a hashtag #plasticomata estimula a conexão das peças com o ambiente digital.

Outra forma de conectar com os canais on-line da sua empresa, como um site, é usar QR Codes ou links personalizados para anúncios OOH. Assim como no jornal, essa é uma forma de medir o desempenho da mídia exterior, já que todos os acessos originados pelo endereço virtual específico serão resultado direto da interação off-line. 

As mídias essenciais, como televisão e rádio, também são importantes para ampliar sua mensagem. Enquanto a mídia externa foca no impacto na rua, o material extra veiculado nas essenciais cria um storytelling ao redor e fornece mais argumentos para a campanha.

Em outras palavras, OOH é um aperitivo impressionante de um banquete que está por vir. Ou sua marca convida o público a vir prová-lo, ou oferece por algum outro meio.

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