Para vender mais, não basta estar presente no PDV físico ou no e-commerce, é preciso investir em lembrança da marca. Isso porque a jornada de compra começa muito antes da chegada à loja. A descoberta ocorre no boca a boca, nas redes sociais e, claro, em mídias essenciais como a televisão.
Nesse sentido, a TV é o meio mais democrático para a descoberta de novas marcas. Ao contrário da internet, filtrada pelos algoritmos de cada plataforma, a televisão é mais abrangente e tem presença em mais de 97% dos lares brasileiros. Além disso, 48% das pessoas no País consideram a TV sua principal companhia em casa, como revela uma nova pesquisa divulgada pela Globo.
Portanto, dominar a arte do intervalo comercial é fundamental para aumentar as vendas da sua marca. Saiba mais sobre o assunto!
A importância do intervalo comercial para a comunicação da marca
O fato é que os anúncios na TV são capazes de impulsionar certos atributos da marca como nenhum outro meio. Inclusive, entre meios que têm preferência de muitos anunciantes, como as redes sociais, a presença na televisão leva ampla vantagem.
A ThinkBox mostra isso na pesquisa “Sinalizando Sucesso”. Nela, procurou-se analisar como o consumidor percebe a marca quando descoberta em diferentes meios. As conclusões foram as seguintes:
- A televisão dá maior sensação de força financeira (50% na TV contra 21% nas redes sociais).
- A TV traz uma impressão mais forte de qualidade da marca (43% contra 19%).
- A marca parece mais popular na televisão (50% contra 24%).
- Ela é percebida como mais bem-sucedida (43% contra 32%).
- Por fim, ela transmite maior confiança (36% contra 24%).
Esses fatores atuam como gatilhos mentais para o consumidor. Afinal, se uma marca apresenta sinais de estabilidade, maior popularidade e elevada qualidade, o público tem maior confiança de fazer negócios com ela. É uma garantia a mais de que a compra valerá a pena.
Ter essa lembrança de marca no ponto de venda é um importante estímulo às vendas. Mas essa não é a única forma como o intervalo comercial contribui com o crescimento do negócio: os anúncios de TV são eficazes em diferentes etapas do funil, do conhecimento da marca à conversão.
- Conhecimento: a televisão é imbatível em dar visibilidade. Segunda a Kantar IBOPE Media, mais de 204 milhões de brasileiros assistiram à telinha em 2020.
- Consideração: os anúncios segmentados para o público-alvo criam afinidade e reforçam a mensagem do anunciante.
- Lembrança: em meio ao comportamento multitelas do consumidor, a tela da TV é a que mais favorece a lembrança da marca no longo prazo.
- Conversão: a TV leva a um aumento nas buscas pelos produtos ou serviços e também é capaz de gerar conversão direta com o uso de QR Codes, por exemplo.
Ou seja, o intervalo comercial pode trazer excelentes resultados, independentemente do objetivo com os anúncios na televisão.
Leia também: 5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais
Boas práticas para comerciais de televisão
Em outro material, a Globo destacou cinco boas práticas para ter um bom desempenho com a publicidade na televisão. Assim, a marca pode aproveitar todo o potencial que o meio tem a oferecer.
1) Posicionamento no intervalo
Dependendo da posição do anúncio dentro do intervalo, ele terá diferentes papéis durante a exibição. O primeiro depois do programa tem a função de prender a atenção do espectador — é aquele que segura o consumidor no sofá. Os do meio têm a missão de se destacarem dos demais, já que a tendência é que o primeiro e o último chamem mais atenção. Já o último da sequência é aquele que prepara o público para a volta do programa.
2) Envolvimento emocional
Crie mensagens emocionalmente envolventes, com boas histórias, e aumente suas chances de ter a marca lembrada. A emoção pode vir também do humor, de uma música e de causas sociais.
3) Alinhamento
A boa segmentação do comercial de TV é essencial para o desempenho da publicidade. Mas a segmentação exige harmonia com o conteúdo em torno do intervalo. Ou seja, o anúncio deve contribuir para a experiência geral de quem assiste.
4) Atenção à duração
Outro alinhamento importante é entre o tempo disponível do anúncio e o conteúdo dele. Quanto mais curto o comercial, mais direto precisa ser o recado. Foque naquela informação que o consumidor realmente deve levar do vídeo. Por outro lado, para desenvolver uma história, são necessários alguns segundos a mais. Mas isso exige cuidados extras: os primeiros instantes são fundamentais para reter o interesse do público, então dê atenção especial aos 11 segundos iniciais do roteiro para que seja bastante atrativo.
5) Incentivo ao engajamento
Por fim, uma boa prática para o comercial de TV é estimular uma ação específica do consumidor. No caso de uma ação digital, como visitar um site ou seguir a marca, o QR Code no anúncio ajuda a encurtar a distância entre a tela da televisão e a do celular.
Como se vê, não é preciso qualquer mágica para ter bons resultados com o intervalo comercial. Com criatividade, foco e uma boa produção é possível atrair o consumidor em diferentes momentos da jornada de compra. Então, veja agora como é possível criar um anúncio de TV em até 48 horas com o Vídeo Express da NSC.
Além disso, para saber mais sobre o tema, baixe o estudo sobre a importância dos intervalos comerciais, assim como o guia com as melhores práticas para anunciantes.