Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?

18/05/2022

Vendas

Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?

Para vender mais, não basta estar presente no PDV físico ou no e-commerce, é preciso investir em lembrança da marca. Isso porque a jornada de compra começa muito antes da chegada à loja. A descoberta ocorre no boca a boca, nas redes sociais e, claro, em mídias essenciais como a televisão.

Nesse sentido, a TV é o meio mais democrático para a descoberta de novas marcas. Ao contrário da internet, filtrada pelos algoritmos de cada plataforma, a televisão é mais abrangente e tem presença em mais de 97% dos lares brasileiros. Além disso, 48% das pessoas no País consideram a TV sua principal companhia em casa, como revela uma nova pesquisa divulgada pela Globo.

Portanto, dominar a arte do intervalo comercial é fundamental para aumentar as vendas da sua marca. Saiba mais sobre o assunto!

A importância do intervalo comercial para a comunicação da marca

O fato é que os anúncios na TV são capazes de impulsionar certos atributos da marca como nenhum outro meio. Inclusive, entre meios que têm preferência de muitos anunciantes, como as redes sociais, a presença na televisão leva ampla vantagem.

A ThinkBox mostra isso na pesquisa “Sinalizando Sucesso”. Nela, procurou-se analisar como o consumidor percebe a marca quando descoberta em diferentes meios. As conclusões foram as seguintes:

Esses fatores atuam como gatilhos mentais para o consumidor. Afinal, se uma marca apresenta sinais de estabilidade, maior popularidade e elevada qualidade, o público tem maior confiança de fazer negócios com ela. É uma garantia a mais de que a compra valerá a pena.

Ter essa lembrança de marca no ponto de venda é um importante estímulo às vendas. Mas essa não é a única forma como o intervalo comercial contribui com o crescimento do negócio: os anúncios de TV são eficazes em diferentes etapas do funil, do conhecimento da marca à conversão.

Ou seja, o intervalo comercial pode trazer excelentes resultados, independentemente do objetivo com os anúncios na televisão.

Leia também: 5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais

Um bom comercial é capaz de prender a atenção durante o intervalo. (Foto via Freepik)

Boas práticas para comerciais de televisão

Em outro material, a Globo destacou cinco boas práticas para ter um bom desempenho com a publicidade na televisão. Assim, a marca pode aproveitar todo o potencial que o meio tem a oferecer.

1) Posicionamento no intervalo

Dependendo da posição do anúncio dentro do intervalo, ele terá diferentes papéis durante a exibição. O primeiro depois do programa tem a função de prender a atenção do espectador — é aquele que segura o consumidor no sofá. Os do meio têm a missão de se destacarem dos demais, já que a tendência é que o primeiro e o último chamem mais atenção. Já o último da sequência é aquele que prepara o público para a volta do programa.

2) Envolvimento emocional

Crie mensagens emocionalmente envolventes, com boas histórias, e aumente suas chances de ter a marca lembrada. A emoção pode vir também do humor, de uma música e de causas sociais.

3) Alinhamento

A boa segmentação do comercial de TV é essencial para o desempenho da publicidade. Mas a segmentação exige harmonia com o conteúdo em torno do intervalo. Ou seja, o anúncio deve contribuir para a experiência geral de quem assiste.

4) Atenção à duração

Outro alinhamento importante é entre o tempo disponível do anúncio e o conteúdo dele. Quanto mais curto o comercial, mais direto precisa ser o recado. Foque naquela informação que o consumidor realmente deve levar do vídeo. Por outro lado, para desenvolver uma história, são necessários alguns segundos a mais. Mas isso exige cuidados extras: os primeiros instantes são fundamentais para reter o interesse do público, então dê atenção especial aos 11 segundos iniciais do roteiro para que seja bastante atrativo.

5) Incentivo ao engajamento

Por fim, uma boa prática para o comercial de TV é estimular uma ação específica do consumidor. No caso de uma ação digital, como visitar um site ou seguir a marca, o QR Code no anúncio ajuda a encurtar a distância entre a tela da televisão e a do celular.

Como se vê, não é preciso qualquer mágica para ter bons resultados com o intervalo comercial. Com criatividade, foco e uma boa produção é possível atrair o consumidor em diferentes momentos da jornada de compra. Então, veja agora como é possível criar um anúncio de TV em até 48 horas com o Vídeo Express da NSC.

Além disso, para saber mais sobre o tema, baixe o estudo sobre a importância dos intervalos comerciais, assim como o guia com as melhores práticas para anunciantes.

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