10 dicas para sua empresa ter sucesso no Dia do Cliente

11/08/2023

Vendas

10 dicas para sua empresa ter sucesso no Dia do Cliente

O Dia do Cliente é celebrado todos os anos no dia 15 de setembro. Apesar de ser uma data relativamente recente no calendário comercial brasileiro, tendo sido criada em 2003, ela movimenta negócios em várias partes do País.

O objetivo dela, como o próprio nome indica, é homenagear os clientes. Afinal, eles são a base do sucesso de qualquer empresa.

Mas será que o Dia do Cliente é relevante para as vendas? Dados da Neotrust presentes no relatório Dia do Cliente 2022 mostram que sim. Todo o período da campanha movimentou R$ 5,8 bilhões no e-commerce, no ano passado.

Já a Rede Itaú informa que as compras on-line para a ocasião tiveram alta de 88% no faturamento e de 20% no ticket médio em relação a 2021.

Então, quer saber como ter sucesso no Dia do Cliente 2023? Veja as dicas que destacamos a seguir.

10 dicas para ter sucesso nas vendas do Dia do Cliente 2023

Antes de tudo, vale lembrar que a data não é apenas um estímulo às vendas. Ela é também uma oportunidade de as marcas se conectarem melhor com seus clientes e de retribuírem a confiança no negócio.

Portanto, nossas dicas para ter sucesso no Dia do Cliente vão além do aspecto meramente comercial. Acompanhe!

1. Campanha antecipada de Dia do Cliente

As buscas no Google revelam um padrão: a procura pelo Dia do Cliente começa a crescer já na primeira semana de setembro.

Enquanto isso, o Relatório Dia do Cliente 2022 (de All in, Delivery Direto, Octadesk, Neotrust e Lett) aponta que o pico de visitas e cadastros também acontece nesse período, com destaque para os dias 5 e 6 de setembro.

Esses dados revelam a importância de antecipar sua campanha. Não deixe para divulgar somente no dia 15, aproveite o interesse do público para criar um calendário de ações, publicar teasers — o famoso “vem aí” — e gerar uma base de cadastros.

Leia também: Como anunciar no G1 SC pode impulsionar sua marca?

O Dia do Cliente é uma oportunidade de reforçar o relacionamento com seu público. (Foto via Freepik)

2. Promoções e outras condições especiais

Assim como no Dia dos Pais 2023, o preço é um grande diferencial para compra. Ou seja, promoções e descontos são muito bem-vindos para atrair o consumidor.

No entanto, existem outras condições especiais capazes de conquistar o público. No varejo on-line, por exemplo, o frete grátis é um elemento decisivo

3. Brindes

Que tal aproveitar o Dia do Cliente 2023 para fortalecer a lembrança da marca?

Outra forma de atrair consumidores é por meio de brindes, associados ou não à compra. Cupons de desconto, itens de utilidade, amostras e alimentação estão entre as opções mais comuns. O propósito é aprimorar a experiência do cliente.

Leia também: A economia brasileira no 2º semestre e a Black Friday 2023

4. Recompensas

Tratando-se de uma homenagem ao cliente, aproveite para surpreender e recompensar seus clientes mais assíduos ou mais antigos. Essa é uma ótima forma de estreitar relações e até de ganhar alguns posts nas redes sociais em favor da marca.

Se a empresa tem um programa de fidelidade, pode desenvolver uma recompensa a partir dele, como pontos extras para compras no Dia do Cliente ou descontos para a troca dos pontos.

5. Mensagem de Dia do Cliente

O que seria uma homenagem sem uma mensagem especial de Dia do Cliente?

Então, capriche na comunicação no dia 15 de setembro, fazendo seu público sentir-se realmente valorizado.

Uma boa linha geral para essa mensagem é agradecer pela confiança, expressar por que o cliente é importante e reforçar o compromisso de oferecer o melhor para ele. Mais uma dica nesse sentido é trazer falas e imagens de colaboradores reais para dar um toque de emoção e proximidade à mensagem de Dia do Cliente.

6. Treinamento da equipe

Fazer o melhor pelo seu cliente deve ser um esforço diário. Por isso, aproveite esse momento para realizar treinamentos e atualizações com a equipe. Eles são fundamentais para oferecer uma excelente experiência de compra.

Leia também: Bom atendimento ao cliente: o que as pesquisas dizem?

7. Serviços

Mais uma forma de presentear seus clientes é por meio de serviços. Eles podem ser feitos pela própria empresa ou em parceria com outras.

Por exemplo, nas compras acima de determinado valor em um pet shop, os consumidores ganham um banho e tosa grátis.

8. Lançamentos 

Se você tem alguma novidade para seu público, o Dia do Cliente é uma ótima data para divulgá-la. Assim, pode-se criar uma expectativa alguns dias antes e chamar a atenção para a marca no 15 de setembro.

9. Ações

Dê mais visibilidade para seu negócio realizando ações de impacto no ponto de venda ou na rua. Isso pode envolver atrações especiais no PDV, interações, brincadeiras, degustações, distribuição de brindes, entre outras possibilidades.

Leia também: Como anunciar na NSC direto do seu negócio?

10. Transmissão ao vivo

A NSC oferece mais de 70 formatos de publicidade para destacar seu negócio no Dia do Cliente 2023.

Inclusive, se você planeja fazer uma ação especial, é possível realizar a transmissão do evento diretamente do ponto de venda para milhares de catarinenses pelos veículos da NSC. Ou que tal uma Blitz Atlântida com comunicadores da rádio chamando a atenção para suas ofertas?

Descubra todas as oportunidades para ter sucesso no Dia do Cliente baixando o mídia kit da NSC. Se preferir já colocar a mão na massa, simule sua campanha agora mesmo.

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