O Brasil é um país com mais de 203 milhões de habitantes, tem a quinta maior extensão territorial do mundo e uma diversidade populacional impressionante. Mas, no meio disso tudo, os brasileiros ainda conseguem se encontrar e se unir em torno de dois meios: a televisão e as redes sociais.
Não à toa, o Brasil tem um consumo de TV elevado, segundo a Kantar IBOPE Media, e apresenta um dos maiores consumos de redes sociais no globo, de acordo com a Comscore.
Esses dois meios, inclusive, muitas vezes se influenciam. O que os brasileiros veem na televisão, logo em seguida comentam nas redes. E o que movimenta as redes também pode virar pauta na TV.
Conheça melhor esse fenômeno a seguir e entenda por que anunciar na TV é vantajoso para as marcas.
Reflexo do Brasil, TV dita a moda e os costumes
O Brasil se encontra nas novelas da Globo. Por exemplo, dados da Kantar IBOPE Media revelam que a novela Terra e Paixão teve 71,2% do share da TV aberta na Grande Florianópolis durante o mês de junho. Ou seja, de cada dez televisores ligados, sete exibiam a trama global.
Mas esse imenso encontro acontece porque os brasileiros de diferentes partes do País podem se ver refletidos nas histórias.
A recém-terminada Vai Na Fé foi um exemplo de representatividade, um dos segredos do sucesso da atração. O protagonismo da periferia, o elenco composto por 70% de atrizes e atores negros e os temas sociais abordados contribuíram para um amplo engajamento de audiência e nas redes sociais.
Na novela das 21h, os brasileiros também têm visto a moda de um Brasil pouco retratado por grandes influenciadores ou nas passarelas. Depois do sucesso do remake de Pantanal, a novela Terra e Paixão novamente reflete o mundo agro que abrange tantas pessoas no interior do País.
O fato é que a televisão é capaz, como nenhum outro meio, de apresentar os diferentes Brasis para a quase totalidade da nação. Afinal, como aponta a Kantar IBOPE Media, ela alcança 99,6% da população brasileira.
A TV tem um efeito potencializador de tendências. A moda agro de Terra e Paixão ganha seguidores em novos territórios, os debates de Vai Na Fé entram em lares que não estavam acostumados a discuti-los e assim por diante.
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Televisão motiva debates nas redes sociais
Considerando o alcance e o consumo da televisão no Brasil, ela é a maior vitrine que existe no País.
Não faltam exemplos de como o conteúdo da TV pode gerar um impacto imediato e expressivo nas redes sociais, porque o público faz questão de comentar e pesquisar aquilo que vê. Completos desconhecidos podem virar estrelas com milhões de seguidores em questão de instantes por causa disso.
Entre tantos assuntos gerados pela TV recentemente, podemos destacar dois casos emblemáticos.
O primeiro deles é referente ao lançamento de “Xuxa: o documentário”. Desde então, foram mais de 958 mil buscas on-line por Xuxa, de acordo com um levantamento da Timeless, e um enorme volume de posts nas redes sociais. É claro, a produção virou um dos assuntos mais comentados na internet.
Outro tema que influenciou bastante os debates no meio digital foi a entrevista da atriz Larissa Manoela ao Fantástico. Também de acordo com a Timeless, Larissa foi mencionada mais de 564 mil vezes nas redes sociais nos três dias seguintes à exibição do programa. Ela ainda ganhou mais de 640 mil seguidores após a entrevista.
O impacto do caso motivou até o projeto da “Lei Larissa Manoela”, sobre a administração de bens de filhos menores de idade, proposto pelos deputados Pedro Campos (PSB-PE) e Duarte Junior (PSB-MA).
Ou seja, a TV não apenas reflete o Brasil, ela ajuda a transformá-lo. O que aparece na televisão vira conversa e ação. É por isso que o meio é igualmente importante para as marcas que querem mover o consumidor.
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A importância de anunciar na TV
Para os negócios, estar atrelado à televisão significa participar dos debates e das tendências que agitam o Brasil, que emocionam e divertem milhões de brasileiros e que influenciam comportamentos.
Em uma palavra, anunciar na TV é ter relevância.
É muito difícil para uma marca gerar esse tipo de efeito sozinha. O consumidor não se engaja da mesma forma com produtos ou serviços, ele se engaja é com emoções, com histórias, com o entretenimento, com o que outras pessoas já estão falando.
A TV então cria uma onda perfeita em que os anunciantes podem surfar para impactar o público. Para conhecer melhor essa oportunidade, baixe o mídia kit da NSC TV.
(Imagem de capa por Blad Meneghel/Divulgação)