Como criar uma loja virtual e vender pela internet?

08/04/2020

Vendas

Como criar uma loja virtual e vender pela internet?

​​​​​​​Este ano acelerou a necessidade de as empresas acompanharem a transformação digital e se adaptarem à nova realidade do comércio on-line. Muitas agora estão correndo para o digital para poder vender pela internet e os empreendedores se perguntam como criar uma loja virtual no Instagram e no Facebook, ou se vale mais a pena ter um e-commerce próprio ou se cadastrar em um marketplace.

Para ajudar nesse assunto, preparamos este guia explicativo sobre como iniciar as vendas pela internet. São dicas práticas para começar a operação em pouco tempo. Acompanhe.

Vender pelas redes sociais X loja virtual própria X marketplace

A primeira dúvida na hora de começar a vender pela internet geralmente é sobre o melhor meio de fazer isso. Nesse sentido, ter uma loja virtual no Instagram e Facebook costuma ser cogitado.

Infelizmente, o serviço no Brasil tem limitação para compras diretamente pela rede social. É preciso ter uma conta bancária nos Estados Unidos para liberar essa opção. Para realizar as transações, restam a loja virtual fora das redes sociais e o marketplace:

A loja virtual pode variar em complexidade de estrutura e capacidade de personalização. Mas fique tranquilo, pois existem plataformas que facilitam a criação desse comércio on-line, como veremos adiante. Os pontos positivos dessa escolha são o fortalecimento da identidade da marca, já que seus produtos não se misturarão com os de outros fornecedores, e a integração com as redes sociais.

Para integrar os produtos da sua loja virtual ao Facebook e Instagram, sua empresa precisa ter uma conta comercial e abrir um catálogo de produtos no Facebook. Então, é possível puxar as informações dos produtos, como descrições e preços, da loja virtual. Isso permitirá criar anúncios compráveis: o seguidor vê um post com determinado produto, toca na imagem para aparecer o link do item e então é encaminhado para uma página no e-commerce.

Já a opção do marketplace é para quem espera maior alcance orgânico. Esses grandes portais, como a Amazon, fazem um ótimo trabalho de SEO e têm milhões de acessos, o que torna os produtos mais fáceis de serem encontrados. No entanto, a competição com outras marcas é muito maior.

No geral, a loja virtual é melhor para empresas que querem personalização, maior controle sobre a operação e identidade de marca fortalecida. Enquanto isso, o marketplace poupa algumas etapas, mas o controle é menor.

Se quiser, pode investir nas duas estratégias para aumentar suas chances de sucesso.

Veja mais detalhes em: Loja virtual ou marketplace: como escolher o melhor?

Com as ferramentas certas é possível criar uma loja virtual rápido. (Foto via Freepik)

Marketplaces para vender pela internet

Os marketplaces podem ser segmentados ou gerais. Entre os gerais, temos Amazon, Mercado Livre, OLX e Americanas.com. Rappi também compreende uma gama de produtos, além de alimentos. Já Uber Eats e iFood são segmentados à gastronomia.

Temos também a Dafiti para moda, Elo7 para artesanatos e produtos criativos, Enjoei para usados, Estante Virtual para livros, Hotmart para cursos e tantas outras possibilidades.

Leia também: O que são D2C brands, ou marcas direto para o consumidor?

Como criar uma loja virtual própria

Alguns serviços permitem criar uma loja virtual em pouco tempo. Os passos são os seguintes.

Escolha uma plataforma

O jeito mais fácil de iniciar uma operação de vendas na internet é optar por uma plataforma que já ofereça um modelo de loja pronto, que você só precise customizar. Compare bem as opções e fique de olho na quantidade de produtos que poderá ter no catálogo de acordo com o plano contratado.

Aqui trazemos algumas soluções entre as várias existentes no mercado. Independentemente da ferramenta escolhida, sua empresa será responsável pela logística de envio dos produtos e deverá informar corretamente aos clientes os prazos de remessa. Por isso, é importante ficar atento ao funcionamento do serviço de entrega pelos Correios ou contratar uma empresa própria para isso.

Contrate um intermediário de pagamento

Um passo em conjunto com o primeiro é selecionar a ferramenta que realizará as transações financeiras, etapa conhecida como check out. Confira se a plataforma do e-commerce é compatível com o intermediário e quais formas de pagamento são aceitas, entre bandeiras de cartão, boletos, débitos e depósitos.

Descubra algumas possibilidades:

Leia também: Como lidar com reclamações de clientes on-line?

Personalize sua loja virtual

Com os serviços contratados, dê uma cara própria à sua loja virtual, respeitando a identidade visual da marca e o tom de voz da comunicação. As plataformas que listamos acima têm diferentes templates para escolher, isto é, bases padrão de aparência para sua empresa adaptar conforme a necessidade.

Otimize para vender pela internet

Suba fotos atrativas de produtos para atrair a atenção do público, mas cuidado com o tamanho dos arquivos, ou o carregamento da página será mais demorado. Nos textos, também se atente às melhores práticas de SEO para aumentar o alcance orgânico dos seus produtos nas buscas pela internet.

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* Estas informações foram consultadas durante a escrita deste conteúdo e podem variar a qualquer momento, a critério dos serviços mencionados.

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