Confraria Itapema une marcas a um público seleto

Array 10/02/2021

Novidades no setor

Confraria Itapema une marcas a um público seleto

Evento consolidado em Florianópolis. Público qualificado. Cultura e enogastronomia. Música. Bons momentos. Essas são algumas palavras para definir a Confraria do Vinho Itapema por quem participa dela.

Para maior segurança de todos, a dinâmica foi adaptada por causa da pandemia: em lugar da tradicional Alameda Casa Rosa, a proposta foi levar a experiência para a casa dos participantes.

A cada uma das cinco edições da temporada 2020/2021, foram disponibilizados boxes com ingredientes para uma receita assinada por um grande chef, que também ensinava o passo a passo do preparo, além de um vinho selecionado pela sommelière Regina Céli Sabbi Essenburg para harmonizar. As transmissões ao vivo e exclusivas aos participantes, durante as quais ocorria o momento de degustação dos pratos, ainda tiveram atrações musicais e muita interação.

Quem apoia essa experiência garante: é uma ótima oportunidade de posicionamento de marca e de relacionamento.

Confraria Itapema: um novo formato para a Bellacatarina

A Confraria do Vinho Itapema é um evento já conhecido entre os amantes da boa música, de vinhos refinados e de experiências gastronômicas marcantes. Para além dos sentidos, é também uma oportunidade de pessoas afins se conectarem e de as marcas presentes estabelecerem um vínculo afetivo com um perfil seleto de consumidor.

Mesmo durante a pandemia, a iniciativa exerceu seu papel sensorial e social de forma on-line, mas igualmente perto do público. Até o nome ficou mais próximo: Confraria Itapema.

Ao longo das cinco edições, marcas como Enoteca Decanter, Geração Automóveis, Unicred, Bellacatarina, Casas da Água, Midea e Formacco Cezarium apoiaram o novo formato.

Algumas delas já eram parceiras da Confraria e puderam acompanhar essa capacidade de o evento adaptar-se.

— Foi a oportunidade de estar junto num evento de experiência essencialmente presencial, que precisou ser reinventado e testado para ver como o público reagiria ao formato on-line — conta Milton Luiz Bordin, gestor da Bellacatarina e Tidelli Floripa.

Para a Bellacatarina, participar de eventos alinhados com o propósito da empresa e o mesmo perfil de consumidores reforça o posicionamento da empresa e dá credibilidade. 

— Objetivamos fortalecer a presença da marca junto ao público consumidor e firmar a marca como referência de qualidade e excelência em nosso mercado — revela o gestor.

E como seria o perfil dos participantes da Confraria Itapema? Essa é uma constante do evento, seja presencial, seja virtual.

— Público qualificado, apreciador da boa enogastronomia, música, arte e relacionamentos. Pessoas de bem e num estágio de vida maduro. Formadores de opinião — comenta Bordin.

Veja no vídeo como foi a Confraria Itapema.

Enoteca Decanter é parceira há mais de dez anos

Quem conhece de perto essa evolução da Confraria Itapema é Regina Céli Sabbi Essenburg. A sommelière e gestora da Enoteca Decanter Florianópolis acompanha a Confraria desde o lançamento, há mais de dez anos.

— Movimento, música, vinho, gastronomia, gente animada. Isso define a Confraria, um evento orquestrado por profissionais de ponta, envolvendo arte, cultura e enogastronomia, atraindo gente alegre e de bom gosto — declara Essenburg.

Segundo a especialista em harmonizar vinhos, levar o evento às casas dos participantes, mesmo que remotamente, pode aguçar certos elementos da experiência.

— Penso que, em suas casas, os participantes estariam mais atentos aos detalhes do que num ambiente de grande descontração. Da mesma forma, também mais ligados ao conteúdo e às percepções, em todos os aspectos — diz a sommelière e gestora.

Esse foi um dos desafios de Essenburg: mostrar produtos de alta qualidade e levar conteúdo para os participantes em meio a essa experiência concentrada. Pensar na harmonização de diversos pratos para um grande público, por si só, já é uma tarefa que requer cuidado. Mas, tanto para a sommelière quanto para a Enoteca Decanter, a participação na Confraria Itapema é recompensadora.

— Tivemos um retorno gratificante do público exigente que nos acompanha há mais de 20 anos no mercado, assim como a percepção de novos apreciadores buscando qualidade e informação. A participação na Confraria propiciou uma interação agradável nos eventos e também com aqueles que recebiam os registros pela mídia — ela afirma.

Influenciadora Laura Coutinho comenta sobre a Confraria Itapema e a Enoteca Decanter. (Instagram Laura Coutinho)

Geração Automóveis se fortalece com marketing de eventos

Outra parceria que vem de anos é a da Geração Automóveis, para a qual o marketing de eventos tem extrema importância. Para a marca, é uma oportunidade de comunicação direta com o público.

— A mensagem é transmitir sentimentos positivos através das experiências com a marca, seja num brinde, seja num evento. E que a pessoa que recebe possa dividir essa experiência positiva com outras pessoas — explica Eduardo Boff Bacha, diretor financeiro da Geração Automóveis.

Assim como os demais apoiadores, Bacha vê a Confraria como um evento consolidado em Florianópolis, com a presença de grandes personalidades e empresas importantes de Santa Catarina.

— É a junção perfeita de gastronomia, boa música e interação com os participantes, presencial ou on-line — reflete Bacha.

Então, diante das dificuldades encontradas no marketing de eventos em 2020 por causa da pandemia, o novo formato da Confraria Itapema foi bem-vindo. Isso permitiu dar continuidade às relações e às experiências construídas anteriormente, envolvendo a sociedade e as empresas.

— Por ser um público exigente, nós da Geração, junto da Itapema e outros patrocinadores, buscamos o sucesso do evento e entendemos que o resultado está totalmente direcionado às sensações geradas antes, durante e após a realização dele. Buscando em cada encontro surpreender com novidades, gerando emoções para todos os convidados — ele salienta.

A partir disso, a própria Geração adaptou-se ao novo modelo. Para aumentar a visibilidade dos patrocinadores do evento, o box de cada edição continha brindes das marcas para estender essa relação com o público além do momento da transmissão.

— Focamos em contribuir para melhorar ainda mais a experiência de cada convidado, presenteando com um mimo em cada edição. Avalio a visibilidade de uma forma extremamente positiva. Mas é claro que no evento presencial fica mais fácil ver a emoção do público presente — pondera Bacha.

On-line, a Confraria continuou sendo um festival de sabores. (Instagram Itapema FM)

Formacco Cezarium aposta em eventos híbridos

Enquanto isso, Octavio René Lebarbenchon Neto, consultor de gestão comercial e de marketing, imagina outras possibilidades para a Confraria Itapema.

— O setor de eventos foi um dos que mais sofreram com a pandemia. Penso que inovar fazendo eventos mistos, parte presencial e parte on-line, deve ser uma das alternativas. Também acredito em um uso muito forte da tecnologia para a realização deles — comenta o consultor.

Para empresas como a Formacco Cezarium, esse caminho do evento híbrido pode trazer maiores resultados na estratégia de marketing.

— O marketing de eventos é mais uma ferramenta importante para a comunicação da nossa marca e também uma grande oportunidade para gerar novos relacionamentos e através deles incrementar nossos negócios — observa Neto, reforçando o papel dos eventos para a Formacco Cezarium.

Nesse contexto, a Confraria Itapema está perfeitamente alinhada à estratégia da marca, de acordo com o consultor.

— É um grande evento de relacionamento. A Confraria agrega um público de interesse à nossa empresa, bem como permite que possamos multiplicar a percepção da quase cinquentenária marca Formacco Cezarium — complementa.

On-line, a Confraria continuou sendo um festival de sabores. (Instagram Itapema FM)

Casas da Água vê uma “virada de chave” em novo formato

Mais uma tendência reforçada pela realização virtual da Confraria Itapema é a do “faça você mesmo”. Como as receitas eram feitas em casa, com os ingredientes selecionados dos boxes, cada participante pôde aprender truques com especialistas e virar chef durante as edições.

— A NSC abraçou também uma tendência muito grande no mercado, que é o “do it yourself”, o faça você mesmo. Eu participei dos eventos e tive a oportunidade de aprender coisas na gastronomia que não teria feito sozinho. Recebi o feedback de vários participantes que foi um aprendizado totalmente diferente, surpreendente, de coisas que a gente não sabia que era capaz. Foi uma virada de chave no evento, que teve de se adequar ao cenário atual — aponta José Nitro da Silva Neto, diretor geral das Casas da Água.

A estratégia da empresa foi usar esses boxes como presente, fortalecendo relacionamentos com clientes, fornecedores, parceiros e outras pessoas importantes para o negócio. De acordo com Neto, foi um sucesso.

— Gosto muito do marketing voltado para eventos e é algo que ficou muito difícil no ano passado. Mas na Confraria a gente conseguiu participar, fazendo um evento bacana, levando esse evento para dentro da casa das pessoas. Acho que remete muito à confiança, à credibilidade, estar na casa de uma pessoa — analisa o diretor.

Outro destaque para as Casas da Água é como a Confraria Itapema traz os patrocinadores para dentro do evento de uma forma que agrega valor à marca, sem interromper o momento do público.

— Quanto à experiência da nossa marca dentro do evento, gostei muito da visibilidade, da forma que foi feito. Acho que foi bem sutil. Tinha conteúdo, tinha os envolvimentos, tinha música… Isso fez com que o evento fosse gostoso de ser assistido também — avalia Neto.

Chef Jaime Barcellos, do Ostradamus, ensinou receitas aos participantes. (Divulgação)

Unicred Valor Capital investe em relacionamento com a marca

Também para Eliane Souza, assessora de negócios, comunicação e marketing da Unicred Valor Capital, o novo formato ampliou a possibilidade de integração, mantendo a sensação de acolhimento dos anfitriões e o relacionamento entre os convidados.

— O relacionamento virtual e a conexão digital das pessoas passam, definitivamente, a incorporar a vida cotidiana. Portanto, a Itapema e a NSC demonstram que estão acompanhando as mudanças do presente e para o futuro, fazendo da crise novas oportunidades, promovendo um encontro tão bem organizado e humanizado que parece ser um evento presencial. O novo formato foi mais uma vitória da Confraria Itapema — destaca Souza.

Essa capacidade de se reinventar é essencial para um evento como a Confraria, para que possa continuar estimulando experiências, relacionamentos e bons momentos. Mas também é uma forma de apoiar as marcas em seus próprios processos de reinvenção, durante e no pós-pandemia.

— A Unicred Valor Capital entendeu e aprovou essa nova forma de se relacionar com seus públicos e viu nesta parceria uma oportunidade de garantir ainda maior visibilidade à marca junto a seu público. Dessa maneira, atinge o objetivo de mostrar, com qualidade, os propósitos da marca — garante a assessora.

Para a Unicred, o marketing de eventos é um importante aliado na promoção e propagação da imagem da marca. Além disso, proporciona a possibilidade de um maior engajamento e identificação com a marca e com a mensagem que ela quer passar no momento da realização do evento, explica Souza. E a Confraria Itapema ocupa um lugar especial nessa estratégia de comunicação.

— A programação se destaca pela integração de um público selecionado e restrito de participantes, dando sempre a sensação de atendimento especial, de forma diferenciada e quase exclusiva — assevera.

Então, para se conectar ao público qualificado da Confraria, a Unicred investiu em relacionamento com os participantes por meio dos boxes de cada edição.

— A Unicred Valor Capital procurou utilizar uma estratégia de comunicação voltada aos fatos e campanhas institucionais lançadas pela cooperativa de crédito naqueles momentos. O propósito foi envolver os dirigentes e cooperados que participam ou participaram da história da Unicred nos seus 27 anos de atividades. Para deixar isso bem marcado, foram criados e confeccionados brindes exclusivos da marca, para presentear os participantes dos encontros da Confraria Itapema — conta Souza.

O resultado dessa parceria foi positivo, tanto em termos de visibilidade quanto de engajamento. A Confraria consolida-se, assim, também no calendário de eventos virtuais da Grande Florianópolis.

— Foi percebido o grande engajamento dos participantes, interagindo, cozinhando, compartilhando fotos e vídeos nas redes sociais. Isso mostra que o público que adquire um box do evento realmente aprecia a programação, divulgando o momento especial entre pessoas e contatos. Dessa forma, a marca da cooperativa de crédito se espalha e se aproxima mais ainda de outras pessoas. Estamos muito satisfeitos com essas conquistas — comemora.

Em breve ocorrerá mais uma temporada da Confraria Itapema, oferecendo o melhor da enogastronomia, boa música e muitas alegrias para compartilhar. Então, será uma nova oportunidade de unir grandes marcas a um público seleto.

Clientes: Bellacatarina, Decanter, Geração Automóveis, Formacco, Casas da Água e Unicred.

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