Por definição, startups são empresas jovens, fundadas com o objetivo de desenvolver e comercializar produtos ou serviços a partir de novas ideias para o mercado. Nesse estágio, elas ainda buscam o modelo mais eficiente de negócio.
Tratando-se de empresas recentes e, muitas vezes, com propostas sem base de comparação, elas têm o desafio de superar a desconfiança tanto de consumidores quanto de investidores. Diante disso, a forma como é feita a comunicação de startups pode ser determinante para o sucesso delas.
Então, para saber como melhorar a comunicação de startups, conheça a seguir o papel da NSC nesse processo.
Para conquistar o público final
De acordo com uma pesquisa da Campaign Monitor, atualmente a aquisição de clientes é a prioridade número um de pequenos negócios como startups. No entanto, quando o assunto envolve soluções inovadoras, existem algumas barreiras que precisam ser superadas pela empresa para alcançar esse objetivo.
A primeira delas é despertar o interesse do público pela novidade. O marketing inbound, por mais interessante que seja, baseia-se em algum nível de interesse prévio do consumidor. Mas e quando o produto ou serviço é tão disruptivo que o público-alvo sequer considera sua existência?
A segunda barreira é a da confiança. Como o consumidor vai interagir com uma empresa da qual ele nunca ouviu falar?
Esses dois desafios podem ser superados com a ajuda da mídia tradicional. Por terem um DNA bastante digital, as startups costumam não perceber a importância da comunicação em meios como televisão, rádio e jornal para o sucesso do negócio.
Acontece que a publicidade off-line é tão importante quanto a on-line, inclusive para as empresas com foco no ambiente digital. O consumidor não está apenas nas redes sociais ou na internet — e as startups precisam de uma estratégia de comunicação 360° para alcançá-lo onde estiver.
Veja o caso da comunicação da startup AHOY! Serviços Expressos. Por meio de um aplicativo, ela conecta usuários a profissionais de limpeza. A empresa passou da divulgação entre amigos para um crescimento além de toda expectativa em poucos meses com a NSC.
O sucesso é resultado do investimento em mídia digital, rádio e TV, durante o programa Tech SC, como explica Lucas Almeida Zequinão, cofundador da startup:
— Em termos gerais, podemos dizer que nossas solicitações aumentaram em quase 800% no dia do programa e a quantidade de downloads e cadastros no aplicativo superou todas as nossas expectativas (tanto de clientes em busca do serviço como de novos colaboradores querendo ofertar trabalho). O Tech SC foi a validação definitiva para responder nossas principais questões, ou seja, que nossa ideia era inovadora e funcionava, e que a televisão ainda continua sendo o principal veículo de informação para o público quando se trata de credibilidade.
Como destaca o empresário, a credibilidade é um grande diferencial dos veículos da NSC. Quando a comunicação de startups ocorre em meios de confiança do público, a exemplo da TV, da rádio e do jornal, a mensagem da marca é percebida como de maior valor.
Leia também: O que é marketing multicanal e como fazer na prática?
Para atrair leads B2B
A comunicação B2B é outra que pode ser otimizada com a NSC. Isso porque as mídias essenciais permitem a segmentação da mensagem para alcançar seu público-alvo com precisão.
Seja qual for o seu cliente ideal, a equipe da NSC pode ajudar sua startup a encontrar a melhor estratégia de divulgação para destacar sua marca. Inclui-se aí a sugestão dos meios, veículos e horários ou temas mais adequados para sua comunicação.
Um exemplo de sucesso para atrair leads B2B é o da IDataDev, startup do pequeno município de Capinzal, com 23 mil habitantes. Nem a localização nem o porte do negócio foram empecilhos para o crescimento da empresa diante de uma estratégia de patrocínio no Tech SC, conhecido como a vitrine para a inovação em Santa Catarina.
O programa da NSC TV atrai uma audiência apaixonada por empreendedorismo, com muitos telespectadores também empresários ou em cargos de decisão dentro das empresas. Então, o patrocínio no Tech SC foi perfeito para a IDataDev, porque a solução oferecida pela startup é voltada para outros negócios.
— Nós conseguimos entrar na vitrine do Estado de Santa Catarina e realmente aumentou a procura de pessoas e de empresas. Tem projetos rodando pelo Estado inteiro depois que passamos no Tech SC — avalia Greg Lucinio Dambros, diretor executivo na IDataDev.
Leia também: Como fazer comunicação B2B nos veículos da NSC?
Para despertar o interesse de investidores
Dados da CB Insights, de 2021, mostram que a principal razão por trás da falência de startups é a falta de dinheiro ou de novos investimentos.
Para uma empresa em validação do negócio, não basta conquistar usuários ou atrair leads. Novos clientes trazem uma demanda maior de atenção, pessoal e recursos, ainda no estágio em que não se atingiu o equilíbrio financeiro da operação. Por isso, é preciso ter uma boa reserva financeira para sustentar esse crescimento ou então buscar investidores.
Nessa busca, a presença da mídia é uma garantia de segurança no trabalho desenvolvido. A própria IDataDev recebeu oferta de compra após aparecer no Tech SC, relata Dambros.
Ter esse planejamento de comunicação não só demonstra que a startup tem uma boa organização e está pronta para crescer, como chama a atenção de investidores para a qualidade da solução desenvolvida.
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