O Dia do Consumidor tem se tornado a Black Friday do primeiro trimestre no calendário comercial brasileiro. Realizado sempre em 15 de março, ele é responsável por um grande aumento das vendas no comércio, em especial no comércio on-line. A data movimentou um total de R$ 1,41 bilhão no e-commerce em 2020, segundo a Ebit | Nielsen.
As buscas pelo Dia do Consumidor no Google aumentam ano a ano e cada vez mais pessoas estão interessadas nas ofertas e condições especiais que as empresas oferecem nesse período. De acordo com uma pesquisa de Social Miner e Opinion Box, 46,9% dos brasileiros conheciam a data em 2019. No ano seguinte, o percentual saltou para 64,1%. Ou seja, é um evento que se consolida na mente do consumidor.
Além da maior popularização da data, entenda a seguir o que mais esperar do Dia do Consumidor em 2021.
O impacto da pandemia no Dia do Consumidor
A data coincide com o início das medidas de combate ao novo coronavírus no Brasil. Vale lembrar que em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde classificou a Covid-19 como pandemia e nos dias seguintes os estados brasileiros adotaram restrições à movimentação de pessoas.
Mas isso não impactou negativamente as vendas no Dia do Consumidor. Pelo contrário, no meio digital elas cresceram 18%, como revela a Ebit | Nielsen.
A importância desse evento comercial, portanto, permanece inabalada. Como revela uma pesquisa da Inteligência de Mercado Globo, 62% das pessoas que conhecem a data pretendem comprar no Dia do Consumidor em 2021. O que muda é a forma como o público está comprando agora.
No ano passado, por exemplo, não se falava em pagamentos digitais instantâneos via Pix. Com poucos meses de utilização, 9% dos compradores on-line já preferem pagar dessa maneira, também de acordo com a Globo.
O omnichannel já era importante naquele momento, mas quem poderia imaginar que uma estratégia multicanal envolvendo retirada de produtos em drive-thru seria essencial a partir de então? Nos centros comerciais, 50% dos consumidores esperam ter essa opção, segundo um levantamento da Social Miner.
De um modo geral, a pandemia acelerou a transformação digital da jornada de compra. E esse deve ser o foco dos negócios neste Dia do Consumidor.
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A jornada de compra digital
O saldo de 2020 foi bastante positivo para as lojas on-line no Brasil. Um mapeamento envolvendo All iN, Social Miner, Opinion Box, Compre & Confie | Neotrust, Clearsale e Aftersale revela que o comércio virtual ganhou 42 milhões de consumidores únicos no ano passado.
Ao todo, o e-commerce brasileiro cresceu 75% no período, ainda aponta um dado de Mastercard SpendingPulse.
Isso significa que as empresas devem ter alguns cuidados especiais para atrair esse consumidor digital. Para ele, o preço, embora ainda seja um fator importante na decisão de compra, não é o único elemento decisivo.
Nesse sentido, a Globo mostra que a confiança no site ou aplicativo vem em primeiro lugar nessa jornada de compra digital. Em seguida, está o preço e, então, ter um site ou aplicativo descomplicado. Ou seja, a estratégia comercial do negócio precisa andar lado a lado com o investimento em soluções seguras e fáceis de usar. Essa facilidade é especialmente importante para os milhões de novos compradores on-line que surgiram durante a pandemia.
Outras práticas para facilitar a jornada de compra digital incluem a otimização para dispositivos móveis, oferecer descrições e conteúdos mais detalhados nas páginas de produtos e estimular as avaliações da experiência de compra, é o que aponta um estudo de Lett e Opinion Box.
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Como fazer o Dia do Consumidor todo dia?
Essa é uma data fundamental para as vendas no comércio, mas não podemos nos esquecer do verdadeiro significado do Dia do Consumidor. Muito mais que boas ofertas, ele representa a valorização de quem sustenta os negócios.
Sua empresa pode fazer uma semana inteira de ações para essa data, seguindo o exemplo de outras que já adotam essa estratégia. Como o Dia do Consumidor em 2021 cai em uma segunda-feira, isso é interessante para aumentar as vendas. Assim, é possível diversificar as ofertas, atraindo diferentes públicos ao longo da semana.
Além disso, é fundamental implementar estratégias de relacionamento com o consumidor no longo prazo. Por exemplo, sua empresa tem oferecido opções de pagamento digital como o público deseja? Tem a opção cashback para atraí-lo? Disponibiliza a retirada de produtos com segurança das compras on-line?
Ainda, no quesito confiança de compra, a empresa tem algum programa de fidelidade para que o consumidor retorne à experiência já conhecida com seu negócio?
É esse tipo de questões que você precisa resolver. Então, com as respostas prontas, é hora de comunicar seus diferenciais ao público para que ele os conheça.
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