Empreender tornou-se o segundo maior sonho dos brasileiros, atrás apenas de viajar. Em 2020, um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que 50 milhões de pessoas no Brasil desejavam abrir uma empresa nos próximos três anos.
Se você é um desses tantos brasileiros que sonham em ter seu próprio negócio, deve estar se preparando para essa jornada. Então, saiba que isso envolve muito mais que a procura pela melhor localização para abrir uma loja física ou encontrar a plataforma de e-commerce adequada para seu produto ou serviço. Também vai muito além da parte burocrática de regularização.
Abrir uma empresa demanda, igualmente, uma estratégia de comunicação antes mesmo do lançamento oficial. Descubra como acertar nessa hora com as dicas a seguir!
Planejamento da comunicação: os primeiros passos
Como aponta um estudo do Sebrae, empresas que têm um tempo de planejamento prévio mais longo tendem a possuir maiores chances de sobrevivência e de sucesso após a abertura da empresa. Portanto, esse cuidado inicial já pode servir de diferencial do negócio ao enfrentar a concorrência.
Estude seu público-alvo
Por mais básico que isso pareça, 46% dos empreendedores não sabem os hábitos de consumo do seu público ao abrir uma empresa, segundo o Sebrae. Mas, se você deseja ter uma comunicação eficiente e elaborar as estratégias certas para atrair o consumidor, é preciso conhecer bem seus potenciais clientes.
Crie uma identidade visual
Quanto antes o público reconhecer sua marca, mais rapidamente você poderá engajá-lo e fidelizá-lo. Então, conhecendo bem seu público-alvo, é possível criar uma identidade visual que passe a mensagem certa para atrair esse perfil de consumidor.
Defina a voz da marca
Não é só pelos elementos visuais que os consumidores reconhecem uma marca. A forma como ela se comunica nas redes sociais, na televisão, em rádio e em outros meios, as palavras que usa ou deixa de usar, o tom mais formal ou mais descontraído… Tudo isso faz parte da identidade do negócio e precisa ser definido desde o princípio para que a comunicação seja consistente.
Tenha consistência e profissionalismo
Falando em consistência, saiba ao abrir a empresa que a comunicação nunca deve ficar em segundo plano. Desde o começo do negócio, cada postagem e cada anúncio deve ter qualidade profissional, de acordo com a linguagem da marca, e seguindo um cronograma regular. Assim, a empresa passa mais confiança para o público nesse período em que ainda está sendo descoberta.
Separe um orçamento para a comunicação
A comunicação tem impacto nas vendas. Ainda mais ao abrir uma empresa, a divulgação do negócio tem um papel indispensável para conquistar os primeiros clientes. Mas isso exige um orçamento para o pré-lançamento, para o lançamento e na continuidade do negócio.
— As empresas investem muito na estrutura e depois ficam com pouco capital para divulgação e estratégia — comenta a respeito Ivan Tonet, coordenador de iniciativas digitais do Sebrae, ao canal Vamos Ativar o Empreendedorismo.
Diante disso, lembre-se: sem a comunicação para atrair clientes, esse investimento em estrutura pode ser perdido.
Leia também: Quanto investir na comunicação da marca? E por quê?
Estratégia digital para abrir uma empresa
O coordenador de iniciativas digitais do Sebrae ainda destaca a importância de o novo negócio estar na internet, mesmo que suas vendas sejam físicas.
— Todo negócio tem que ter presença digital, tem que nascer digital. E não dá pra ter presença digital amadora, como no passado — ele orienta.
Muitos dos seus concorrentes estarão na internet e quem não é encontrado nesse meio fica para trás. Como informa uma pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV Projetos, 72% dos pequenos e médios negócios no Brasil já vendem utilizando ferramentas digitais.
Crie expectativa para a abertura do negócio
A comunicação da nova empresa deve começar muito antes de abrir as portas ou lançar a loja virtual. Nessa expectativa é possível conquistar seguidores nas redes sociais e atrair aquelas pessoas que serão seus primeiros clientes. Mas, para isso, é necessário entregar conteúdos além do “save the date”.
Mostre quem está por trás do negócio, fale do propósito da empresa, dê uma amostra dos produtos ou serviços diferenciados que o público encontrará e assim vá diversificando os conteúdos.
Aproveite para conquistar leads
Com algumas boas iscas, também é possível captar seus primeiros contatos para enviar informações sobre a abertura da empresa e promoções personalizadas. Por exemplo, no site do negócio, vale exibir em destaque um campo para as pessoas deixarem o e-mail e receberem novidades. Ou, ainda no pré-lançamento, você pode fazer uma campanha de cupons promocionais para os consumidores aproveitarem no lançamento, em troca do endereço de e-mail ou telefone.
Leia também: Boas práticas para lançar sua marca e impactar seu público-alvo
Amplifique a mensagem com influenciadores
Quer gerar maior repercussão para o lançamento? Então vale pesquisar quais são os influenciadores mais alinhados com seu negócio que poderiam participar da campanha de lançamento ou até visitar o evento de inauguração. Aqui, o que importa é ter a base bastante engajada, isso não necessariamente quer dizer milhões de seguidores.
Invista na mídia tradicional ao abrir a empresa
Meios como televisão, rádio e jornal também podem contribuir com sua estratégia digital para abrir uma empresa. Isso porque eles têm um alcance muito maior do que seu negócio pode esperar na internet, especialmente nesse momento inicial, e ajudam a atrair seguidores para as redes sociais, visitantes para o site e consumidores para o ponto de venda.
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