O consumidor brasileiro, assim no singular, está longe de se restringir a um único perfil de consumo. Entre os diversos grupos que estão incluídos nesse conceito, o da classe C é o mais representativo das classes socioeconômicas, com 47% da população brasileira. O dado é da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), com base em números do IBGE.
Se compreender esse consumidor da classe C já é importante no dia a dia do varejo, a importância é ainda maior perto de eventos do comércio como a Black Friday. Agora na Black Friday 2022, uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos revela que 68% desse grupo pretende comprar algum item.
Então, saiba mais sobre o perfil desse público a seguir!
A distribuição da classe C em Santa Catarina
Em um novo estudo de mercado disponível para baixar, o Negócios SC traz diversos dados sobre o consumidor da classe C em Santa Catarina.
Aqui no Estado, os dados da Abep mostram que a proporção de catarinenses nessa faixa é maior que a média brasileira. Enquanto no país são 47% das pessoas na classe C, em Santa Catarina são 49% dos indivíduos.
Mas isso precisa ser considerado em relação aos outros grupos socioeconômicos do Estado. A maior porcentagem nesse aspecto vem dos baixos índices de consumidores das classes D e E nas terras catarinenses.
Distribuição das classes no Brasil x Santa Catarina:
- Classe A: 3% x 4%
- Classe B: 22% x 38%
- Classe C: 47% x 49%
- Classes D e E: 28% x 8%
Com isso, vemos que Santa Catarina tem um maior poder aquisitivo que a média nacional.
Entretanto, percebeu-se na classe C no Estado alguma perda no número de pessoas em razão das dificuldades econômicas observadas nos últimos anos. Entre 2020 e 2021, esse grupo perdeu 210 mil catarinenses, enquanto as classes D e E aumentaram em 119 mil.
Mas parte também conseguiu evoluir de condição financeira, tanto que a classe B teve um aumento de 101 mil pessoas.
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O perfil dos consumidores da classe C
Os consumidores da classe C em Santa Catarina são bastante urbanos. Como revela o estudo do Negócios SC, 83% vivem nas cidades. Além disso, são conectados: a pesquisa TIC Domicílios 2021 informa que 89% dos brasileiros nesse grupo têm acesso à internet.
Ao mesmo tempo, na comparação com as outras faixas socioeconômicas no Estado, os indivíduos da classe C têm maior proporção de domicílios rurais (17%).
Outros destaques desse perfil de consumidor incluem:
- Quatro em cada dez vivem em imóveis alugados.
- Seis em cada dez não têm automóvel.
- Quase metade das famílias é composta por solteiros.
- A classe C tem uma menor proporção de famílias com filhos que a população geral.
A própria rotina desse público classe C é diferente da média dos catarinenses. Ele passa mais tempo no trabalho durante o dia e fica mais em casa à noite, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Esse é um dado importante na hora de elaborar uma estratégia de comunicação das marcas para impactar o consumidor no momento mais adequado.
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As compras da classe C
Os consumidores da classe C têm uma participação considerável nas vendas do varejo. Segundo informações da Kantar IBOPE Media, eles representam 38% das vendas de supermercados, 36% dos atacados e 36% das lojas de departamento entre os catarinenses.
Agora para a Black Friday 2022, eles estão ainda mais confiantes para ir às compras que no ano passado. Enquanto a intenção era de 51% em 2021, neste ano o índice subiu para 68%, conforme aponta o Instituto Ipsos.
Uma boa razão para esse perfil de consumidor aproveitar a Black Friday está na oportunidade de economizar. Como destaca a pesquisa “Comportamento Financeiro das Classes CDE”, da Opinion Box em parceria com a Nath Finanças, 50% das pessoas na classe C no Brasil chegam ao fim do mês com pouco dinheiro sobrando, enquanto 10% terminam o mês sem qualquer sobra.
Uma das razões para essa situação apertada é o aumento dos gastos. Para 56% dos entrevistados, as despesas aumentaram muito nos últimos tempos.
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Itens de desejo para a Black Friday 2022
Para completar, o estudo do Negócios SC traz uma lista dos produtos mais desejados pelos catarinenses na classe C para os próximos 12 meses. Muitos desses itens já podem estar na lista de compras para a Black Friday.
Intenção de compra da classe C:
- Smartphone: 16%
- Smart TV: 15%
- Geladeira ou refrigerador: 14%
- Notebook: 13%
- Micro-ondas: 13%
Fogões, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado e outros eletrônicos e eletrodomésticos ainda aparecem na lista de intenção de compra.
Para saber mais sobre o perfil do consumidor na classe C e como impactá-lo com a publicidade em Santa Catarina, baixe agora o estudo gratuito com muitos outros dados a respeito.