Vendas no e-commerce: quais são as perspectivas do varejo?

22/09/2023

VAREJO

Vendas no e-commerce: quais são as perspectivas do varejo?

As vendas no e-commerce brasileiro estão em queda. Dados da NIQ Ebit presentes na 48ª edição do relatório Webshoppers mostram que a movimentação no primeiro semestre de 2023 somou R$ 119 bilhões em faturamento. Isso representa um recuo de 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com informações da Conversion divulgadas pelo portal E-commerce Brasil, as principais marcas do e-commerce no País também registraram perda de tráfego de visitantes no primeiro semestre.

Mas nem tudo são más notícias para o comércio eletrônico brasileiro. Há sinais de que o varejo on-line pode recuperar-se, em parte, no restante de 2023. Segundo a pesquisa E-commerce Trends, de Octadesk e Opinion Box, realizada em maio deste ano, 54% dos consumidores disseram que pretendiam aumentar a frequência das compras na internet nos 12 meses seguintes.

Veja outros dados que acenam para uma perspectiva favorável às vendas on-line no País.

O lado positivo das vendas no e-commerce em 2023

Apesar da queda do faturamento no e-commerce, o fato é que o varejo digital no Brasil nunca teve tantos clientes. No primeiro semestre de 2022, eram 49,8 milhões de consumidores brasileiros conectados, segundo a NIQ Ebit. Então, nos primeiros seis meses de 2023, o número subiu para 53 milhões.

O que caiu, na verdade, foi o número de pedidos. No acumulado entre janeiro e junho deste ano, a queda foi de 5,2% frente ao mesmo intervalo de 2022. O consumidor tem sido mais cauteloso com gastos, daí a menor frequência de compras on-line.

Uma das razões apontadas para isso foi a manutenção dos juros elevados durante boa parte do ano. Vale lembrar que a taxa Selic esteve em 13,75% até o início de agosto, quando foi reduzida a 13,25%. Agora em setembro houve um novo corte pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, chegando ao menor patamar dos últimos 16 meses, em 12,75%.

Juros altos afetam diretamente o consumidor on-line. Como aponta a pesquisa E-commerce Trends, o meio de pagamento mais usado nas compras virtuais tem sido o cartão de crédito parcelado (52%). Então, com a baixa dos juros, esse público é beneficiado.

Ainda precisamos considerar os efeitos de datas comerciais como o Dia do Cliente, a Black Friday 2023 e o Natal. Muitos brasileiros, em um cenário de juros altos e endividamento elevado, podem estar segurando as compras para fazê-las durante as promoções do segundo semestre. Isso deve contribuir para recuperar parte do faturamento do e-commerce em 2023.

Para completar, o varejo restrito acumula altas de 1,5% em volume de vendas e de 4,2% em receita nominal entre janeiro e julho deste ano, conforme os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE. Ou seja, esse pode não ser o melhor momento para o comércio eletrônico, mas o varejo como um todo continua avançando no País.

Leia também: O que aconteceu com as vendas do e-commerce no Brasil?

Mais de 50 milhões de brasileiros compraram na internet em 2023. (Foto via Freepik)

Mais de 50 milhões de brasileiros compraram na internet em 2023. (Foto via Freepik)

Frete grátis é determinante para as vendas no e-commerce

Especialmente quando o bolso aperta, a logística desempenha um papel importante para estimular as vendas no e-commerce. Isso porque o frete grátis é apontado por diferentes pesquisas como o principal motivador para a compra.

De acordo com os dados de Octadesk e Opinion Box, sete em cada dez consumidores baseiam a escolha nesse fator.

Principais fatores que influenciam a compra no e-commerce:

A NIQ Ebit, ao perguntar o que motiva o consumidor brasileiro a comprar em aplicativos de supermercado, encontrou um resultado similar.

As respostas mais frequentes foram:

Desse modo, ter centros de distribuição perto dos principais mercados consumidores pode fazer uma enorme diferença na estratégia do e-commerce. Isso reduz não só o tempo de entrega, como os custos para o envio de produtos.

Leia também: O que faz um e-commerce atrair o consumidor digital?

O caminho do consumidor até o e-commerce

A pesquisa E-commerce Trends traz outra informação interessante sobre como atrair clientes no varejo digital. Quando se trata das buscas, o Google ainda é a ferramenta mais utilizada pelo consumidor brasileiro.

Onde o público pesquisa para comprar no e-commerce?

Além dessas opções, as redes sociais aparecem como ferramentas de busca para compras on-line. YouTube (18%) e Instagram (14%), por exemplo, aparecem entre as respostas. 

Mas é válido questionar: o que motiva essa pesquisa?

Como aponta um relatório da Analytic Partners, muito do tráfego on-line pode vir de canais off-line. Inclusive, em um estudo de caso, 46% dos acessos ao site vieram da mídia na TV.

Isso destaca a importância de diversificar a presença da marca na mídia. Mesmo que o negócio atue apenas na internet, os meios off-line também contribuem de uma maneira significativa para atrair visitantes e clientes.

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