Itajaí recentemente foi eleita a 27ª melhor cidade brasileira no ranking geral das “Melhores Cidades do Brasil 2022”. Na análise da agência Austin Rating, em parceria com a Editora Três, a cidade catarinense ainda ficou na 21ª posição na categoria de municípios de grande porte, com população acima de 200 mil habitantes.
A classificação levou em conta 281 fatores que apontam para o mesmo fato: Itajaí é uma ótima cidade para viver e para empreender. Esse segundo aspecto também é demonstrado pelo Mapa das Empresas, do Ministério da Economia. No primeiro semestre de 2022, o município acumula um saldo positivo de 3.775 novos negócios.
Esse resultado vem de uma soma de fatores. Entre eles, temos um ambiente favorável às novas empresas e uma economia forte que movimenta o consumo. Então, conheça adiante os dados que mostram por que vale a pena empreender em Itajaí.
Cenário favorável ao empreendedorismo no Vale do Itajaí
Itajaí é sede de empresas tradicionais e de grande porte como a Gomes da Costa, a BRF e a Multilog. Outras vieram a estabelecer-se ali por ser um mercado estratégico para o crescimento, como é o caso da Azimut Yachts, impulsionando o mercado náutico em Santa Catarina.
Mas a cidade, assim como o Vale do Itajaí, é um ambiente propício para o surgimento de novos negócios, incluindo os mais disruptivos com foco digital. Os últimos dados do Observatório ACATE mostram, por exemplo, que a região é responsável por 22,7% do faturamento das empresas de tecnologia em Santa Catarina e por 26,3% do número de empreendimentos do tipo, com mais de 4,6 mil negócios na área.
Itajaí ainda conta com uma ampla rede de ensino superior para a formação de profissionais qualificados. Na cidade estão os campus de Univali, IFSC, Unisul, entre tantas outras instituições.
Para completar, junto à Univali estão o Núcleo de Inovação Tecnológica e a Incubadora Tecnológica e Empresarial, ligados à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O ambiente da Univali atua, assim, como um hub de inovação em Itajaí.
Leia também: Como funcionam as incubadoras de empresas em Santa Catarina?
A força do mercado de consumo e da economia de Itajaí
É claro, não basta abrir a empresa, é preciso que haja um mercado de consumo aquecido para que os negócios possam crescer.
Nesse sentido, Itajaí destaca-se como um dos polos econômicos mais fortes de Santa Catarina. É a cidade com a segunda maior economia do Estado em relação ao movimento econômico, com o segundo maior PIB per capita entre as cidades catarinenses, de acordo com o IBGE, e com um potencial de consumo anual acima dos R$ 6,7 bilhões de reais, como revela o índice IPC Maps.
Sem dúvida, o Porto de Itajaí tem um importante papel no desenvolvimento econômico da região. Pelo município passaram, em todo 2021, mais de 4,5 bilhões de dólares em produtos exportados. Além das quase 6 milhões de toneladas movimentadas por ano, ele injeta dinheiro na economia local pelo turismo de cruzeiros.
Isso faz com que os serviços tenham a maior participação das atividades econômicas no município. Mas não podemos ignorar que a indústria representa quase um quinto do PIB itajaiense, como informa o Observatório FIESC.
Em 2020, o salário médio de um trabalhador formal em Itajaí era de 2,9 salários mínimos, segundo o IBGE. À época, isso representava um valor de R$ 3.030,50. Como comparação, a média salarial das pessoas ocupadas em trabalhos formais em toda Santa Catarina foi de R$ 2.680 em 2021.
Falando em trabalho, Itajaí ainda é uma das cidades com maior saldo positivo de novos empregos no Estado. Entre janeiro e maio de 2022, o município abriu 4.629 novas vagas. Isso a coloca como a quarta cidade catarinense que mais gerou empregos no ano, atrás apenas de Blumenau, Florianópolis e Joinville.
Leia também: Indústria gera quase um terço das vagas de emprego em SC
Oportunidades para vender mais em Itajaí
Vimos que Itajaí tem um terreno frutífero para o surgimento de negócios e um mercado de consumo forte. Então, falta apenas um componente nesse panorama: a conexão entre as empresas e o consumidor.
Esse elo está nos veículos da NSC. A cidade está na cobertura da NSC TV Blumenau, onde alcança milhares de espectadores todos os dias, assim como é abrangida pela rádio Atlântida Blumenau. Nos impressos, os jornais DC e Santa cobrem os principais fatos da região. Além disso, pelos portais NSC Total e G1 SC, e nas redes sociais, a NSC impacta também o consumidor digital.
Portanto, na hora de elaborar uma estratégia de mídia para vender mais em Itajaí, os veículos da NSC são importantes parceiros do seu negócio.
Faça o teste! Experimente o Simulador de Campanha e selecione a sua região para descobrir uma sugestão de mídia personalizada para sua empresa.