A Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel transformador em diversas indústrias, e essa tendência também se faz presente no setor de vendas. A pesquisa “State of AI in Sales” dos EUA revela que atualmente 95% das empresas estão utilizando alguma forma de IA em suas estratégias de vendas.
Essa mudança está revolucionando o processo de vendas ao automatizar tarefas repetitivas, analisar volumes massivos de dados e possibilitar a personalização em larga escala.
Como utilizar IA em Vendas
Tudo isso permite que os profissionais de vendas concentrem seus esforços na construção de relacionamentos significativos e na concretização de negócios bem-sucedidos.
Quando aplicada de maneira eficaz, a personalização impulsiona o engajamento e a fidelização dos clientes, entregando mensagens que atendem às suas necessidades específicas.
Além disso, a personalização tem um impacto direto nas receitas das empresas, com o potencial de reduzir os custos de aquisição em até 50% e aumentar as receitas em 5 a 15%. A personalização não está restrita apenas às vendas, ela também se estende ao marketing, melhorando a eficiência dos gastos em até 30%.
Agora, no contexto de aprimoramento das estratégias de vendas, é possível integrar a IA a softwares mais tradicionais e otimizar cada etapa do processo de vendas.
Esse é o caso do Exact Spotter, da empresa catarinense Exact Sales, uma importante provedora de soluções para engajamento e capacitação em vendas no Brasil.
Veja como funciona na prática:
Graças a integração do Spotter com a solução de inteligência artificial do grupo RD Station, agora é possível analisar os dados dos clientes e identificar padrões de comportamento para: personalizar as abordagens de vendas, sugerindo o momento ideal para entrar em contato com um cliente, o tipo de mensagem a ser enviada e a melhor forma de comunicação.
Essa personalização em larga escala cria experiências mais significativas para cada cliente e aumenta consideravelmente as chances de sucesso nas vendas.
Ao analisar os dados dos clientes e identificar padrões de comportamento, o Spotter consegue personalizar as abordagens de vendas para cada cliente, oferecendo soluções mais relevantes e aumentando as chances de fechar negócios.
Por exemplo, a ferramenta pode sugerir o melhor momento para entrar em contato com um cliente, o tipo de mensagem a ser enviada e até mesmo a melhor forma de comunicação, como ligação, e-mail ou mensagem no WhatsApp.
Na área comercial, conseguir informações precisas sobre os leads é essencial para fechar negócios de sucesso. É aí que entra o Profiler — uma ferramenta de inteligência artificial que gera uma descrição sobre o cliente que você está prospectando, facilitando ainda mais esse processo.
Após encontrar esses potenciais clientes, é hora de entrar em contato com eles. Com um clique no Composer, você cria e-mails persuasivos e personalizados para aumentar ainda mais a eficácia das suas abordagens comerciais.
Essas ferramentas refletem diversos dos benefícios da adesão da inteligência artificial à rotina de vendas como forma de aumentar a eficiência das equipes comerciais. Isso porque elas possibilitam a automação de tarefas repetitivas e a economia de tempo do time — que pode focar em outras tarefas, como em realizar mais abordagens, por exemplo.
Com a Inteligência Artificial potencializando o Exact Spotter, cada interação com seus leads ganha muita eficiência.