Seis em cada dez consumidores das classes A e B pretendem comprar na Black Friday 2023, que acontecerá no dia 24 de novembro. Isso é o que revela o Panorama do Consumo 2º Semestre 2023, da Globo.
Também em relação ao evento, uma pesquisa da Olist aponta que 68,8% dos lojistas esperam faturar mais na Black Friday 2023 que no último ano.
Mas como se preparar para aumentar as vendas na data? O Negócios SC traz a seguir cinco dicas e uma oportunidade especial. Aproveite!
Por que a Black Friday 2023 será melhor que a anterior?
Quem não teve um bom resultado nas vendas no último ano pode esperar um desempenho melhor em 2023.
De fato, a Black Friday teve uma queda de 28% no faturamento do e-commerce em 2022. Entretanto, em todo o mês de novembro, a NielsenIQ Ebit informa que houve uma redução de apenas 0,4% nas vendas on-line e a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, aponta uma queda de 0,6% no volume de vendas do varejo brasileiro em geral.
Esses dados sugerem duas explicações para os resultados aquém do esperado na última Black Friday. O primeiro deles é que o consumidor está criando o hábito de comprar cada vez mais cedo. Por sinal, como destaca a Globo, 53% dos consumidores na região Sul considerariam comprar antes do 24 de novembro se encontrassem uma oferta muito boa.
Desse modo, a última sexta-feira do mês perde um pouco da influência nas vendas à medida que o restante de novembro ganha importância para a campanha de Black Friday.
A segunda explicação está na conjuntura daquele momento. A economia do Brasil vinha de um período de inflação elevada, acumulada em 5,9% nos 12 meses até novembro de 2022, segundo o IBGE. Além disso, o endividamento estava em 78,9%, como mostra a CNC, e as famílias tinham maior dificuldade de acesso a novos créditos por causa dos juros altos.
Para completar, a Copa do Mundo realizada no final do ano dividiu a atenção do público. Tanto que uma parcela considerável das pessoas simplesmente esqueceu-se da Black Friday.
Porém, neste ano voltaremos a ter atenção exclusiva, uma economia em condições muito mais favoráveis, o Programa Desenrola tendo resultados positivos para reduzir o endividamento, os juros em queda e um consumidor mais confiante.
Tudo isso indica que a Black Friday 2023 deve trazer um resultado melhor para os lojistas que se prepararem para novembro.
Leia também: A economia brasileira no 2º semestre e a Black Friday 2023
Comprar na Black Friday via loja física, loja on-line ou aplicativo?
Há oportunidades para todo tipo de negócio na Black Friday 2023. Podemos observar isso, inclusive, em relação aos canais de venda utilizados. É possível ter bons resultados nas vendas da loja física, da loja on-line ou do aplicativo, só é preciso comunicar-se com o público certo para cada formato.
O consumidor da loja física escolhe este meio principalmente pela praticidade, rapidez e a possibilidade de retirar o produto imediatamente. Ela também atrai aquele que já tem uma loja preferida, comprovando que investir na fidelização vale a pena o ano inteiro.
Na loja on-line, o principal atrativo são os melhores preços, de acordo com 65% dos que optam por este canal de compra.
Já no aplicativo, a experiência de compra mais simples e fácil, além das ofertas exclusivas, são os pontos de destaque. Mas 52% dos entrevistados na região Sul pela pesquisa da Globo informam que baixariam um app de compras se oferecesse frete grátis, enquanto 35% indicam o acesso a cupons de desconto e a entrega rápida como motivadores.
Ao elaborar sua estratégia para a Black Friday 2023, potencialize as vendas em cada canal com os diferenciais valorizados pelo seu consumidor.
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Como impactar na campanha da Black Friday 2023?
Vimos que é possível — e até esperado pelos lojistas — ter um crescimento nas vendas da Black Friday 2023. No entanto, sempre frisamos a importância de ter uma boa estratégia para destacar sua marca.
Aqui vão cinco dicas que podem ajudar nesse sentido.
1. Comece antecipadamente
Os dados da Globo mostram que 28% do público interessado na Black Friday começa as pesquisas com três meses ou mais de antecedência.
As semanas de aquecimento para o 24 de novembro reservam uma ótima oportunidade para sair na frente da concorrência, investindo em campanhas para cadastros de e-mail, WhatsApp e também para baixar o aplicativo da loja.
2. Ofereça cashback
Entre os consumidores da região Sul, o cashback (parte do valor da compra de volta) influencia a escolha dos meios de pagamento. No caso do Pix, por exemplo, o retorno é visto como uma maior vantagem que a rapidez na hora de pagar.
3. Anuncie na Globo e afiliadas
Sete em cada dez consumidores da Black Friday consomem conteúdos da Globo semanalmente. Em Santa Catarina, a NSC é afiliada Globo e líder de audiência, segundo a Kantar IBOPE Media.
4. Aproveite os QR Codes
Também entre os interessados pela data, 48% já viram e acessaram o QR Code de alguma marca durante os programas de televisão. Enquanto 43% fizeram isso por curiosidade, 38% acharam o conteúdo ou benefício interessante.
5. Merchandising e conteúdo patrocinado
Ao anunciar na televisão, não se esqueça de que existem muitas oportunidades além do intervalo comercial. Inclusive, 62% do público afirma que ver um apresentador falando sobre um produto na TV transmite mais confiança em relação à marca. Então, considere incluir ações de merchandising e conteúdo patrocinado na sua estratégia.
A NSC quer ajudar sua empresa a vender mais na Black Friday. Por isso, temos um plano especial com oportunidades imperdíveis. Fale com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br e peça uma solução para seu negócio.